Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações políticas e administrações urbanas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Adquirir conhecimentos acerca do processo de eleição.
Vivenciar na escola temas de relevância social.
Refleltir sobre os problemas da cidade e de outros grupos sociais.
Conhecer as atribuições, função e papel dos candidatos a eleição.
Construir noções de cidadania e participação, através de situações simbólicas e significativas.
Duração das atividades
1 aula com duração de 50 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Eleição: o que é, como se realiza?
O que faz um presidente, um governador, um prefeito, um vereador, um deputado e um senador no país?
Quem são os candidatos?
O que eles pensam sobre o País?
Estratégias e recursos da aula
As eleições são momentos de fundamental importância para a democraciade de um páis, além de representar um ato de cidadania,visto que possibilita a escolha de representantes para governar a nossa cidade, o nosso páis. Assim, o professor(a) poderá trabalhar de forma lúdica essas questões. O intuito é possibiltar que as crianças vivenciem e participem deste processo social de maneira significativa. Enfim, a finalidade do trabalho é ajudar as crianças construirem conhecimentos e noções acerca da democracia, da cidadania e participação nos processo sociais e politicos de uma nação, aprendendo a conviver no coletivo.
1º Momento- O comício dos candidatos
Chegado o momento onde todos os alunos participam sentados e ouvindo as propostas dos colegas que são os candidatos. Nesse dia, se escolhe um espaço amplo na escola, convidando as outras turmas para participar do debate. Organiza-se e local para o debate, com microfone, caso a escola possua, cartazes, panfletos confeccionados pelos simpatizantes e apoiadores de cada candidato. Improvise um palco com as mesas da sala para os candidatos ficarem. Cada candidato fala sobre as propostas que tem, caso vença as eleições. O professor atua como mediador e organizador do trabalho, apresentando e chamando cada um dos candidatos para falar.
2º Momento- A votação
Fonte: http://documentotupiniquim.com/wp-content/uploads/2008/10/votando.jpg
Nesse dia, organize a sala de aula para a eleição. Combine com os alunos quem será fiscal e o mesário. O fiscal irá distribuir as cédulas que foram digitadas com o nome do candidato e nº. As crianças de outras turmas são convidadas para votar também. Após o termino da votação, o professor conta os votos dos candidatos, na presença das crianças e constrõe uma tabela com o resultado final.
Recursos Complementares
- Cédula eleitoral;
- Urna de papel;
- Cartões com as perquntas escritas;
- Microfone.
Avaliação
Diagnosticar se as crianças entenderam e como atribuiram significados as ideias dos candidatos.
Verificar através de um registro escrito, solicitado pela professora, após a votação, os critérios que as crianças da turma usaram para escolher seus candidatos, tais como: se usaram o aspecto afetivo, da simpatia, da amizade para escolher o candidato, ou se escolherem pelas ideias e propostas.
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