sábado, 18 de dezembro de 2010

PROJETO LITERATURA INFANTIL – DONA BARATINHA

Série:1º Ano

Justificativa

O sucesso na alfabetização e no letramento depende da criação de um “Ambiente Alfabetizador”, produzindo estímulos que provoquem nos alunos atos de leitura e de escrita, permitindo-lhes compreender o funcionamento da língua escrita e a apropriação de seu uso social.

Nesse contexto, histórias como a da “Dona Baratinha”, é um excelente recurso pedagógico, tornando o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso e motivador.

Objetivo Geral

Proporcionar a criança, através da leitura de histórias, o seu envolvimento com o enredo e personagens, estabelecendo uma relação com os textos, predispondo-se à alfabetização e ao letramento.

Desenvolvimento

No dia em que antecedeu a “Hora da História”, em que foram contadas as aventuras da Dona Baratinha, criei um clima de suspense. E escrevi no quadro os seguintes dizeres:

QUEM SERÁ QUE VAI CHEGAR AMANHÃ?

Ao final da aula desse dia, coloquei as crianças em círculo, e conversei com os alunos estimulando a curiosidade deles:

- Amanhã vou contar uma história sobre um animalzinho muito pequeno.

- Que história será essa?

- O que será que vai acontecer?

Para todas estas perguntas, obtive as mais variadas respostas citadas pelos alunos e anotei para comprovação no dia seguinte.

No dia seguinte, na “Hora da História”. Apresentei uma caixa-surpresa, contendo o personagem da Dona Baratinha e apresentei às crianças.

Continuei perguntando:

- E o que mais terá dentro da caixa?

Mostrei o primeiro e o segundo mini-cartaz da história levantando o conhecimento dos alunos sobre a história:

- Onde mora Dona Baratinha?

- O que ela achou?

Continuei contando a história, com entonação, ritmo e fidelidade ao texto. E percebi que as crianças mantiveram-se envolvidas, motivadas e curiosas para ouvir a história até o final.

Após contar toda a história, sugeri às crianças que fizéssemos as seguintes atividades relacionadas com a história da Dona Baratinha:

· Reescrita da história, ilustrando-a com desenhos;

· Criação dos bichos divertidos;

· Confecção dos personagens: Dona Baratinha e o Senhor Baratão;

· Construção da mobília da Dona Baratinha.

· Montagem da casinha, com as mobílias da Dona Baratinha, num canto da sala para as crianças brincarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário