Halloween 27/10/2006
Coordenação
Ynayá - Kid’Space
Ana Maria – Tesouraria
Carmen – Depto. Esportes
Objetivo:
Proporcionar aos sócios, além da diversão, conhecimento e vivênciamento de mais uma festa popular internacional.
Com o crescimento da festa Halloween ano após ano extrapolando os limites físicos do Kid’Space, em 2006, optou-se por um projeto altamente produzido e de acesso a todos os sócios interessados em participar do evento.
A partir de agosto foram realizadas reuniões e oficinas para a concepção do projeto, planejamento de execução, integração da equipe organizadora, inteiração e aprovação dos departamentos competentes para a realização do projeto.
Definidas as áreas de atuação de cada coordenadoria e auxiliares de acordo com as suas aptidões e experiência, foram estabelecidas metas e etapas de ação para antes, durante e depois do evento:
Meta 01 – Divulgação, Comunicação, Programação.
Público alvo: a família
Faixa etária: sem limites
Etapas:
1.1 – Primeira chamada Agenda/set/06;
1.2 – Definição de datas, locais, programa: estudo e confecção de lay-outs, plantas baixas estabelecendo áreas para 07 estações e 20 pontos (houses) para o “Trick or Treat”; local de confraternização com desfile e concurso de fantasias, boatinha, praça de alimentação, regulamentação do concurso, da eleição do ponto e composição do “Kit Halloween”.
1.3 – Segunda chamada na Agenda out./06; envio do folder convite contendo programa, procedimentos gerais para a participação, planta baixa indicativa de estações/pontos. (anexo Ia e Ib)
1.4 – Abertura das inscrições com a entrega do “Kit Halloween” (anexo II).
1.5 - Banners-Port. 1; Barracas modelo; flyers e Bats (enfeites) colocados em pontos estratégicos do clube.
Meta 02 - Decoração e outras providências
Etapas:
2.1 – estudo do tema e definição para a composição da decoração;
2.2 – instrução e treinamento do staff: monitores, auxiliares e pessoal de campo; contratação de serviços: som, trenzinho, alimentação.
2.3 – setembro: montagem do “Kit Halloween”, contendo sacolinha, cartela de alimentação, cédula de votação, dicas de segurança, ímã (magnet) comemorativo do evento (anexo VI), construção e colocação dos bats.
2.4 – outubro: exposição nas portarias 01 (bruxa e fantasma) e 02 espantalho) de barracas modelo para divulgação e motivação do público alvo; montagem das peças indicativas das estações e numeração dos pontos; criação e realização dos componentes para a ambientação do local de confraternização; entalhe em abóboras de 30 “Jack O” Lantern (véspera).
Nota: – os pontos de “Trick or Treat” (representação da casa dos participantes) são tradicionalmente decorados pelos inscritos para o evento.
O desenrolar de 75 dias foi pautado com um boletim informativo interno acompanhando e orientando os trabalhos das equipes. (anexo III)
Meta 03 – O evento
Etapas:
3.1 – Véspera - distribuição de tarefas entre coordenadores e auxiliares para a execução da decoração definitiva e realização dos últimos detalhes.
3.2 – 18h00: abertura do evento com o passeio de trenzinho para visitação aos pontos visando a escolha dos melhores decorados.
3.3 – Uma buzina anunciou o início e o enceramento do “Trick or Treat”. As crianças foram acompanhadas por professores do Dep. de Esportes, auxiliando, incentivando, e zelando pela segurança de todos.
3.4 - As crianças tiveram 1h para a realização do “Trick or Treat”. Todo o percurso foi banhado de muita animação, alegria, brincadeiras de suspense e deliciosas guloseimas oferecidas e guardadas na sacolinha do evento.
3.5 - Encerrado o “Trick or Treat” todos os participantes seguiram para o ponto de encontro, no Bar da Piscina.
3.6 - Durante a festa foi realizado o desfile e concurso de fantasias com muita música, graça e dança seguida da premiação do 1º. ao 3º. lugar em quatro categorias. A Boatinha foi um sucesso.
Comissão Julgadora:
Cláudio Levi e Eliana
Manoel Fábio e Odaili
Marcos Magalhães e Sabrina
Observação: estimada a presença de aproximadamente 600 sócios e convidados
Meta 04 – Pós evento
Logo após o encerramento foram guardadas as peças das decorações adequadas para reciclagem na próxima festa.
Procedeu-se a apuração dos votos relativos aos pontos .
Considerações e Avaliação Final
O evento foi considerado de alta qualidade na organização, decoração, andamento do programa, serviço e cardápio da praça de alimentação (anexo II), ocorrendo em toda sua extensão, harmoniosa relação entre os departamentos com suas infra-estruturas e profissionais de alto gabarito.
Feito o levantamento de receita e despesa (anexo V) e itens a serem melhorados no próximo evento, os coordenadores consideraram que os objetivos para este momento foram alcançados.
Satisfação e reconhecimento de que esta foi uma grande e bela festa, com aplausos, partiu da Diretoria, sócios e organizadores do HALLOWEEN 2006.
Resultado do concurso dos pontos de “Trick or Treat”:
COLOCAÇÃO | PONTOS | BARRACA | ESTAÇÃO |
1º | 42 | 11 | JACK O’LANTERN STATION (LENDA ABÓBORA/GRAMADO PORTARIA) |
2º | 36 | 16 | SACI STATION (LENDA NACIONAL SACI/PRAÇA DA SAUNA) |
3º | 34 | 3 | HAUNTED HOUSE STATION (CASA ASSOMBRADA/SENZALA) |
4º | 21 | 2 | HAUNTED HOUSE STATION (CASA ASSOMBRADA/SENZALA) |
4º | 21 | 7 | MONSTER’S LAKE STATION (LAGO DOS MONSTROS/CORETO) |
4º | 21 | 17 | SACI STATION (LENDA NACIONAL SACI/PRAÇA DA SAUNA) |
5º | 19 | 4 | HAUNTED HOUSE STATION (CASA ASSOMBRADA/SENZALA) |
5º | 19 | 8 | DRAGONS VALLEY STATION (VALE DOS DRAGÕES/GRAMADO JABUTICABEIRAS) |
6º | 17 | 20 | WITCH’S SCHOOL STATION (ESCOLA DE BRUXAS/QUIOSQUE RAQUETINHA EM FRENTE À SEDE) |
7º | 16 | 1 | HAUNTED HOUSE STATION (CASA ASSOMBRADA/SENZALA) |
7º | 16 | 6 | MONSTER’S LAKE STATION (LAGO DOS MONSTROS/CORETO) |
7º | 16 | 9 | DRAGONS VALLEY STATION (VALE DOS DRAGÕES/GRAMADO JABUTICABEIRAS) |
8º | 15 | 19 | WITCH’S SCHOOL STATION (ESCOLA DE BRUXAS/QUIOSQUE RAQUETINHA EM FRENTE À SEDE) |
9º | 9 | 13 | GHOST CITY STATION (CIDADE FANTASMA/GRAMADO GINÁSIO) |
9º | 9 | 18 | SACI STATION (LENDA NACIONAL SACI/PRAÇA DA SAUNA) |
10º | 5 | 10 | JACK O’LANTERN STATION (LENDA ABÓBORA/GRAMADO PORTARIA) |
11º | 2 | 12 | GHOST CITY STATION (CIDADE FANTASMA/GRAMADO GINÁSIO) |
11º | 2 | 14 | GHOST CITY STATION (CIDADE FANTASMA/GRAMADO GINÁSIO) |
12º | 1 | 5 | MONSTER’S LAKE STATION (LAGO DOS MONSTROS/CORETO) |
13º | 0 | 15 | GHOST CITY STATION (CIDADE FANTASMA/GRAMADO GINÁSIO) |
Referências
http://www.hipica.com.br/cms/publication.asp?publicationID=1169
http://www.linguaestrangeira.pro.br/projetosem%20ingles.htm#Halloween
PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA X BRASIL
É fato comprovado que o ensino de um componente curricular de forma isolada, fragmentada, está ultrapassado, e que isso também vale para o ensino de língua inglesa. Nesse sentido, nada melhor do que uma abordagem interdisciplinar da mesma.
O trabalho aqui relatado, em turmas de 8ª série, fez parte de uma mostra regional da Prefeitura do Município de São Paulo. O assunto abordado foi o Plebiscito sobre formas e sistemas de governo em 1994, mas o tema pode ser escolhido de acordo com o momento.
Ao se ensinar a língua inglesa, faz-se necessário relacioná-la com a cultura dos países que a falam, pois uma coisa está ligada à outra. Sendo cultura um conjunto de informações sobre as diversas áreas do conhecimento humano, cabe ao professor de inglês discutir com os alunos os aspectos mais importantes acerca dos principais países que falam a língua inglesa no mundo, e a relação destes com o Brasil. São eles: Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, República da Irlanda, Reino Unido da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e Irlanda do Norte.
Foi solicitada uma pesquisa a esse respeito, que resultou num trabalho escrito e apresentado em forma de seminário. Itens que constaram do trabalho:
a. localização geográfica
b. capital
c. nacionalidade
d. número de habitantes
e. principais atividades econômicas
f. forma (monarquia ou república) e sistema de governo (parlamentarismo ou presidencialismo)
g. bandeira e mapa do país
h. nome do chefe de Governo e/ou Estado
i. outro item que achar importante
Foi sugerida uma bibliografia geral, como livros de história e geografia, atlas, almanaques, jornais e revistas. Considerando que o mesmo assunto foi abordado pelos demais professores, isto facilitou a pesquisa e a assimilação por parte dos alunos, à medida que foram desenvolvendo o trabalho.
Dentro da proposta de se dar um desenvolvimento mais amplo ao conteúdo das disciplinas, cada uma teve o seu papel dentro do projeto: Inglês, abordando a cultura dos países de língua inglesa e algum vocabulário novo; História, a parte histórica propriamente dita; Geografia, a localização dos países, capital, nacionalidade e aspectos econômicos. Cabe ressaltar aqui a dificuldade dos alunos em distinguir Áustrália de Áustria, a localização da Oceania, o porquê de Elizabeth II ser considerada rainha em outros países além da Grã-Bretanha, o que significa Commonwealth, etc). Imediatamente após a exposição do conteúdo pelos diverso professores, foi realizado um plebiscito simulado na escola sobre o sistema de governo mais apropriado ao Brasil, uma vez que foi possível conhecer a experiência de outros países. Coube à disciplina de matemática realizar um trabalho sobre regras de proporção a partir dos resultados obtidos.
Ao final das apresentações, foi entregue uma apostila com um resumo dos tópicos abordados e um questionário (vide abaixo) para aprofundamento das discussões, o que não exclui outras formas de se explorar o trabalho.
1. Separe em grupos os países de língua inglesa conforme solicitado a seguir:
a. localizados no mesmo continente;
b. de acordo com o regime de governo que possuem;
c. se assemelham com relação à área;
d. se assemelham com relação ao número de habitantes.
1. Que Estados formam a Grã-Bretanha?
2. Por que Elizabeth II é considerada rainha inclusive em alguns países fora da Grã-Bretanha?
3. Que países de língua inglesa têm o mesmo sistema e regime de governo que o Brasil ?
4. Por que o presidente dos EUA é considerado Chefe de Estado e de Governo daquele país?
5. Qual o papel do:
a. presidente no regime parlamentar;
b. primeiro-ministro no regime parlamentar;
c. rei na monarquia parlamentar e como ele recebe esse título?
1. Que países são conhecidos, respectivamente, por Eire e Ulster?
2. Na sua opinião, por que foi solicitado este trabalho no componente curricular "língua inglesa"?
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