Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer o verdadeiro significado do Natal através da leitura e da interpretação de um texto narrativo.
Produzir um cartão sobre a temática do Natal.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno já tenha se apropriado da leitura e da escrita e conheça a estrutura de um bilhete.
Estratégias e recursos da aula
1. Iniciar a aula perguntando aos alunos:
a) O que é o Natal?
b) O que você faz no dia de Natal?
c) Você vai a algum lugar? Qual?
2. A seguir, conversar sobre o verdadeiro significado do Natal: nascimento de Jesus Cristo. Esclarecer que, muitas vezes, as pessoas não lembram sequer do aniversariante, dando mais importância a presentes, roupas, festas e comidas.
PROFESSOR: É importante lembrar que o Natal, uma das festas cristãs mais importantes, surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos ensinar muitas coisas boas como o amor, a caridade e o perdão. Seus símbolos são o presépio, que reconstitui a cena do nascimento de Jesus, a árvore de Natal, enfeitada com luzes, símbolo de Cristo, Luz do Mundo e, a troca de presentes como forma de confraternização. Mas, o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo. Também é importante salientar que, dependendo do país, o Natal não é comemorado. Por exemplo: Na África e no Oriente Médio, onde se pratica o Islamismo e Jesus Cristo não é reconhecido; os judeus ainda esperam um Salvador e acreditam no Antigo Testamento; na Ásia, onde as pessoas só acreditam em Buda. Mas infelizmente, até nos países cristãos, o verdadeiro significado do Natal está sendo esquecido e a nova estrela da festa é mesmo o Papai Noel...
3. Entregar, em folha separada, o seguinte texto natalino e pedir para que os alunos leiam silenciosamente, por duas vezes.
André estava ajudando a sua mãe a arrumar a sala para o Natal. Armaram o presépio, penduraram bolas na árvore, enfeitaram as portas...
André quis saber:
_ Mãe, que é Natal?
_ É a festa do nascimento do Menino Jesus.
Nesse momento, a campainha tocou. Tia Marta e tio Valdemar estavam chegando. Ele estava contente e disse:
_ Minha loja está cheia de gente comprando coisas. Natal é tempo de ganhar dinheiro.
& nbsp; Mas tia Marta não parecia contente. Estava era muito cansada. Sentou na poltrona, tirou os sapatos, pediu um copo d'água e falou:
_ Esse negócio de comprar presentes me cansa. Natal é um tumulto! As lojas ficam lotadas, as pessoas muito aflitas para fazer suas compras.
André ouviu aquilo e ficou pensando. Não estava entendendo nada. Saiu da s ala e f oi para o quintal. No corredor, ouviu a irmã mais velha, Natália, falando ao telefone com uma amiga:
_ Estou louca para chegar logo o Natal, para eu usar meu vestido novo.
E na cozinha, a cozinheira Zenilda reclamava:
_ Eu não aguento. Todo Natal é esta trabalheira. Tenho que cozinhar tanto!
Cada vez André entendia menos.
Enquanto o menino pensava, viu que a avó vinha chegando. Depois de lhe dar um beijo, ela perguntou:
&nbs p; _ Você está se comportando direitinho, André? Amanhã é Natal, dia de menino bonzinho ganhar presente.
André, então, resolveu perguntar ao pai, de noite, o que era o Natal. E ouviu isto:
_ É um dia ótimo, feriado! Não tenho trabalho.
& nbsp; Antes de dormir, André ficou deitado, pensando naquilo tudo. A cabecinha dele lembrava todas aquelas coisas:
_ Natal... Natal... Natal...
Estudando o texto:
1. Leia o texto com atenção:
Numere os parágrafos do texto.
Você encontrou ______ parágrafos.
2. Invente um título para a história que você leu.
3. Dê respostas bem completas:
a) Qual era a maior dúvida que o menino dessa história possuía?
b) Como André auxiliava sua mãe na preparação do Natal?
c) Que explicação a mãe de André lhe deu sobre o Natal?
d) Tia Marta não gostava da época do Natal? Por quê?
e) Por que o pai de André achava que o Natal era um ótimo dia?
3. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.
(1) Natália ( ) Ficava observando as pessoas de sua casa.
(2) Valdemar ( ) Vendia várias coisas no Natal.
(3) André ( ) Estava cheia de serviço na cozinha.
(4) Zenilda ( ) Comprou um vestido para o Natal.
4. Copie do texto as falas de cada personagem. Não esqueça do parágrafo e travessão.
ZENILDA-
AVÓ-
ANDRÉ-
5. Numere as frases, de acordo com os acontecimentos da história.
( ) André ajudou a mãe a preparar a festa de Natal.
( ) O pai de André voltou do trabalho.
( ) O menino queria saber o que é o Natal.
( ) Zenilda reclamou da trabalheira do Natal.
( ) Os tios chegaram à casa de André.
6. Quem são as seguintes personagens:
* André:
* Marta:
* Valdemar:
* Natália:
* Zenilda:
7. Complete livremente:
Eu acho que o Natal é ______________________________ porque __________________________________________________________________________.
8. Dentro destas caixas estão dois presentes para você. Imagine o que seja e escreva abaixo.
; & nbsp; __________________ e __________________
I - Ao terminar o trabalho com a leitura e interpretação do texto, o professor, mostrará aos alunos vários modelos de cartões de Natal e pedirá que leiam as mensagens. Ressaltar que as pessoas costumam enviar cartões como forma de carinho e de lembrança das pessoas que muito consideram.
Durante a leitura dos cartões o professor mostrará aos alunos que estes possuem u ma estrutura parecida com a do bilhete: saudação e o nome do destinatário, a mensagem, despedida, assinatura e data.
II - Em seguida, eleger, através de votação, uma pessoa da escola para redigirem, coletivamente, um cartão de Natal.
Exemplo; Querida funcionária Márcia.
Após a escrita no quadro, os alunos receberão um papel colorido para copiar o cartão e fixá-lo no caderno de aula como uma sugestão de modelo. Poderão também enfeitar o cartão com motivos de Natal.
A seguir, o professor entregará aos alunos folhas de rascunho e pedirá a cada um que escreva um cartão de Natal, desejando coisas maravilhosas (a critério de cada aluno) para um colega de sala de aula.
Observação: O cartão não deverá ter destinatário, somente remetente.
III - Após a confecção dos cartões, o professor ajudará cada aluno a fazer a sua revisão. Depois de feita a revisão, o aluno reescreverá no cartão colorido em forma de bolas de enfeites de árvores de Natal.
IV - Os cartões serão colocados como enfeites numa árvore de Natal, na sala de aula. No último dia de aula, cada aluno pegará um cartão, aleatoriamente.
Avaliação
Durante a realização das atividades o professor avaliará se os alunos:
* identificaram o significado do Natal como o nascimento de Jesus;
* compreenderam que o motivo de ter tantos significados o Natal está ligado ao momento que cada pessoa vive;
* leram e interpretaram adequadamente o texto narrativo;
* produziram um cartão coletivo tecendo comentários de acordo com a proposta solicitada;
* escreveram o cartão de Natal obedecendo a sua estrutura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário