(Tempo médio da apresentação 10 minutos)
Sinopse:
Papai Noel é uma figura muito querida e procurada pela criançada na época de Natal, graças aos incentivos dados pelo comércio a esta figura que em muitos casos preenche a imaginação infantil, porém pais e educadores cristãos necessitam, sem ofender a figura do bom velhinho, fazer com que as crianças fiquem desejosas também da presença do aniversariante Jesus.
Este auto procura fazer com que a figura popular do Papai Noel apresente a figura doce de Jesus através de uma linguagem simples e entendível às crianças.
A presença de Jesus, já menino, igual à grande maioria dos que assistem o Auto vai fazer com que as crianças levem uma imagem de que Jesus está no meio deles.
Atores:
1 – Homem = Papai Noel
2 – Homem = São José
3 – Homem = Anjo
4 – Menino cerca de 12 anos = Jesus menino
Material:
1 – Boneco de cerca de 60 cm representando Jesus recém nascido;
2 – Indumentária de Papai Noel e dois sacos de presente;
3 – Indumentárias representativas da época para a Sagrada Família, ou lençóis brancos, azuis, marrom, etc. que serão colocados sobre as roupas e amarrados com pequena corda ou cordão pela cintura dos atores. Ideal, mas não necessário que sejam colocadas asas sobre roupa branca do anjo;
4 – Um banco de madeira, um serrote e um martelo;
5 – Um par de bastidores, uma agulha com linha num bordado;
6 – Três pequenos potes (presente dos reis magos).
AUTO
Entra Papai Noel e fica no meio do palco
- Olá crianças é Natal e como é Natal, mais uma vez vim visitar vocês, oh! Oh! Oh! Vocês sabem cantar uma música de Natal?
Cantarola em voz alta pedindo para que cantem com ele:
- Bate o sino pequenino, sino de Belém, já nasceu o Deus menino para o nosso bem, hoje a noite é bela, eu, tu e ela vamos à capela felizes a rezar...
Interrompe pergunta:
- Espera aí, vocês sabem quem nasceu em Belém e todo ano faz aniversário na noite de Natal? Vou contar a vocês.
Afasta-se para o canto esquerdo do palco
- Deus todo poderoso que fez o céu e a terra e tudo que nela existe, um dia resolveu mandar para a terra seu filho, para que Ele distribuísse amor no coração de cada criança e de cada adulto, então escolheu um casal de noivos muito bondosos que morava numa cidade chamada Nazaré na Galiléia, o homem se chamava José e trabalhava como carpinteiro...
José entra com o banco de madeira com uma perna solta, o martelo e o serrote, faz zoada com o serrote, dá duas ou três batidas com o martelo e encaixa a perna do banco e se posiciona no lado direito do palco, coloca o martelo e o serrote em cima do banco. Papai Noel continua falando:
- A sua noiva era uma virgem que se chamava Maria, era muito obediente a seus pais e gostava de todas as pessoas, de seus parentes e principalmente de crianças...
Maria entra com um sorriso singelo, um bordado nas mãos, olha para as crianças e procura através do sorriso e do olhar transmitir simpatia às crianças, anda até o canto onde está José, coloca em cima do banco o bordado, faz um carinho na mão de José e volta para o meio do palco. Papai Noel continua falando:
- Um dia apareceu um anjo a Maria, que lhe disse:
O anjo entra se posiciona no meio do palco, ele e Maria ficam de lado para a platéia. O anjo fala:
- Salve Maria, Deus é contigo.
Neste instante Maria se ajoelha demonstrando temor. O anjo fala:
- Não tenhas medo, porque Deus viu como tu és bondosa, calma, fiel e obediente e por isto vai permitir que aqui na terra tu sejas a Mãe do filho Dele, o Espírito Santo te envolverá e tu ficarás grávida, mesmo continuando virgem, porque para Deus nada é impossível.
Maria então fala:
- Eu sou uma serva de Deus, serei sempre obediente a Ele, cumpra-se em mim conforme tua palavra.
O anjo sai do palco. Maria se afasta e vai em direção a José e fica como se estivesse contando alguma coisa a ele. Papai Noel fala:
- Maria contou tudo a José com quem já tinha se casado há pouco tempo, José ficou um pouco chateado, porque o anjo não tinha falado nada a ele e Maria ia dar a luz ao Filho de Deus, sem a participação dele.
José caminha sozinho para o meio do palco de cabeça baixa, se deita e fica como se estivesse dormindo. O anjo entra e fica ao lado de José e começa a falar:
- José não temas, pois tua mulher está grávida por obra do Espírito Santo, ela vai ter um filho e lhe porás o nome de Jesus e Ele salvará o povo do pecado.
José se levanta esfrega os olhos e diz:
- Eu tive um sonho com um anjo, eu tenho muita fé em Deus e acredito que todas as coisas boas vêm dele, vou para casa trabalhar, cuidar de minha mulher e do filho que há de nascer.
José se encaminha para Maria, coloca os braços sobre ela e saem os dois do palco. Papai Noel fala:
- Maria como era uma mulher muito caridosa, mesmo estando grávida não ficou parada e foi até a casa de sua prima Isabel, que estava grávida há mais tempo que ela para ajudá-la nos afazeres, até que sua prima desse à Luz. Depois Maria voltou para casa e foi com seu esposo José para a cidade de Belém.
José e Maria entram com um lençol nas mãos, forram no chão e se sentam de costa para o público, de uma forma que alguém possa passar para o colo de Maria o boneco, que reapresentará o menino Jesus. Ao mesmo tempo Papai Noel volta a falar.
- Na cidade de Belém José não encontrou nenhum hotel para ficar, ajeitou-se então para dormi num estábulo, é! Num estábulo, que é o lugar onde ficam as vaquinhas os bezerrinhos, então Maria e José forraram um lençol sobre as palhas e ali Nasceu Jesus.
José e Maria se viram para o público, Maria já tem no colo o boneco, José se levanta e ficam os dois sorrindo.
DEPENDENDO DO NÚMERO DE ATORES, A PARTE DOS REIS MAGOS PODE SER FEITA DE DUAS FORMAS:
1ª) SE TIVER OS TRÊS ATORES, PARA REIS MAGOS
Quando Maria e José estão sorrindo e olhando para o boneco, entram os três reis magos, trazendo nas mãos os presentes. Papai Noel Fala:
Em todos os lugares do mundo já haviam falado sobre o nascimento do menino Jesus e de uma terra bem distante vieram os Três Reis Magos, chegaram até Belém, no estábulo onde nasceu Jesus, guiados por uma estrela, cada um trouxe um presente, que era ouro, incenso e mirra. Depositaram os presentes junto da criança, o adoraram e voltaram para sua terra felizes.
Os três pastores saem do palco.
2ª) SE NÃO TIVER OS TRÊS ATORES
Maria e Jose estão sorrindo olhando para o boneco, José pega três pequenos potes deposita junto de Maria. Papai Noel fala:
- Em todos os lugares do mundo já haviam falado sobre o nascimento do menino Jesus e de uma terra bem distante vieram os Três Reis Magos, chegaram até Belém, no estábulo onde nasceu Jesus, guiados por uma estrela, cada um trouxe um presente, que era ouro, incenso e mirra. Depositaram os presentes junto da criança o adoraram e voltaram para sua terra felizes.
Maria se levanta, com o boneco nos braços, José a ajuda e os dois vão saindo do palco, enquanto Papai Noel fala:
- E a criança foi crescendo e como todos os meninos, gostava de brincar, mas era muito obediente a seus pais e amava e respeitava seus professores, era também muito estudioso e inteligente.
Neste instante Maria e José entram com o menino (ator mirim 11 anos) pegado em suas mãos, enquanto Papai Noel fala:
- Um dia quando ele tinha onze anos, seus pais pensaram que ele tinha se perdido, mas ele estava no meio de doutores, conversando com eles, então seus pais Maria e José o chamaram e como Ele era muito obediente, saiu pegado nas mãos deles, para dali a algum tempo começar a pregar o amor, a paz e a caridade para todos os povos da terra. Jesus é melhor do que tudo, até do que Papai Noel, pois Jesus é o filho de Deus e que disse um dia “deixai vir a mim as criancinhas”.
FIM
Depois disto a sagrada família se junta com Papai Noel e vão distribuir, presentes, bombons, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário