Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações políticas e administrações urbanas |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Vivenciar o processo de eleição municipal.
Conhecer as idéias e propostas dos candidatos para a cidade.
Conhecer as atribuições de um prefeito, de um vereador.
Refletir coletivamente sobre os problemas da cidade.
Duração das atividades
1 aula com duração de 50 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Qual é a função de um prefeito e de um vereador?
2. Onde eles trabalham?
3. Quais são os problemas da cidade?
4. Como são escolhidos os candidatos?
5. Quanto ganham o prefeito e o vereador para desenvolver esta atividade?
Estratégias e recursos da aula
1º Momento - Entrevista com o candidato.
Para essa atividade, o professor deverá convidar com antecendência um dos candidatos a prefeito e vereador da cidade. O professor organiza com as crianças um roteiro para a entrevista. Cada criança elabora uma pergunta para fazer ao candidato. Na hora da entrevista, cada criança faz a sua pergunta. Essa entrevista poderá ser realizada na escola ou em outro espaço (Comitê do candidato). Dependendo da agenda e interesse do candidato convidado.
No momento da entrevista, os alunos são convidados a ouvirem as propostas dos candidatos. Cada representante dos grupos irá fazer perguntas conforme o roteiro que o grupo elaborau antes em sala de aula, uma possibilidade é dividir em blocos: sobre educação, saúde, habitação, lazer, segurança e meio ambiente.
Segue sugestão de uma proposta de roteiro á ser construído pelas crianças:
- Como o senhor(a) pretende resolver os problemas da educação?
- Se for eleito(a) o que vai fazer com a violência e a segurança da cidade?
- Muitas familias não tem trabalho, como pretende fazer para diminuir a pobreza?
- O sálario dos professores, médicos são muito baixos. Quais suas medidas para valorizar a profissão dos professores(as)?
- No Brasil, muitos póliticos tem usado o dinheiro do povo em benéficio pessoal, o que o senhor(a) acha disto?
- As crianças precisam de lugares para brincar na cidade. Que propostas o senhor(a) tem para melhorar o lazer das crianças?
- Quais são as medidas que o senhor(a) têm para preservar as árvores, os animais, os rios, o mar?
- A cidade não ajuda as pessoas com necessidades especiais a sairem de casa. Que medidas vão ser tomadas para melhorar a vida dessas pessoas?
2º Momento - Registro da entrevista.
O professor retoma com as crianças alguns pontos abordados durante a entrevista, depois produz com ajuda das crianças um texto coletivo sobre a entrevista e as propostas dos candidatos.
Em seguida, o professor propõe para turma desenhar as caricaturas dos candidatos. Cada criança irá desenhar com lápis grafite próprio para desenho, em papel colorido ou branco, a caricatura dos candidatos.
Recursos Complementares
Solicitar que as crianças tragam panfletos de propaganda de vários candidatos. Fazer uma seleção do material e conversar
sobre cada um na roda.
Avaliação
Diagnosticar se as crianças entenderam as ideias do candidato entrevistado, através do registro oral e escrito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário