quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Trabalhando com um texto natalino

Modalidade / Nível de Ensino

Componente Curricular

Tema

Ensino Fundamental Inicial

Língua Portuguesa

Língua escrita: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o verdadeiro significado do Natal através da leitura e da interpretação de um texto narrativo.

Produzir um cartão sobre a temática do Natal.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha se apropriado da leitura e da escrita e conheça a estrutura de um bilhete.

Estratégias e recursos da aula

1. Iniciar a aula perguntando aos alunos:

a) O que é o Natal?

b) O que você faz no dia de Natal?

c) Você vai a algum lugar? Qual?

2. A seguir, conversar sobre o verdadeiro significado do Natal: nascimento de Jesus Cristo. Esclarecer que, muitas vezes, as pessoas não lembram sequer do aniversariante, dando mais importância a presentes, roupas, festas e comidas.

PROFESSOR: É importante lembrar que o Natal, uma das festas cristãs mais importantes, surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos ensinar muitas coisas boas como o amor, a caridade e o perdão. Seus símbolos são o presépio, que reconstitui a cena do nascimento de Jesus, a árvore de Natal, enfeitada com luzes, símbolo de Cristo, Luz do Mundo e, a troca de presentes como forma de confraternização. Mas, o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo. Também é importante salientar que, dependendo do país, o Natal não é comemorado. Por exemplo: Na África e no Oriente Médio, onde se pratica o Islamismo e Jesus Cristo não é reconhecido; os judeus ainda esperam um Salvador e acreditam no Antigo Testamento; na Ásia, onde as pessoas só acreditam em Buda. Mas infelizmente, até nos países cristãos, o verdadeiro significado do Natal está sendo esquecido e a nova estrela da festa é mesmo o Papai Noel...

3. Entregar, em folha separada, o seguinte texto natalino e pedir para que os alunos leiam silenciosamente, por duas vezes.

André estava ajudando a sua mãe a arrumar a sala para o Natal. Armaram o presépio, penduraram bolas na árvore, enfeitaram as portas...

André quis saber:

_ Mãe, que é Natal?

_ É a festa do nascimento do Menino Jesus.

Nesse momento, a campainha tocou. Tia Marta e tio Valdemar estavam chegando. Ele estava contente e disse:

_ Minha loja está cheia de gente comprando coisas. Natal é tempo de ganhar dinheiro.

& nbsp; Mas tia Marta não parecia contente. Estava era muito cansada. Sentou na poltrona, tirou os sapatos, pediu um copo d'água e falou:

_ Esse negócio de comprar presentes me cansa. Natal é um tumulto! As lojas ficam lotadas, as pessoas muito aflitas para fazer suas compras.

André ouviu aquilo e ficou pensando. Não estava entendendo nada. Saiu da s ala e f oi para o quintal. No corredor, ouviu a irmã mais velha, Natália, falando ao telefone com uma amiga:

_ Estou louca para chegar logo o Natal, para eu usar meu vestido novo.

E na cozinha, a cozinheira Zenilda reclamava:

_ Eu não aguento. Todo Natal é esta trabalheira. Tenho que cozinhar tanto!

Cada vez André entendia menos.

Enquanto o menino pensava, viu que a avó vinha chegando. Depois de lhe dar um beijo, ela perguntou:

&nbs p; _ Você está se comportando direitinho, André? Amanhã é Natal, dia de menino bonzinho ganhar presente.

André, então, resolveu perguntar ao pai, de noite, o que era o Natal. E ouviu isto:

_ É um dia ótimo, feriado! Não tenho trabalho.

& nbsp; Antes de dormir, André ficou deitado, pensando naquilo tudo. A cabecinha dele lembrava todas aquelas coisas:

_ Natal... Natal... Natal...

Estudando o texto:

1. Leia o texto com atenção:

Numere os parágrafos do texto.

Você encontrou ______ parágrafos.

2. Invente um título para a história que você leu.

3. Dê respostas bem completas:

a) Qual era a maior dúvida que o menino dessa história possuía?

b) Como André auxiliava sua mãe na preparação do Natal?

c) Que explicação a mãe de André lhe deu sobre o Natal?

d) Tia Marta não gostava da época do Natal? Por quê?

e) Por que o pai de André achava que o Natal era um ótimo dia?

3. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.

(1) Natália ( ) Ficava observando as pessoas de sua casa.

(2) Valdemar ( ) Vendia várias coisas no Natal.

(3) André ( ) Estava cheia de serviço na cozinha.

(4) Zenilda ( ) Comprou um vestido para o Natal.

4. Copie do texto as falas de cada personagem. Não esqueça do parágrafo e travessão.

ZENILDA-

AVÓ-

ANDRÉ-

5. Numere as frases, de acordo com os acontecimentos da história.

( ) André ajudou a mãe a preparar a festa de Natal.

( ) O pai de André voltou do trabalho.

( ) O menino queria saber o que é o Natal.

( ) Zenilda reclamou da trabalheira do Natal.

( ) Os tios chegaram à casa de André.

6. Quem são as seguintes personagens:

* André:

* Marta:

* Valdemar:

* Natália:

* Zenilda:

7. Complete livremente:

Eu acho que o Natal é ______________________________ porque __________________________________________________________________________.

8. Dentro destas caixas estão dois presentes para você. Imagine o que seja e escreva abaixo.

; & nbsp; http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:TcoIGlGVnVGIFM:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilo52nlQqgDYdQNmxk176SYvZJy8X7RGzlpC37Wf9HLAxN29H94qP5kxw-8ykysr0lJOsEUuZaD3-vxX6hxPWBrzOsnZaU4P7PzbnDEiaqNuOBOEKbSgp9a7s-7_v0wU2GAXlKdXHVGd3k/s400/029.JPG __________________ e __________________

I - Ao terminar o trabalho com a leitura e interpretação do texto, o professor, mostrará aos alunos vários modelos de cartões de Natal e pedirá que leiam as mensagens. Ressaltar que as pessoas costumam enviar cartões como forma de carinho e de lembrança das pessoas que muito consideram.

Durante a leitura dos cartões o professor mostrará aos alunos que estes possuem u ma estrutura parecida com a do bilhete: saudação e o nome do destinatário, a mensagem, despedida, assinatura e data.

II - Em seguida, eleger, através de votação, uma pessoa da escola para redigirem, coletivamente, um cartão de Natal.

Exemplo; Querida funcionária Márcia.

Após a escrita no quadro, os alunos receberão um papel colorido para copiar o cartão e fixá-lo no caderno de aula como uma sugestão de modelo. Poderão também enfeitar o cartão com motivos de Natal.

A seguir, o professor entregará aos alunos folhas de rascunho e pedirá a cada um que escreva um cartão de Natal, desejando coisas maravilhosas (a critério de cada aluno) para um colega de sala de aula.

Observação: O cartão não deverá ter destinatário, somente remetente.

III - Após a confecção dos cartões, o professor ajudará cada aluno a fazer a sua revisão. Depois de feita a revisão, o aluno reescreverá no cartão colorido em forma de bolas de enfeites de árvores de Natal.

IV - Os cartões serão colocados como enfeites numa árvore de Natal, na sala de aula. No último dia de aula, cada aluno pegará um cartão, aleatoriamente.

Avaliação

Durante a realização das atividades o professor avaliará se os alunos:

* identificaram o significado do Natal como o nascimento de Jesus;

* compreenderam que o motivo de ter tantos significados o Natal está ligado ao momento que cada pessoa vive;

* leram e interpretaram adequadamente o texto narrativo;

* produziram um cartão coletivo tecendo comentários de acordo com a proposta solicitada;

* escreveram o cartão de Natal obedecendo a sua estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário