PROJETO Natal
Duração : 1 Mês
I – JUSTIFICATIVA:
Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal?
Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.
II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
· Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?
· Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.
· Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou.
· Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:
- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)
- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)
- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)
- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)
- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles
· Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
· Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
· Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
· Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
· Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
· Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
· Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.
· Confeccionar enfeites para a árvore da Emei.
· Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
· Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.
· Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.
· Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
· Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre
· Valorizar a família,
· Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.
II – OBJETIVOS GERAIS:
- Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;
- Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;
III- ETAPAS PREVISTAS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.
- Produção coletiva de pequenos textos.
- Escrita espontânea.
- Cruzadinhas, caça-palavras.
- Atividades com alfabeto móvel.
- Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA
- Situações-problema envolvendo o tema.
- Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).
NATUREZA E SOCIEDADE
- Observação do ciclo da água.
- Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
- Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
- Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
- Vídeos que abordam o tema.
- Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.
ARTES VISUAIS
- Desenho livre e de observação.
- Recorte e colagem
- Dobraduras
- Releitura de obras de arte
- Modelagem com areia e argila
- Técnicas de pintura.
- Confecção de caixinhas para a troca de presentes.
- Confecção dos enfeites da árvore.
- Confecção dos tsurus pelas professoras ( 20 cada)
MÚSICA E MOVIMENTO
- Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.
- Cd especial de natal (gravado especialmente para a data)
- Corais de músicas natalinas
AVALIAÇÃO
- Hora social e/ou exposição de trabalhos.
- Carinha das crianças.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
- Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.
- Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora,
2ª Etapa
- Cada professora confeccionará 20 tsurus e fará um pedido de natal, ou um agradecimento com a turma depois de conhecerem a lenda japonesa.
- Pendurar os Tsurus pela escola.
- Cada turma criará um cartaz do seu gosto com uma mensagem de natal criada pela turma para enfeitar as paredes do pátio.
- Cada professora encherá 20 bexigas para enfeitar a escola na semana do natal.
- Cada turma será responsável por confeccionar 10 enfeites para a árvore de natal, de acordo com as sugestões. (Ver final do plano).
3ª Etapa
- Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.
- Cada turma fará um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.
- Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto. Trocar bilhetes também.
Sugestão de coro-falado:
NASCE Jesus
(Para três crianças)
1 - Nasce Jesus, fonte de luz,
descem os anjos cantando,
2 - Nasce Jesus, fonte de luz!
Trevas vem pois dissipando.
Nasce Jesus, fonte de luz!
Rompe as cadeias do forte,
raia o dia da salvação,
triunfante vem!
3 - Salve Jesus! Ó firma teu justo império
grato louvor os homens e os anjos dêem!
Todos: Nasce Jesus, fonte de luz!
Oh, glória a Deus nas alturas!
Paz na terra aos homens,
a quem quer ele bem!
Deus NOS AMOU
1 - Deus nos amou e nos mandou
Cristo seu filho querido!
Deus nos amou e nos encarnou!
Vede o menino nascido!
2 - Deus nos amou! Deus no amou!
Digam-no todos os povos!
Gozam paz e salvação
todos os que crêem!
3 - Reino bendito! Reino de amor divino!
Eis que as nações resgate por Cristo têm!
A MENSAGEM DE AMOR
JUNTAS:
Todas as belezas,
Que há na terra e céus,
para nosso encanto,
criou-se nosso Deus.
1ª criança - (com uma cestinha de flores)
Deu à flor mimosa,
cores de encantar,
deu ao passarinho,
seus cânticos sem par.
2ª criança - (com uma cestinha de frutas).
Da invernia o vento,
céu azul, verão,
as maduras frutas
nos vem de sua mão.
3ª criança - (com uma Bíblia na mão).
Deu-nos a santa lei,
salmos de louvor;
mandou os profetas
falar do seu amor.
Mas o homem surdo
não deu atenção,
nem amou, seu criador,
em seu coração.
4ª criança - (com uma grande estrela dourada ou prateada).
Deus mandou seu filho,
do alto raiou a luz;
Jesus rendeu a vida,
morreu por nós na cruz.
JUNTAS:
Cantem nossas almas,
hinos de louvor
pelas grandes bênçãos,
que mostram seu amor.
Sugestões de lendas e contos:
Flor da noite de Natal
Conta a lenda que uma camponesa olhava do lado de fora de uma igreja as pessoas oferecendo presentes ao Menino Jesus. Ela se sentia triste, pois não tinha nada para homenagear. Então um anjo apareceu e lhe disse: "Apanhe algumas plantas que crescem ao lado da estrada e oferece como presente."
Ela aceitou o conselho e apanhou uma porção de folhas de poinsettia verdes e as levou para dentro da igreja. As pessoas da congregação riram quando a viram entrar com suas roupas maltrapilhas carregando um punhado de ervas daninhas. Envergonhada e ruborizada diante da situação, conforme seu rosta ficava vermelho, um fenômeno aconteceu: as folhas mudaram de cor, tornando-se em vermelho sangue, transformando-se em lindíssimas flores. As pessoas ali presentes ficaram extasiadas com o fato.
Esta flor, conhecida como "bico-de-papagaio", tem o nome científico de Poinsettia, uma homenagem ao seu descobridor Dr. Poinsett. Ele a encontrou no México em 1828, e é chamada por "Flor da Noite Feliz".
A explicação científica para a mudança de cor, se dá pela reação da planta exposta a luz durante muito tempo.
A última árvore de Natal Um antigo conto de Natal | |
Eu vi um caminhão cheio de árvores de Natal Ele pendurou umas luzinhas brilhantes Ele se serviu de chocolate quente Uma mãe, um pai, e um menininho O garotinho ia na frente, "Vamos comprar uma árvore de quilômetros de altura! "Uma árvore tão grande Para achar o pinheirinho perfeito "Mamãe, mamãe eu achei, eu achei! "Do anjinho da vovó tiraremos o pó "Que tal tomarmos chocolate quente?" Em três pequenos copos de papel "Você escolheu certinho", disse ele, "Feliz Natal"disse o homem, "Na noite de Natal, "Agora corra para casa! E assim foi com o vento zunindo Para cada pessoa que apareceu, Quem jurou manter a promessa E quando tudo acabou O homem que vendia árvores, então, Ele deixou o pinheirinho Ele sorria enquanto tirava os flocos de neve Olhou para ela e sorriu. "Ainda temos muito chão, Ele olhou para o céu, |
SUGESTÕES DE ENFEITES PARA A ÁRVORE DE NATAL
- Bolas de Isopor grande enfeitadas ao gosto de cada turma
- Artesanatos em geral
- anjinhos
- botinhas de Eva
- cartões de natal
- papais-noéis
- estrelinhas cobertas com glíter
Nenhum comentário:
Postar um comentário