sábado, 24 de setembro de 2011

Boa Alimentação: você sabe o que é isso?

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Saúde
Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial
Ciências Naturais
Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo
Estudo da Sociedade e da Natureza
Corpo humano e suas necessidades

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estas são aulas que têm o intuito de desenvolver habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto, além de discussões sobre a importância de uma boa alimentação. Os alunos poderão aprender que é muito importante distinguir uma boa alimentação ou o uso correto e adequado de uma alimentação saudável e que para isso, não é preciso ter muito dinheiro, mas bons hábitos!
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Dois (2) dias antes do acontecimento destas aulas, o professor deverá pedir aos alunos que eles anotem em um papel tudo o que comerem durante o dia em questão (Fig. 1) - deverão anotar o que comeram desde o café da manhã até o jantar e, se possível, anotar quantas vezes beberam água naquele dia.
Este material poderá ser pendurado em um Mural na sala de aula, sem que haja identificação dos alunos, para que sejam analisados por seus colegas.

Atividade 1
Logo no início das aulas o professor deverá pedir que os alunos se dividam em duplas. Cada dupla deverá fazer pesquisas em livros, revistas, jornais e internet sobre a temática destas aulas, isto é, sobre a importância de uma boa alimentação, do porque é importante comer legumes e verduras, o que a alimentação tem a ver com o desenvolvimento da criança e também de sua inteligência, entre outros assuntos ligados a esta temática, para que os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos possam participar de tal atividade.
Abaixo sugerimos alguns sites (Fig. 2) que poderão ser visitados e explorados para a realização das pesquisas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/4650/imagens/site_alimentao.jpg
Figura 2- Imagem do Site Santa Fé
Atividade 2
Após a realização das pesquisas, cada dupla deverá discutir sobre o que viram e aprenderam nestas. Além disso, cada dupla deverá fazer uma comparação sobre o que uma criança precisa comer para ter uma boa saúde e um bom desenvolvimento (conforme apontada pelas pesquisas) com as anotações do mural. Sugerimos que cada dupla fique responsável fazer comparação com a anotação feita por seu par (companheiro de dupla).
Assim, cada dupla ficará responsável por fazer esta comparação e indicar ao colega, que ainda não sabe a identidade, diante do que aprenderam, algumas mudanças que eles poderão fazer em sua alimentação, como, por exemplo, comer uma fruta de manhã, beber mais água, comer menos balas e doces.
É importante que o professor esteja atento, circulando pela sala de aula, para que os alunos não dispersem e façam a atividade corretamente.
As duplas formadas de verão ser identificadas, para que o professor veja o que elas propuseram aos colegas, e avalie tais comentários.

Atividade 3
Após a avaliação feita pelo professor em relação aos comentários e sugestões feitas pelas duplas (identificadas), os alunos deverão se sentar em círculo (Fig.3) para favorecer o diálogo, que será o meio pelo qual a atividade será desenvolvida.
Na medida em que as duplas apresentar suas sugestões de modificações em relação aos hábitos alimentares, cada aluno deverá se identificar e dizer se concorda ou não com as sugestões propostas.
Por meio da próxima atividade, os assuntos pesquisados poderão ser melhor sistematizados, através da elaboração de uma cartilha.

Atividade 4
Visando favorecer que os alunos conheçam e coloquem em suas cartilhas receitas nutritivas, de baixo custo e que aproveitem bem os alimentos, sugerimos abaixo alguns sites (Fig. 4) que versam sobre este assunto.
Os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos poderão ser instigados a fazer as receitas em suas casas!
Sugestões
1-Sugerimos que os alunos participem de uma atividade lúdica sobre alimentação, por meio do Recurso (Fig. 5) postado abaixo.
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19147
O Recurso é uma animação/simulação (jogo) em que o usuário ultrapassar as fases eliminando seus adversários. Para isso, ele deve se alimentar com alguns alimentos presentes em cada fase do jogo, que tem o poder de combater alguns males, por exemplo, na primeira fase o aluno conta com a ajuda do espinafre para vencer a anemia.
2-Sugerimos que em outra oportunidade, o professor trabalhe com os alunos outra aula publicada (link abaixo) no site do Portal do Professor que aborda a mesma temática da alimentação e sua importância.
Aula: Por que comemos?
Recursos Complementares
O professor poderá se aprofundar no assunto sobre “Alimentação Saudável” por meio do link, de um livro postado logo abaixo:http://tilz.tearfund.org/webdocs/Tilz/PILLARS/Portuguese/PILARES%20Alimenta%C3%A7%C3%A3o%20saud%C3%A1vel_P.pdf  
Avaliação
O professor poderá por meio das atividades 2 (dois) e 3 (três) perceber se os alunos conseguiram aprender a importância de uma boa alimentação, e se estão dispostos a mudar (se necessário) seus hábitos alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário