sábado, 24 de setembro de 2011

Projeto Apoema - Educação Ambiental

(Antigo Projeto Vida - Educação Ambiental)
Aplicação e Prática - Março a agosto de 1997
Monitora: Alice Gehlen Adams
Escola: Pé de Moleque - Novo Hamburgo/RS
Turmas: Jardim B - Profa. Rose
Jardim A2 - Profa. Fabi

Agradecimentos especiais a LIA SCHAMANN pelo incentivo e pelo aceite destas atividades em sua escola de Educação Infantil.

Alunos - Rose
Idade 5/6 anos
Número de alunos: 23
Alunos - Fabi:
Idade - 3/4 anos
Número de alunos: 11

Relatório de Atividades: 21.03.97
* Apresentação da Monitora Alice aos alunos.
* Apresentação dos alunos à monitora.
* Conversa sobre o trabalho que será desenvolvido na Escola.
* Apresentação da palavra-chave - TERRA
* História do Planejamento Ambiental relacionada ao assunto Terra.
* Conversação sobre a história.
* Apresentação do globo terrestre em forma de surpresa.
* Brincadeiras com o globo.
* Apreciação de livros sobre o Planeta Terra (Atlas, enciclopédias).
* Atividade artística: Pintar com giz de cera ou lápis de cor o mapa Planeta Terra.
* Distribuição da tarefa de casa: Trazer um saquinho de terra e uma caixa de camisa para guardar os trabalhos desenvolvidos no Projeto Vida.
Material necessário para a primeira aula:
1-Globo Terrestre
2-Livros relacionados ao Planeta Terra (Atlas, enciclopédias e outros)
Material necessário para aplicação:
1 - Fichas da palavra-chave : TERRA
2 - Folhas contendo o mapa mundi.

Relatório de Atividades: 04.04.97
* Relembrar o assunto trabalhado na aula passada e apresentar o mapa mundi para as crianças.
* Desenhar: "EU MORO NO PLANETA TERRA" em folha previamente preparada.
* Hora da história sobre "NATUREZA"
(Somente para a turma da profa. Rose apresentar a palavra chave "NATUREZA" deixando as crianças descobrirem o que está escrito).
*Conversação dirigida sobre a história:
- Quem sabe o nome do menino que nos conta sua história?
- Ele gosta de fazer muitas coisas. Vocês lembram de alguma?
- E o que vocês mais gostam de fazer?
- O que o Pedrinho encontrou em seu sonho quando abriu o baú do tesouro?
- O que é natureza?
- Vocês sabem quem fez a natureza?
- Vamos plantar uma sementinha na terra para ver como a natureza funciona?
* Ir para o pátio da escola - em caso de chuva ir para um lugar arejado e fácil de limpar para o caso de derramarem terra ao passarem para os potinhos.
* Distribuição dos potinhos e das sementes levados pela monitora.
- Colocar a terra no potinho.
- Molhar um pouco a terra.
- Fazer um furinho com o dedo.
- Colocar a sementinha.
- Fechar o furinho.
- Guardar em local apropriado e molhar um pouquinho diariamente.
* Hora da música:
A Sementinha
"Vejam só que bonitinha
Esta coisa que eu achei
É uma linda sementinha
Que pra casa levarei
Numa terra bem fofinha
A semente eu plantarei
Que beleza uma plantinha
Logo, logo, eu terei."
* O que vamos trabalhar na próxima aula?
OS ANIMAIS TAMBÉM FAZEM PARTE DA NATUREZA

Relatório da aula de 11.04.97
*Relembrar o que foi trabalhado na aula passada.
*Observação da sua sementinha plantada na aula passada:
- se já germinou, medir com uma régua o quanto que já cresceu com o auxílio da monitora;
- se não germinou salientar que cada semente é única e que se desenvolve de acordo com a sua espécie. Explicar que pode ocorrer de a semente não germinar por poder estar velha, machucada ou estragada. Pode-se sugerir que plante outra semente.
* Conversação dirigida:
- Vimos que as sementes e as plantas fazem parte da natureza. O que mais faz parte da natureza?
- Os animais são seres vivos. Quais os animais que vocês conhecem?
- Quem tem algum animal?
- Como ele é tratado?
- Como ele é chamado?
- Quem deu o nome para ele?
- Qual o animal que você mais gosta além do seu animal de estimação?
- Vamos desenhar este animal?
* Desenhar o animal que mais gosta e pedir para a monitora escrever o nome dele na folha.
* Jogo de imitação de animais: A monitora tem um saquinho com fichas de nomes de animais. Cada criança (uma por vez) tira uma ficha. A monitora lerá no ouvido e a criança terá que imitar o animal e as demais deverão descobrir qual o animal que está sendo imitado.
Hora da história: A aventura de Pitinha
Era uma vez uma sementinha de pinhão que morava grudada com muitas outras sementinhas que eram suas irmãs. O nome da casa delas chama-se pinha. Elas moravam num galho de um enorme pinheiro. Um dia uma sementinha, a Pitinha, caiu da pinha e ficou no chão, sozinha e triste. Porém, logo, logo começaram a cair mais e mais sementes então Pitinha já não estava mais sozinha. Certo dia chegou uma gralha e começou a levar cada uma das sementes embora. Pitinha via e não entendia o que estava acontecendo até que um dia a gralha a pegou com seu bico e saiu voando. Pitinha ficou com medo mas aos poucos já estava adorando o vôo. A gralha pousou em um galho de um enorme eucalípto para descansar e largou Pitinha. Pitinha aproveitou para pergunntar:"para onde está me levando?"E a gralha respondeu: "Algumas sementes eu como, outras, eu planto".Pitinha não entendeu e perguntou:"Como assim?"e a gralha lhe disse:"Eu vôo para o alto e a solto. assim a semente que cai com a ponta para baixo entra para a terra e assim ela germina". Pitinha começou a entender e disse:"Quero me tornar um grande pinheiro e você vai me ajudar". Sem nada mais a dizer, a gralha tomou Pitinha em seu bico e pôs-se a voar. Voou alto, muito alto até que, de repente, Pitinha começou a cair, cair, cair. Caiu certinho com a ponta para a terra e ficou ali, quietinha, faceira, esperando pela hora de tornar-se um lindo pinheiro.
* Conclusão da história: assim como os animais precisam das plantas e das sementes, as sementes também precisam dos animais.
* Cantar a canção: A sementinha.
* O que vamos trabalhar na próxima aula?
PLANTAS
* Bilhete: Trazer sementes variadas.

Relatório de atividades: 18.04.97
* Apresentação da palavra-chave PLANTA.
* História do P.A. sobre plantas.
* Conversação dirigida sobre a história:
- O que tem no quintal da casa da vovó?
- Como a vovó de Pedrinho prepara os canteiros?
- Quais as plantas que tem nos canteiros da vovó?
- O que a vovó dá para Pedrinho tomar quando ele fica com dor de barriga?
- O que Pedrinho dá para a vovó para lhe agradecer?
- Vamos ver as sementes que vocês trouxeram?
* Classificação das sementes trazidas pelas crianças:
- flores;
- hortaliças.
* Antes de plantar, deixar as crianças brincarem com a terra dos canteiros previamente preparados "afofando a terra". As sementes de flores serão plantadas em canteiros separados. Distribuir a terra que sobrou de aula anterior sobre os canteiros preparados.
* Distribuir uma ficha para medir a distância entre uma semente e outra para que não fiquem muito próximas (pode-se colocar de 3 a 5 sementes em cada "covinha").
* Molhar com regador.
* Determinar os ajudantes da horta, que serão encarregados de regar diariamente os canteiros (combinar com a Rosi e com a Fabi).

Relatório da aula do dia:25.04.97
* Relembrar atividades da aula passada:
- Rever os canteiros e observar se alguma semente brotou.
- Conversar sobre a importância de plantar.
* Apresentação da palavra chave: ALIMENTOS.
* História do P. A. sobre ALIMENTOS.
(enquanto Alice conta a história, A Rosi e a Fabi mostram as gravuras correspondentes)
* Conversação dirigida sobre a história.
* Distribuição de folhas para desenho, contendo nomes de alimentos vindos da horta: FEIJÃO, ARROZ, COUVE, ALFACE, ABÓBORA, AIPIM, PEPINO, RABANETE, TOMATE, AGRIÃO, MORANGA, CEBOLINHA...
*Recitar os versinhos:
" Um, dois,
feijão com arroz...
Três, quatro,
Feijão no prato...
Cinco, seis,
batata inglês...
Sete, oito,
café com biscoito.
Nove, dez,
belo tu és... "
* Recitar os versinhos andando de forma variada, em círculo, marchando, ora agaixados, ora imitando gigantes, ora baixinho, ora bem alto, ora fininho, ora bem grosso, batendo palmas, pisando forte...
* Pedir para que tragam para a próxima Sexta- feira gravuras sobre cidades grandes (não é preciso enviar bilhetes pois Alice também levará gravuras).

Relatório da aula de 09.05
* Observar as plantas da horta e combinar com a Rosi e com a Fabi plantar mudas nos canteiros desocupados (se flores ou hortaliças...).
* Distribuição de folha previamente preparada entitulada MAMÃE MORA NA CIDADE GRANDE.
* Antes de desenhar conversar sobre a vida da mamãe e o que ela faz na cidade:
- vai ao mercado,
- vai ao médico,
- me leva para passear,
- me leva na vovó,
- vai ao shopping,
- vai trabalhar,
- vai na feira...
* Hora da história de P.A.: CIDADE GRANDE
(enquanto Alice conta a história as profas. apresentam as gravuras correspondentes).
* Conversação sobre a história:
- Como é a cidade onde Pedrinho mora com sua mãe?
- Como são as pessoas que moram na cidade?
- Do que Pedrinho sente saudades?
- Quais os barulhos que ele ouve quando está na cidade da vovó?
* Pedrinho passeia com sua mãe na cidade. Ele gosta de ir:
- na pracinha,
-no shopping,
-na loja de brinquedos,
-na escola,
-no clube,
* Desenhar a atividade que você mais gosta de fazer com sua mãe na cidade.
* Elaborar um painel com gravuras de cidades grandes.

Relatório da aula do dia 16/05
* Relembrar: Mamãe mora na cidade grande. O que tem numa cidade grande?
* Pintar em folha previamente preparada coisas que são de cidade grande.
* Hora da história do P.A .com apresentação da palavra-chave CIDADE PEQUENA
* Conversação dirigida sobre a história.
* Vamos fazer como a vovó e preparar alguns canteiros de flores?
* São 35 mudas que serão distribuidas entre as crianças. Conversar sobre a diferença de plantar uma semente e de plantar uma muda: a muda é a planta "criança" e a semente é a planta "bebê".
* Desenhar: EU PLANTEI UMA MUDA DE FLOR.
* Cantar canção sobre flor: O Cravo brigou com a Rosa.

Relatório da aula de 23/05/97
* Conversação dirigida: Vimos que existem cidades grandes, cidades pequenas. Nas cidades existem muitas pessoas. As pessoas também têm diferenças. Por exemplo: algumas são grandes, outras pequenas. Algumas são morenas, outras são loiras. Algumas são gordas, outras são magras. Existe também outra diferença: as raças. Alguém sabe o que é raça?
Conversar livremente sobre o assunto.
Vamos ouvir a história.
* Apresentação da palavra-chave RAÇAS.
* História do PA - RAÇAS.
* Apresentação de gravuras ilustrando tipos de raças diferentes.
* Conversação livre sobre raças: Quem conhece alguma pessoa de raça diferente? Como ela é? Como é a cor da sua pele e o cabelo? Alguém já viu um índio? Como os índios vivem?
* Existem muitas histórias indígenas que se chamam lendas. Vou contar A lenda do milho.
"Um velho sábio índio sabia que sua morte estava próxima. Sua grande preocupação era o bem estar do seu povo, por isso, chamou seus filhos e disse-lhes:
- Breve morrerei. Quero ser enterrado no meio do roçado e lá, sobre o meu túmulo, brotará uma nova planta. Isto acontecerá três dias após o meu enterro. Passado algum tempo, surgirão sementes. Não as comam! Elas devem ser plantadas e nossa tribo poderá cultivar um excelente alimento: o milho.
-Agora, sim, posso morrer em paz!
Sua morte chegou e seus desejos foram atendidos pelos filhos.
Assim eles puderam ver acontecer exatamente o que o velho pai dissera. O milho surgiu e, com ele, toda a tribo ficou melhor alimentada e mais feliz."
Esta é a lenda do milho que é contada pelos indígenas até hoje.
* Desenhar a parte da histótia que mais gostou.

Relatório da aula de 30.05.97
* Visita à horta para observar o crescimento das flores e hortaliças.
(em caso de mau tempo ou muito frio, ignorar)
* Conversação dirigida: na aula passada vimos que as pessoas têm muitas diferenças. Isto acontece por que a Terra é dividida por países (apresentar o mapa mundi)e o globo terrestre (bola). Cada raça tem origem em um país. Os negros vieram da África (mostrar a África); os brancos vieram da Europa (mostrar os países europeus); os chineses vieram da China (mostrar a China); os japoneses vieram do Japão (mostrar o Japão).
* Apresentar a palavra-chave PAÍSES;
* Vamos ouvir a história sobre países:
* Conversação sobre a história.
* Apresentar o ATLAS;
* Quem sabe como se chama o nosso país?
* Vamos pintar o nosso país?
* Distribuição de folha previamente preparada para pintar.
* Jogo de letras (em folha previamente preparada)
Recortar as letras e colar nos lugares certos.
Relatório da aula do dia 06.06.97
* Conversação sobre o Dia do Meio Ambiente que foi ontem.
* Visitar a horta e observar como estão as flores e hortaliças.
História do P.A. sobre animais pequenos: Alice conta a história e as profas. mostram as gravuras.
* Conversação sobre a história.
* Brincadeiras: Jogo 1 - Retirar uma ficha, dar para Alice ler no ouvido e imitar o animal sorteado.
Jogo 2 - Retirar e ler a ficha (Alice lê). Se for animal pequeno as crianças se acocoram, Se for um animal grande as crianças ficam de pé.
* Distribuição de folhas previamente preparadas para atividades relacionadas com os nomes dos animais pequenos.

Relatório da aula do dia 20.06.97
* Apresentação das palavras chaves: animais pequenos; animais grandes.
* História: Festa de São João da Floresta
(em virtude da Festa de São João foi criada outra história para a introdução do assunto animais grandes).
Festa de São João na Floresta
Imaginem só,
Que grande confusão...
Os animais da floresta
resolveram fazer
Uma festa de São João.
O Elefante irá cuidar
Da tenda do pinhão...
O Hipopótamo é o maestro
Que ensina as músicas de São João
E o Leão tomará conta
Da tenda do quentão...
O Gorila vai fazer
Aquela animação,
Bate forte no peito e grita:
- É noite de São João...
Aí vem a bicharada
Faceira e animada
- A festa vai começar!
Numa grande figueira enfeitada
De vagalumes e bandeirinhas
Os animais se reúnem
Para brincarem na noite de São João...
De repente, uma má notícia...
O maestro Hipopótamo
Manda avisar que
não irá na festa pois está muito gripado...
E agora!!!!
Fica um silêncio total...
- Quem poderá
Nos ensinar a cantar
Músicas de São João?
Perguntou a girafa com muito preocupação.
O Gorila bate no peito e diz:
- Vocês aí, criançada...
Poderiam nos ensinar
E nossa festa animar?
* Provavelmente as crianças irão cantar as músicas que aprenderam para a festa de São João.
* Versinho finalizador:
Obrigada, amiguinhos
Pela sua cooperação.
Sem vocês, a nossa festa
Ficaria triste e sem graça.
Toda a floresta agradece
Pela bela animação...
* Distribuição de folhas para desenho da festa de São João na Floresta.
* Distribuição de folhas previamente preparadas para atividade

Relatório da aula de 27.06.97
* Vamos fazer um livro sobre os assuntos que estudamos no Projeto Vida.
- Apresentar as folhas e ler o assunto que foi estudado.
- Relembrar o que foi estudado sobre o assunto.
- Elaborar uma frase sobre o assunto e escrevê-la no rodapé da página. Os assuntos se repetirão, então, elaborar outra frase sobre o assunto.
- Distribuir as folhas para as crianças ilustrarem.
- Recolher as folhas para encadernação.
* Dividir os alunos em três grupos para brincar com um jogo de memória sobre os assuntos trabalhados na primeira etapa do Projeto Vida.
* Início da Segunda Etapa: Ecologia - História do PA 11 - Vida

Relatório da aula do dia 04/07/97
Início da segunda etapa do Projeto Vida: Ecologia
* Apresentação da palavra chave VIDA.
* História do P.A. relacionada ao assunto.
* Interpretação oral da história.
* Atividade:
Procurar em revistas fotos de seres vivos: pessoas, plantas e animais.
Recortar.
Elaborar um painel entitulado VIDA.
* Visita a horta da escola.

Relatório da aula do dia 11/07/97
* Apresentação da palavra chave AR.
* História do P.A. relacionada ao assunto.
* Interpretação oral da história.
* Fazer bolinha de sabão:
Distribuir um copinho para cada aluno.
Colocar água e uma pequena quantia de sabão em pó.
Misturar.
Com um canudinho fazer bolinhas de sabão.
* Em caso de chuva realizar a seguinte experiência:
Material necessário: 3 bacias ou baldes
1 copo plástico para cada aluno
1 folha de papel amassado.
Distribuir a turma em três grupos e uma bacia ou balde para cada grupo.
Cada um coloca o papel amassado bem no fundo do seu copo de forma que quando virado o papel não caia.
Mergulhar o copo virado com a boca para baixo até o fundo da bacia de fosma que ele fique todo submerso.
Retirar lentamente o copo da bacia.
Observar o que aconteceu com o papel.
Deixar que as crianças exponham suas conclusões sobre: Por que o papel não molhou?
* Desenhar a experiência.

Relatório da aula de 18.07.97
*Apresentação da palavra chave ÁGUA
*História do PA
*Interpretação oral da história
*Quem precisa da água?
pessoas
plantas
animais
*O que as pessoas podem fazer com a água?
(responder com mímicas)
- tomar banho;
- beber;
- limpar objetos;
- lavar roupas;
- cozinhar;
- molhar as plantas...
*De onde vem a água? Onde tem água no Planeta Terra?
*Passear pelo pátio da escola e observar as plantas: Será que alguma plantinha está precisando de água?
*Observar se têm frutas nas árvores da escola e salientar que também existe água nas frutas.Nomea-las.
*Colher algumas frutas, lavá-las e analizar como elas são por dentro.Quem quiser pode provar um pedacinho e descrever o sabor.
*Analizar as sementes das frutas. Guardar para plantar.
*Atividade: Desenhar as utilidades da água em folha previamente preparada.

Relatório da aula de 15 de agosto.
* Tema em estudo: ALIMENTOS dentro do contexto Ecologia.
* História do P.A. sobre alimentos.
* Conversação sobre alimentos, analisando semelhanças e diferenças entre os seres que não vivem sem se alimentar.
O tema principal será globalizado com ÁRVORES
*Conversação:
A maioria dos nossos alimentos vêm de grandes hortas e pomares.
Na nossa escola temos uma pequena horta onde estão plantadas diversos tipos de plantas. Além da horta, também tem um pomar com algumas árvores que dão frutas. Vamos passear para observar estas árvores... ( durante a observação salientar as semelhanças e diferenças entre elas: altas, baixas, folhas grandes, folhas pequenas, dão frutos, não dão frutos, etc.) Cada uma destas árvores tem um nome (citar o nome de cada árvore. Escolher uma das árvores e sentar sob sua sombra para continuar a atividade).
Agora vamos aprender a fazer uma pesquisa. Alice pergunta e os alunos respondem com o auxílio da Profa. Rose e Fabi. Alice anota.
Tipos de árvores do Pé de Moleque: __________________
A árvore mais alta é: ____________________________
A árvore mais baixa é: ___________________________
As árvores que dão frutos são: ______________________
As árvores que não dão frutos são: ____________________
A árvore que tem as folhas maiores é: __________________
A árvore que tem as folhas menores é: __________________
As árvores que têm o caule mais grosso são: ______________
As árvores que têm o caule mais fino são:__________________
As árvores que têm flores são: __________________
Com os resultados desta pesquisa, elaborar cartazes.(previamente preparados) Dividir a turma em três grupos e distribuir 3 cartazes para cada grupo. As crianças poderão escrever (com o auxílio de Alice) e desenhar sobre o tema do cartaz.

Relatório da aula de 22 de agosto.
* Apresentação da palavra chave LUZ.
* Apresentação da história do P.A..
*Interpretação oral da história através de fichas contendo perguntas sobre a história.
* Conversação dirigida:
- O que é o SOL?
- O que mais nos dá luz além do SOL?
- O que a lâmpada precisa para ligar ou acender?
- O que é Energia Elétrica?
- Nós podemos ver a energia elétrica?
- Alguém já levou um choque elétrico?
- Você sabia que a energia elétrica é muito perigosa?
* Música: " Viva o SOL
Viva o SOL
O SOL da nossa terra
Vem surgindo
Atrás da linda serra."
* Cantar andando em círculo ora batendo palmas, ora batendo forte os pés, ora só murmurando, ora bem alto ou bem baixinho.
* Desenho sobre a história do SOL.
* Atividade de caça-palavras (turma da Rosi).
* Atividade Artística : Com rasgadura preencher os espaços internos ou externos da figura do SOL.

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