JUSTIFICATIVA
O sucesso na alfabetização e no letramento depende da criação de um “Ambiente Alfabetizador”, produzindo estímulos que provoquem nos alunos atos de leitura e de escrita, permitindo-lhes compreender o funcionamento da língua escrita e a apropriação de seu uso social.
Nesse contexto, histórias como a da “Dona Baratinha”, aparecem como um excelente recurso pedagógico, tornando o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso e motivador.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar a criança, através da leitura de histórias, o seu envolvimento com o enredo e personagens, estabelecendo uma relação com os textos, predispondo-se à alfabetização e ao letramento.
DESENVOLVIMENTO
Para criar um clima de suspense, no dia anterior ao início do projeto, apresentei aos alunos um cartaz com os seguintes dizeres: "QUEM SERÁ QUE VAI CHEGAR AMANHÃ?" Enfeitei o cartaz com as personagens que aparecem na história.Ficaram muito curiosos, mas não mataram a charada.
No outro dia estavam todos ainda mais curiosos. As hipóteses eram as mais variadas. Passei então a dar dicas... "O cartaz refere-se a uma história infantil", "É a história de um animalzinho bem pequeno"...entre outras.
Assim que adivinharam de que história se tratava, conversamos sobre o começo da história. Pedi para escreverem esse começo de acordo com a suas hipóteses, sem se preocupar com a escrita, da maneira que conseguissem. O importante nesse momento seria vê-los produzindo seus próprios textos de maneira significativa.
Está sendo muito interessante a realização desse trabalho, que teve início na primeira semana de agosto e, que ainda se estende. Estamos entrando na parte final, quando a Dona Baratinha escolhe o rato como noivo. E a cada nova parte, o processo segue o mesmo até o momento: levantamento de hipóteses, escrita, leitura individual,leitura do texto original (conhecer as idéias das autoras), cópia do texto original, verificação da escrita, ilustração e outras atividades que envolvam Ciências (dei continuidade ao trabalho com Animais), Geografia (ampliando o trabalho sobre moradias), Matemática...Tudo sempre respeitando o nível de aprendizagem de cada criança num trabalho, às vezes individual, ora em duplas, ora em grupos. Todos estão bem envolvidos nesse projeto.
Em breve estaremos postando mais novidades. Este projeto vem sendo realizado pelas duas primeiras séries, sendo os trabalhos postados aqui da sala da professora Lenira, 1ª série B.
Ficha Técnica:
DONA BARATINHA QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA
Projeto Familiar:Araújo-Brandão-Tejada
Período: De 1 a 5 de outubro de 2008
FAMILIARES ENVOLVIDOS:
Leitores da Historinha:
Vovó Violeta Teresinha Araújo Brandão
Tia Dany Brandão
Apresentador
dos treze painéis com ilustração
dos Bichinhos com os nomes de cada um.
(0,25m x 0,20m)
Tio Sandro Araújo Brandão
Filmagem da Entrevista
à aluna Maria Olívia Brandão Tejada
Primo Aristides Araújo e Motta
Entrevistadora: Tia Silvinha.
Duração: 15 minutos
Preparação do ambiente cenográfico
e dos recursos materiais
usados na apresentação:
Janela em caixa de papelão(0,90mx0,50m)
Panelão com tampa(50 litros)
Tamborete, mesa, cadeiras.
Bichinhos de plástico e de borracha:
Responsável:Vovô Pedro
Seleção de Fotografias para o Vídeo:
Violeta, Sílvia e Rômulo
Figurino da Dona Baratinha
usado pela aluna Maria Olívia:
Vovó Violeta e Tia Silvinha
Produção do Vídeo e seleção musical:
Sílvia Motta e Rômulo Grossi
Duração: 30 minutos
DONA BARATINHA
QUE TEM FITA NO CABELO
E DINHEIRO NA CAIXINHA
1-JUSTIFICATIVA:
Considerando que houve um sorteio na Sala de Aula, pela Professora Juliana, sob a direção da Professora Maria de Lourdes, a aluna Maria Olívia Brandão Tejada, de 4 anos, trouxe para casa, uma linda e vermelha SACOLINHA DO CONTO, com o livro: “Dona Baratinha” dentro de uma caixa, a família deu o apoio necessário para a prevista tarefa extra-classe: “HORA DO CONTO” e, por isso, preparou um Projeto, em cinco dias, para registrar o evento, de modo que esta valiosa experiência seja divulgada na Escola Passo a Passo e entre os familiares Araújo-Brandão-Tejada.
Livro:DONA BARATINHA
Autora:Ana Maria Machado.
Ilustrações: Maria Eugênia
Editora: FTD-São Paulo/2004. 31 pp.
2-APRESENTAÇÃO:
Mais do que cumprir a proposta escolar, a família Araújo-Tejada-Brandão teve a tarefa de fazer o planejamento sustentado na fundamentação educacional, da importância da família integrada à escola e às artes cênicas no desenvolvimento da sociabilidade, cidadania, afetividade, criatividade, espírito crítico, prática da comunicação em Língua Portuguesa, auto-confiança e segurança da personagem principal do evento: MARIA OLÍVIA BRANDÃO TEJADA, de quatro anos, que fala e entende muito bem inglês e espanhol.
Vale ressaltar que a aluna, nasceu e reside na Ilha de Nantucket, Massachussets, nos Estados Unidos da América do Norte, freqüenta a Escola Passo a Passo, há dois meses, onde veio ampliar seu relacionamento no Brasil, e exercitar a Língua Portuguesa, entre coleguinhas da sua idade.
No próximo dia quinze de outubro de 2008, seus pais Ângelo Tejada e Denise Brandão Tejada virão ao Brasil, e brevemente, retornarão à residência em USA.
3-OBJETIVO GERAL:
Proporcionar um momento de lazer, união, interação com a escola e cultura familiar, predispondo a aluna MARIA OLIVIA BRANDÃO TEJADA à alfabetização e letramento, com documentação em vídeo e em publicação ilustrada, com fotografias e painéis.
4-ATIVIDADES EXTRA-CLASSE:
Escola Passo a Passo
“Dedicação e respeito ao seu filho”
BRINCANDO COM AS HISTÓRIAS
ATIVIDADES preparatórias para a Hora do Conto,
desenvolvidas pela FamíliaAraújo-Brandão-Tejada:
Durante os quatro dias, que antecederam a HORA do CONTO, tentamos criar um clima de suspense...
Em várias oportunidades, as conversas eram direcionadas para o conto da Dona Baratinha.
Fomos às lojas da nossa capital Belo Horizonte e compramos os bichinhos de plástico e de borracha, correspondentes aos que queriam casar com D. Baratinha.
No computador, copiamos as imagens dos bichinhos e escrevemos os nomes de cada um, com letra de tamanho 26.
Confeccionamos o traje especial para D. Baratinha:
Echarpe de renda, saia de filó branco, laço de fita vermelha, anteninhas presas em um arco para a cabeça.
Preparamos o cenário adequado ao evento, com panelão que comporta 50 litros, enfeitamos uma caixa de papelão para ser a janela da casa, organizamos mesa, cadeiras, tamboretes, etc. Ensaiamos a musiquinha acompanhada ao violão, pela Tia Silvinha.
Preparamos o texto da entrevista que antecipou a produção do Vídeo e integramos ações entre os familiares.
Vovô Pedro, Vovó Teresinha, Tio Sandro, Tia Dany, primo Tide (Aristides) e Tia Silvinha.
No dia anterior à HORA DO CONTO, gravamos uma entrevista informal, de 15 min com a aluna MARIA OLÍVIA BRANDÃO TEJADA. Marcamos o evento para as 16:00h de domingo, dia 5 de outubro de 2008, em nossa residência.
-------------------------------------
5-AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário