Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso da forma futura 'be going to', bem como vocabulário sobre o Natal.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Verb To be
- Vocabulário referente aos membros da família
Estratégias e recursos da aula
- Aula interativa em sala de aula
- Uso da sala de vídeo (opcional)
AULA 1
Motivação
Mostre aos alunos a gravura de uma Christmas Tree. Se preferir, você pode desenhá-la no quadro.
Pergunte aos alunos:
- What is it?
- Do you decorate a Christmas tree in your house?
- When is Christmas?
- What do we celebrate at Christmas?
Pergunte, também, como eles geralmente celebram o Natal.
- Do you travel at Christmas?
- What do you eat for Christmas dinner?
ATIVIDADE 1
Vamos ensinar aos alunos a usar a forma BE + GOING TO + VERB
Diga que vocês vão falar sobre os planos para o natal. Para isso, será necessário usar frases na forma futura. Diga também que quando estamos falando de ações planejadas, usamos a forma BE + GOING TO + VERB.
Escreva no quadro a seguinte frase, destacando o tópico em questão:
I AM GOING TO SPEND CHRISTMAS IN (nome da cidade).
Explique o significado do verbo 'spend' e, oralmente, dê mais exemplos como:
I'M GOING TO SPEND MY VACATION IN (nome da cidade)
MY SISTER LIKES TO SPEND HER HOLIDAYS AT THE BEACH.
Em seguida, pergunte a alguns alunos: WHERE ARE YOU GOING TO SPEND CRISTMAS? Incentive a participação de todos
Depois, peça que eles façam a mesma pergunta aos colegas ao redor. Coloque a pergunta no quadro para facilitar a produção oral dos alunos.Lembre-os de dar respostas completas.
Agora, os alunos vão dizer a você as respostas dos colegas. Lembre-os que ao contar onde os colegas vão passar o natal, deve-se usar o pronome He ou She + is going to + verb
Ex:
Aluno: "Camila is going to spend Christmas in São Paulo"
Ecreva no quadro uma das frases produzidas pelos alunos e peça-os que a transformem para as formas negativa e interrogativa. Exemplo:
- CARLOS IS GOING TO SPEND CHRISTMAS IN PORTO ALEGRE
- CARLOS ISN'T GOING TO SPEND CHRISTMAS IN PORTO ALEGRE
- IS CARLOS GOING TO SPEND CHRISTMAS IN PORTO ALEGRE?
Como atividade extra-classe peça que perguntem a seus vizinhos e amigos onde vão passar o Natal. Eles devem, então, escrever cinco frases no caderno contendo as respostas obtidas.
AULA 2
Mostre aos alunos a gravura de um presente e escreva no quadro as palvras PRESENT = GIFT
Pergunte que tipo de gifts eles gostariam de ganhar no natal. Promova uma discussão perguntando o que eles julgam ser um GOOD GIFT ou um BAD GIFT.
Observação: Quando na forma plural, a palavra gifts não tem a letra 't' pronunciada. A pronúncia correta seria, então, /gifs/.
Em seguida, diga aos alunos para imaginarem que têm, por exemplo, R$ 20,00 para comprar um GIFT para alguém da família. Escrava no quadro;
- What are you going to buy your mother/father?
- Where are you going to buy it?
Faça a pergunta a dois ou três alunos e, em seguida, peça a eles que perguntem aos colegas ao redor.
Ao final da atividade, peça que eles relatem as frases dos colegas, sempre dando respostas completas em inglês.
Em seguida, entregue aos alunos a Folha de Atividades encontrada em:
AULA 3:
Escreva no quadro a palavra SANTA CLAUS e pergunte aos alunos com que idade deixaram de acreditar em sua existência.
Música: "All I want for Christmas is you", por Mariah Carey
Pergunte aos alunos: "What do you want for Christmas?". Diga a eles que pensem em algo não material; alguém que eles gostariam de encontrar ou conhecer, good health, peace, good grades at school, entre outros.
Peça que eles dêem suas respostas usando a frase 'ALL I WANT FOR CHRISTMAS IS _____________'. Incentive a participação de todos.
Em seguida, distribua a letra da música "All I want for Christmas is you", da cantora Mariah Carey.
A música pode ser encontrada no CD da cantora "Mariah Carey - The Ballads", da gravadora Som Livre.
Alternativa: Você pode fazer esta atividade mostrando o vídeo da cantora.
Os alunos vão completar os espaços em branco enquanto ouvem a canção. Toque a música duas vezes antes de corrigir a atividade. Ao final, toque a música uma terceira vez e incentive que todos cantem juntos.
AULA 4
Secret Santa (Amigo Secreto)
Escreva em pequenos pedaços de papel os nomes de todos os alunos da turma e coloque-os em um envelope. Peça a cada aluno que retire um papel. O nome que cada um sortear vai ser seu amigo secreto.
Atividade:
Cada aluno deve fazer um Christmas card para o colega que ele sorteou.
Observação: Lembre-os que esta é uma atividade de Secret Santa e, portanto, os nomes não podem ser revelados até a entrega dos cartões.
Disponibilize folhas de papel em branco (ou pedaço de cartolina) e peça que sejam dobradas ao meio. Os alunos devem usar canetas hidrocor, brocal e outros materiais para fazerem seus cartões de natal. Todos os cartões devem ser ilustrados e conter frases em inglês.
Para sugestões de frases de cartões de natal, acesse: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/cristmas
Observação: Lembre-se que a tradução mais comum para "Feliz Natal" é ,em inglês, "Merry Christmas"
Deixe que seus alunos abusem da criatividade e mãos à obra!
AULA 5
Chegou a hora de revelar o amigo secreto de cada aluno. Para tal, de um a um, os alunos devem se levantar e ir até a frente da sala com seus cartões em mãos. Eles devem fazer uma breve descrição, em inglês, de seu amigo secreto.Toda a turma pode tentar descobrir.
Ao ser revelado, entrega-se o cartão de natal e o aluno que o recebeu repete a ação acima descrita.
Avaliação
Os alunos devem ser avaliados quanto às produções orais e escritas referentes ao uso da forma futura 'be going to'. Fique atento, principalmente, às interações aluno-aluno em sala de aula. Além disso, podem ser avaliados os cartões de natal produzidos em sala de aula. Leve em consideração aspectos como criatividade, interesse e cumprimento da tarefa no tempo previsto.
Christmas Around the World: como se celebra o Natal ao redor do Mundo?
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes lingüísticos, sociolingüísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário referente ao tema Natal, estratégias para busca de informações específicas em textos e a habilidade da escrita em Inglês.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante que os alunos já estejam familiarizados com as estratégias de leitura em Língua Inglesa.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para dar início as discussões do tema destas aulas - a celebração do Natal ao redor do mundo, os alunos assistirão o vídeo “My Favourite Day – Christmas” (Fig. 1), postado abaixo, que tem duração aproximada de dois (2) mintutos.
RECURSO
Vídeo My Favourite Day – Chirstmas
http://www.britishcouncil.org/kids-stories-favourite-day-christmas.htm
Figura 1 – Imagem do Recurso
É importante que os alunos tenham oportunidade de assistir o vídeo quantas vezes forem necessárias para o entendimento deste. Além disso, observamos que o vídeo está organizado por slides, e, sendo assim, o aluno deverá acionar a seta a direita (em que se lê NEXT) para que continue. O professor deverá orientar os alunos para avançarem os slides quando o que estiverem assistindo ficar claro para eles, através da análise das imagens, palavras que conhecem e palavras que se assemelham ao Português. Se necessário, os alunos também poderão consultar dicionários Inglês-Português.
Ao assistirem o vídeo proposto, os pares deverão debater as seguintes questões:
1. What is the boy’s favorite holiday? / Qual é o feriado preferido do menino?
2. What do the people do to celebrate this holiday in his country? / O que as pessoas fazem neste feriado no país dele?
Ao final deste momento o professor deverá instigar e organizar uma discussão sobre o tema Natal, em aula aberta. Para tanto, poderá se basear nas seguintes questões norteadoras:
1. What holiday is the video about? / O video é sobre qual feriado?
2. How is it celebrated by the boy (in the UK)? / Como ele é celebrado pelo menino (no Reino Unido)?
ATIVIDADE 1
Dando seqüência às aulas, neste momento o professor deverá propor que cada dupla pesquise sobre as tradições da celebração do Natal em diversos países. Cada dupla ficará responsável por um país (a ser escolhido pela dupla) e deverá encontrar informações sobre:
a) Food / alimentação
b) Decorations / enfeites
c) Common presents / presentes comuns
d) Traditional ways of celebration / formas tradicionais de comemoração
e) Why people celebrate Christmas in this country? / Por que as pessoas celebram o Natal neste país?
Para a pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):
RECURSO
Sites para Pesquisa
http://www.the-north-pole.com/around/
http://www.soon.org.uk/country/christmas.htm
http://www.whychristmas.com/
http://eleaston.com/xmas-world.html
Figura 2 - Imagem do Site the-north-pole.com
Neste momento é importante que o professor oriente as duplas para evitar que duas delas pesquise sobre o mesmo país. Durante a atividade, o professor deverá passar pelas duplas, orientando os alunos na pesquisa dos tópicos, para que anotem as informações relevantes que encontrarem, exercitando a estratégia de leitura scanning, que se refere a busca de informações específicas no texto, a partir da análise das palavras-chave que n ele encontram, relacionadas às questões propostas. Os alunos poderão também selecionar imagens que considerarem relevantes neste momento.
ATIVIDADE 2
Como continuidade da atividade anterior, o professor proporá que as duplas organizem as informações encontradas na pesquisa, criando um texto, em Inglês, sobre o tema “Christmas in (país)” para ser postado em um blog da turm a. Os textos poderão ser curtos, mas deverão conter informações relevantes sobre os tópicos pesquisados na atividade anterior. Caso não seja possível criar um blog, sugerimos a criação de um jornal mural da turma. Maiores informações sobre um jornal mural podem ser encontradas pelo professor no recurso (Fig. 3) postado abaixo.
RECURSO
Jornal Mural
http://www.projetopresente.com.br/revista_1/jornalmural.pdf
Figura 3 – Imagem do Recurso
Neste momento, o professor orientará as duplas quanto a organização do texto. Dicionários inglês-português poderão ser usados.
O objetivo da criação do blog ou do jornal mural é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. Informações sobre como criar um blog (Fig. 4) podem ser acessadas em:
RECURSO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 4 – Imagem do Recurso
ATIVIDADE 3
As duplas apresentarão para a turma, preferencialmente em Inglês, o texto produzido, ou seja, as informações que coletaram sobre o Natal em determinado país.
Ao final deste momento, para encerrar as atividades destas aulas, o professor promoverá um debate em aula aberta (Fig. 5) sobre o Natal no Brasil (em Inglês ou em Português), estabelecendo um contraste entre a forma que este é celebrado aqui e ao redor do mundo. Para tanto poderá ter como base as seguintes questões norteadoras:
1. How do people celebrate Christmas in Brazil? / Como as pessoas celebram o Natal no Brasil?
2. Do people usually have a Christmas party at home? / As pessoas geralmente fazem festas em casa?
3. What does it represent for Brazilians in general? / O que ele representa para os brasileiros em geral?
4. Is Christmas Brazilians favorite day? Why? / O Natal é o dia favorito dos brasileiros? Por quê?
Figura 5 – Alunos debatendo em aula aberta
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7380/imagens/alunos_debate.jpg Acesso em: 04 de novembro de 2009.
Sugestões
1. Entrevistar pessoas da comunidade sobre a forma que celebram o Natal, incluindo as informações coletadas nos textos.
2. Em colaboração com o professor de Geografia, pesquisar sobre a localização e características (políticas, econômicas, culturais) dos países sobre os quais foram feitas as pesquisas.
3. Em colaboração com o professor de Artes criar cartões de Natal com mensagens em Inglês.
Recursos Complementares
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
Avaliação
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estratégias adequadas para a leitura e criação dos textos em Inglês e Português, internalizando (aprendendo) vocabulário relativo as formas de celebrar o Natal nos diversos países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário