Objetivos: Promover integração, descontração, reflexão e momentos criativos a partir de poemas.
Público alvo: Crianças, Adolescentes e Adultos.
Material necessário: Poemas
Desenvolvimento:
- Dividir a turma em quatro grupos.
- Entregar um poema (abaixo) para cada grupo.
- Cada grupo debate sobre o poema.
- Após o debate, o monitor solicita que inventem uma forma criativa de apresentar o poema.
- Finalizar com uma apresentação dos grupos e conversar sobre a atividade.
Poemas para Educação Ambiental
Autora: Berenice Gehlen Adams
Separe
Separe, separe, separe o seu lixo
Pois você é cidadão
Que respeita o ambiente.
Separar é muito fácil
Preste muita atenção.
Todo lixo que for de plástico
Vai para o latão
Da cor...
Vermelha.
Separar é muito fácil
Preste muita atenção.
Todo lixo que for de papel
Vai para o latão
Da cor...
Azul.
Separar é muito fácil
Preste muita atenção.
Todo lixo que for de vidro
Vai para o latão
Da cor...
Verde.
Separar é muito fácil
Preste muita atenção.
Todos restos de alimento
Galhos, folhas naturais
Vão para o latão
Da cor...
Marrom.
Separe, separe, separe o seu lixo
Pois você é cidadão
Que respeita o ambiente.
Vamos ver se você ainda sabe?
Plástico na lata vermelha
Papel na lata azul
Vidro na lata verde
Metal na lata amarela
E na lata marrom vão os
restos de alimentos, galhos e folhas.
Separe, separe, separe o seu lixo
Pois você é cidadão
Que respeita o ambiente.
Diversidade
Respeitar as diferenças
De raças, culturas e crenças
Traz a paz e união
E amor no coração.
A diversidade é divertida
E muito colorida
Se todos fossem iguais
Nada seria diferente
E de repente
Tudo perderia a sua graça.
Diversidade é variedade
Diferença é distinção
Eu sou diferente de você
E somos todos irmãos.
A diversidade é divertida
Ninguém é melhor ou pior
Todos têm o seu valor
Criança, adulto, idoso
Homem ou mulher
Negro, branco ou amarelo
Essa é a variedade
Que compõem a humanidade.
Diversidade é variedade
Diferença é distinção
Eu sou diferente de você
Somos todos irmãos.
Respeitar as diferenças
De raças, culturas e crenças
Traz a paz e união
E amor no coração.
Viver para gastar?
Veja como você anda
Só pensa em comprar
Vive para trabalhar
E gastar, gastar, gastar.
Quanto mais você trabalha
Para comprar tudo o que vê
Você esquece do principal
Que é viver, viver, viver.
Você não tem tempo pra nada
Não pode nem se divertir
Você precisa trabalhar
Para ter grana pra comprar.
E a vida vai passando
E você vai trabalhando
Vai consumindo, vai gastando
Vai esquecendo de viver.
Quanto mais você trabalha
Para comprar tudo o que vê
Você esquece do principal
Que é viver, viver, viver.
Sou natureza
Aqui é lugar de ampliar os sentidos
Onde as cores são mais vivas
Os cheiros são mais suaves
Os ruídos ecoam
E vão ao coração
Lugar de magia
Reino dos contos
De duendes e fadas
Sou um cogumelo
Sou um grilo
Sou a libélula que abraça o arbusto
Sou a flor sino a gotejar
O orvalho da madrugada
Sou o lagarto
Que se entrega ao sol
Preguiçosamente
E sou um sapo
Que emerge do açude de carpas
Eu, tão perto de todas as formas de vida
E tão longe preso
Pelas grades da cidade.
Todos os poemas são de autoria de Berenice Gehlen Adams.
Sugestão 35 – Reflexão a partir de uma frase
Berenice Gehlen Adams
Objetivos: Promover momentos de reflexão e criatividade.
Público alvo: Adolescentes e Adultos.
Material necessário: Papel para painel, canetinhas coloridas.
Desenvolvimento:
- Dividir a turma em quatro grupos.
- Apresentar a seguinte frase: "Não há varinha mágica, nem mesmo a internet, que possa nos salvar da explosão populacional, do desmatamento, dos distúrbios climáticos, do envenenamento por substâncias poluentes, da extinção generalizada de espécies animais e vegetais. Teremos de querer coisas diferentes, buscar prazeres diferentes, tender para objetivos diferentes do que os que têm movido a nós e à nossa economia global" (Joanna Macy).
- Cada grupo debate sobre a frase. O monitor pode levantar algumas questões como: O que a frase significa? Por quê devemos querer coisas diferentes? Por quê devemos ter objetivos diferentes?
- Após o debate, o monitor distribui uma folha grande – papel para painel (cartolina ou papel Kraft), para cada grupo.
- Solicitar que cada grupo represente, em forma de desenho, algumas ações ou medidas que podem ser tomadas para mudanças de hábitos e atitudes mais saudáveis para o ambiente e para cada um.
- Para finalizar, cada grupo apresenta o painel de desenhos e fala sobre o que foi representado.
Sugestão 36 – Buscando soluções para problemas ambientais locais
Berenice Gehlen Adams
Objetivos: Promover momentos de reflexão, integração e criatividade.
Público alvo: Adolescentes e Adultos.
Material necessário: Papel para painel, canetinhas coloridas.
Desenvolvimento:
- Dividir a turma em quatro grupos.
- Apresentar, para cada grupo, a seguinte questão:
Uma comunidade vem enfrentando problemas com o lixo. As pessoas despejam o lixo em terrenos baldios, e, quando chove muito, esse lixo se espalha pelas ruas. Após a chuva é aquele caos. Alguém vem pedir a ajuda de vocês para resolver o problema. O que vocês fariam para ajudar? Discutam e escrevam no painel agumas sugestões para minimizar este problema.
- Cada grupo debate sobre a questão apresentada e elabora uma apresentação, de forma criativa, no painel (pode ser em cartolina ou papel pardo), as sugestões que encontraram para amenizar o problema.
- Solicitar que cada grupo apresente e explique o seu painel.
Obs. A questão pode ser substituída por outra que tenha relação direta com a comunidade com a qual está sendo trabalhada.
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