JUSTIFICATIVA
Este tema surgiu a partir da observação de uma semana da rotina das crianças do C4. A faixa etária que se encontram é entre 5 e 8 anos de idade.
Esta turma é especial, pois estamos falando de alunos que passam o dia inteiro na escola e com a carga horária estendida, por frequentarem a Educação Bilíngue, no Junior 1 e Junior 2.
Pude perceber que as crianças no período complementar, ainda têm um horário pré-estabelecido, que não propicia o descanso e o lazer. Sendo assim, há a necessidade de envolvê-los em situações práticas e do seu cotidiano, algumas regras básicas para conviverem em locais públicos e no contexto familiar, de forma tranquila e que não sobrecarregue este nosso aluno.
Além disso, a maior parte da vida desta criança é na escola, devido a grande demanda dos pais terem que trabalhar o dia inteiro, fora de casa. Pensando nesta perspectiva, o projeto tem a intenção de conscientizar os nossos alunos a terem bons hábitos no convívio social e auxiliar a família a lidar com esta realidade em que nos encontramos, ajudando-os nas reuniões semestrais ou individuais, como agir em casa sem perder o controle da situação, estabelecendo limites por meio do diálogo e exemplos do seu dia-a-dia.
O projeto terá três etapas, uma por trimestre, sendo que o mesmo não está totalmente fechado, pois as crianças serão os co-autores, trazendo sugestões e opiniões que serão de grande relevância durante o ano letivo.
Desenvolvendo Bons Hábitos será mais do que atividades, pois refletirá em diversas áreas do conhecimento, bem como no processo de aquisição de bons hábitos, valores e uma mudança de comportamento significativa na vida de nossos alunos.
OBJETIVO GERAL
- Despertar a percepção do outro, mostrar o porquê da existência de regras de convívio e os reflexos negativos e positivos de suas atitudes em sua vida social.
ETAPAS
1º Trimestre: Na escola
2º Trimestre: Com a família
3º Trimestre: No Meio Ambiente
NA ESCOLA
Objetivos
- Estabelecer os combinados da sala e refletir sobre os mesmos de forma que organize o nosso dia, pois assim sobrará tempo para o lazer e momentos de descanso;
- Entender que estas regras servem para melhorar o nosso dia-a-dia e que não sejam vistas como negativas e ou punitivas, pelos alunos;
- Cuidar da organização do espaço físico da sala de aula, de outros ambientes da escola e seus pertences;
- Respeitar os amigos e funcionários da escola, principalmente quando estiverem no refeitório, no horário do almoço e jantar;
- Comer suas refeições devagar, mastigando bem os alimentos, não falando de boca cheia.
- Evitar o desperdício dos alimentos;
- Usar os talheres e guardanapos de forma adequada;
- Utilizar expressões de cortesia, como: com licença, por favor, obrigado.
Recursos
Livros paradidáticos, folha sulfite, canetinha, giz de cera, E.V. A. quadra, parque, palito de sorvete e canson.
Atividades
- Combinados da sala;
- Confecção do quadro de horários;
- Construção de jogo americano para o lanche da tarde (aula de artes);
- Confeccionar placas de avisos e regras que devemos seguir;
- Momento de organização da mochila;
- Banco de palavras: Expressões de Cortesia;
- Dramatizar situações do nosso dia-a-dia que sinalizem atitudes corretas;
- Debate/Assembléia.
Procedimento
O dia mais livre que temos são as sextas-feiras, então faremos a roda de conversa.
Neste momento, discutiremos os assuntos que deram ou não certo durante a semana, na assembléia.
Será proposto para as crianças que citem, reflitam e quais as soluções que podemos encontrar para resolver o(s) problema(s).
Logo em seguida, registraremos em forma de cartaz.
Avaliação
Faremos listas, desenhos e cartazes, semanalmente, para acompanhar a evolução do processo.
Estarei mediando e orientando o grupo. Este fator auxiliará no relatório individual do aluno.
Bibliografia de Apoio
- Se a Criança Governasse o Mundo...
Marcelo Xavier
Editora Formato
- Diversidade
Tatiana Belinky
Quinteto Editorial
- Mariana do Contra
Rose Sordi
Editora FTD.
Obs: Aceito sugestões de livros a respeito de bons hábitos que devemos ter a mesa.
COM A FAMILIA
Objetivos
- Perceber que o adulto da relação é a mãe, pai ou responsável;
- Entender que como na escola, em casa e com a família, existem regras em diversas situações, como: quando vamos a um restaurante, parque, cinema, teatro, entre outros;
- Perceber que o adulto, normalmente, tem uma maior experiência, mas que não são perfeitos e que todo mundo erra;
- Lembrar que o pai e a mãe, por mais que estejam “bravos quando dão uma bronca”, eles o amam incondicionalmente, pois amor de pais e filhos é para sempre;
- Buscar estratégias de como falar algo que incomoda para os pais.
Recursos
Livros paradidático, folha sulfite, lápis grafite, canetinha, cartolina.
Atividades
- Dramatizações de situações reais;
- Desenhos sobre bons hábitos em locais públicos;
- Assembléias (discussão e debate);
Procedimentos
As sextas-feiras farão assembléias para discutirmos algo que aconteceu durante a semana em casa que a criança não se sentiu confortável. A criança expondo os seus problemas poderemos debater com o grupo e assim auxiliá-lo a compreender melhor a situação. Não direi o que está certo ou errado, mas o momento será de reflexão em busca de soluções, em grupo.
Além disso, faremos desenhos de Bons e Maus Hábitos que eles podem vir a ter em diversas situações, como em locais público, aniversário de amigos, visita a parentes, entre outros.
Dramatizaremos as situações do dia-a-dia e com o auxílio dos pais, solicitarei que os mesmos enviem roupas e acessórios para complementar o nosso trabalho.
Avaliação
Checagem em forma de pesquisa com os pais se houve uma mudança no comportamento da criança. Assim teremos o antes e o depois com a participação efetiva dos pais.
Observações
*Montar um questionário para os pais, com antecedência, para a verificação do antes e do depois do início do tema.
*Pedir em um bilhete roupas e acessórios usados pelos pais que possam ser utilizados pelos alunos na escola.
Bibliografia de apoio
- O Menino que Chovia
Cláudio Thebas
Companhia das Letrinhas
- A gente pode... A gente não pode
Anna Claudia Ramos e Ana Raquel
Difusão Cultural do Livro
NO MEIO AMBIENTE
Objetivos
- Conscientizar o aluno quanto à preservação da natureza;
- Cuidar das nossas paisagens, através de conversas e pesquisas;
- Evitar o desperdício de água e energia elétrica;
- Compreender a importância da reciclagem;
- Distinguir os tipos de poluições: sonoras e visuais;
- Sinalizar os perigos no trânsito e compreender o porque da importância de se ter uma Educação no trânsito.
Recursos
Folha sulfite, DVD, confecção de cartaz, revistas, cola, lápis de cor, giz de cera e livro paradidático.
Atividades
- Assembléia: (discussão e debate);
- Confecção de cartazes com paisagens: praia, campo e cidade;
- Pesquisa em revistas;
- Lista de Bons Hábitos com relação ao Meio Ambiente;
- Lista: O que podemos fazer contra o desperdício de água e energia;
- Fabricação de jogos e brinquedos com sucata e ou materiais recicláveis;
- Escrever um manual com informações sobre Educação no Trânsito.
Procedimentos
Os assuntos sempre serão abordados nos momentos livres e partindo da roda de conversa ou em Assembléias para tratarmos dos itens descritos acima.
As crianças participarão com suas opiniões, desenhos, pesquisas, entre outros, para assim tentar conscientizá-lo a ter Bons Hábitos com a Natureza.
Avaliação
As crianças criarão um manual, contendo procedimentos e dicas para cuidar do Meio Ambiente.
Bibliografia de apoio
- De Olho nos Sinais: Uma História pela Educação no Trânsito
Julieta de Godoy Ladeira
Atual Editora
Obs: Aceito sugestões de mais livros ou sites que tratam deste tema.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
1 – Durante o ano serão revistos todos os temas anteriores, pois o projeto é a longo prazo e os resultados não aparecerão de imediato.
2 – Gravação de CD com apresentação de fotos durante a realização das atividades propostas nas três etapas do projeto.
3 – As atividades extras serão enviadas na pasta catálogo.
4 – O projeto exige a participação constante dos pais, sendo assim, seria oportuno viabilizar tais informações com eles, criando uma parceria maior entre escola e família, durante todo o processo.
5 – Por ser um projeto anual, desejo que os meus alunos participem das tomadas de decisões, mesmo porque tudo dependerá do tempo que levaremos para o desenvolvimento das atividades do projeto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário