quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Projeto Chapeuzinho Vermelho

PROJETO: CHAPEUZINHO VERMELHO

JUSTIFICATIVA

O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.

OBJETIVOS:

  • Recuperar as histórias da primeira infância;
  • Ler por prazer; Ler com dicção, clareza e pontuação;
  • Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
  • Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
  • Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
  • Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
  • Produzir textos diversos (narrativos, descritivos, bilhete,...);
  • Explorar a linguagem oral e escrita.

MATERIAL

Fita de vídeo: Chapeuzinho Vermelho;
Televisão e vídeo;
CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;
Cenário do teatro.

TEMAS TRANSVERSAIS

  • Ética:
    Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade.
    Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
  • Pluralidade Cultural:
    Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas;
    Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
    Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.

DESENVOLVIMENTO
Introdução/Resumo:


– O Clássico Inesquecível é uma narrativa infantil da história de uma menina que desobedece a sua mãe e sofre as conseqüências por esse motivo;
– O vídeo pode ser usado para o estudo de vários ambientes: clima, paisagem, fauna, flora, cultura, sociedade. Traz reflexões sobre o comportamento ético e moral.

LÍNGUA PORTUGUESA

1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar as figuras.
3) Ouvir o CD Clássicos Inesquecíveis
4) Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?).
5) Leitura e dramatização do texto.
7) Identificação e reflexão das atitudes apresentadas e realçadas na história, de maneira contextualizada;
8) Produção de textos diversos (narrativo, descritivo, bilhete...);
9) Atividades de exploração lingüística;
10) Reescrita do texto
11) Vídeo;
12) Teatro.

AVALIAÇÃO:-Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais (teatro);
Espera-se que o aluno:
- Leia com dicção, clareza, pontuação, entonação e com prazer;
- Tenha participação espontânea e ativa.

2 comentários:

  1. oi Martinha- agradecndo por participar do sorteio - demorei mas cheguei - e dar os parabéns pelo ani um pouco arasado mas ta aí-
    parabens
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  2. Oi florzinha, passei pra retribuir a visitinha e ser sua seguidora. Voltarei sempre. bjkas

    ResponderExcluir