sábado, 24 de setembro de 2011

Tudo Sobre Mim! Os Meus Sentidos!


Panorâmica: O enfoque primário destas lições está em crianças jovens como indivíduos, e como eles respondem aos incentivos no mundo em seu redor.
A primeira unidade discute os sentidos, introduz as partes do corpo que é orgaos dos sentidos e desenvolve o conceito de que o uso dos sentidos ajuda as pessoas a aprenderem sobre o mundo em seu redor.

Finalidade: A unidade proverá experiências significantes, baseadas na literatura que ajudam os estudantes a desenvolver, praticar e aplicar habilidades de processo de pensamento crítico. E lhes dada a oportunidade para usar, praticar, e aplicar os processos que são mais compatíveis com o seu apropriado nível de desenvolvimento.

Objetivos: As criancas serão capazes de:
i. Identificar partes do corpo que sao orgaos dos sentidos
ii. Descrever o que cada orgao dos sentidos faz para o corpo.

Recursos/Materiais
Caixa de doce
Caixa limpa grande
Baixa mesa ou folha limpa para o chão

Atividades e Procedimentos: As habilidades de processo básicas seguintes são apresentadas em experiências que facilitam as crianças 'avançarem para níveis mais altos de maturação cognitiva e, consequentemente, para padrões de pensamento mais avançados.

Habilidades de Processo básicas:
Observação
Classificação
Dedução
Comunicação
Medição
Utilização de Números
VOCABULÁRIO: sentidos, olhos, orelhas, nariz, língua, mãos, pele.
TEMPO: 15 - 30 minutos por lição.
TAMANHO de GRUPO: Classe Inteira e grupo pequeno. 

Quando as crianças não estão na sala, coloque uma caixa de doce numa baixa mesa coberta com uma caixa. As crianças sentar-se-ão no chão a frente da mesa..

PERGUNTE: Como podemos nos descobrir o que está debaixo desta caixa de mistério?
DISCUTA: Como o uso dos seus sentidos pode lhes ajudar a aprender sobre coisas desconhecidas. Remova a caixa para os estudantes verem o que esta debaixo. Dê a cada estudante um doce.
PERGUNTE: Como e que o doce se sente? Qual e o sabor do doce?
FIM: Faca uma revisao dos sentidos usados na idintificacao do doce.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: Ponha um legume ou fruta numa bolsa pequena. Ponha os estudantes sentados num círculo. Diga-os para adivinharem o que está na bolsa sem olharem dentro. Passe a bolsa em volta e pede para os estudantes o agitem e o escutem. Passe a bolsa e diga aos estudantes para apalparem o objecto. Estudantes deveriam poder agora adivinhar o que a caixa contém. A passagem final, deixe cada estudante espreitar o seu interior. Discuta os conteúdos da bolsa e como eles puderam saber o que estava nela. Prepare uma bandeja de fruta diferente e legumes para os estudantes provarem
DESAFIO: Encoraje que os estudantes usem os seus sentidos para ordenar alguns legumes e/ou frutas em grupos. Os estudantes discutirão e irao trocar impressoes sobre os sentidos que eles estão utilizando durante esta atividade. Escreva em papel de quadro as respostas dos estudantes. Eles podem classificar através da cor, do cheiro, ou do gosto.
Materiais Necessario
Bandejas de várias frutas e legumes
Várias bandejas limpas para classificar
Papel de quadro
Marcador
Bolsa pequena limpa

CENTROS DE SALA DE AULAS: Quadro de Boletim
Meta: Proporcionar a cada estudante a oportunidade para mostrar uma compreensão das partes do corpo que o ajuda a sentir o seu mundo
Materiais: 
Papel de construção
Inhame
Cola
Tesouras
Fotografias de objectos/seres vivos
Procedimento: Faça um quadro de cabeça grande da pessoa ou de personagem favorito das criancas a partir de papel de construção. Faça as características exageradas. Monte fotografias de objetos ou de coisas vivas que exemplificam o uso de um sentido específico. Prenda um fim de um pedaço de estame a cada quadro. Peça que os estudantes prendam o outro fim do inhame a um sentido usado para aprender sobre cada objecto

Centro de Ciência 
Meta: Desenvolver os sentidos
Materiais: 
Gravador
Cassete com livro
Auscultadores
Fita em branco
6 pares de caixas de lata de filme vazias
6 pares de pontos auto-adesivos em branco coloridos diferentes
Caixa para sentir/misteriosa
6 pares de objetos pequenos
Bandeja de fruta/vegetais
Espelho
Lentes de mao
Lente que magnifica tripe
Pedras
Plantas
Objetos de natureza
Procedimento: Faca cinco mini-centros para as crianças explorarem os seus sentidosCentro de Audição: Ouvir uma cassete de história com ou sem um livro de contos. Faça a sua própria gravacao lendo o livro de contos e, em seguida, escutando a gravação.
Centro de Tacto: os Estudantes tentam adivinhar cada objeto que está na "caixa misteriosa ". Em seguida, com o seu sentido de tacto, emparelhe cada objeto com o seu gêmeo.
Centro de visão: Olhar a si proprios num espelho e fazer um desenho do que vêem. Ver várias pedras, plantas, objectos no centro ou sala de aula com uma lente de mão, ou um tripé de magnificacao.
Centro do olfato: Através do seu olfato, emparelhe cada especiaria com o seu gêmeo, conferindo o trabalho deles fechando a tampa firmemente e emparelhando os pontos coloridos no fundo de cada caixa de lata de filme.
Centro do Paladar: Os estudantes irão provar várias frutas e legumes, e descrevem a um amigo o sabor ou o gosto de cada comida.

Atar tudo junto
Actividade: Saia com os estudantes num passeio fora da escola. Passe pelos escritórios, por próximo da cantina antes do almoço, e ao redor do edifício. Pare em cada um desses lugares.
PERGUNTE: O que é que você vê aqui? O que você CHEIRA aqui? Qual seria o SABOR de ___ ? Com os teus olhos fechados, o que ouves aqui? TOQUE em _______, o que sentes?
Idéias de Viagem de campo: Visite o escritório de um optometrista. Peça para que o optometrista discuta as partes/funções do olho, por que os exames e/ou cuidados/protecção da vista são importantes?
Oradores/Visitantes: Convida uma pessoa que conheca a liguagem dos sinais para visitar a turma e compartilhar com os estudantes os porque de algumas pessoas usarem este tipo de comunicação.

DICAS IMPORTANTES: Integração Curricular
Artes Linguísticas: Usando adjetivos faca com que os estudantes descrevam uma experiência ou evento. Encoraje o uso de adjetivos múltiplos nas suas descrições. Liste as suas experiências em papel de quadro e pede para que os estudantes nomeiem o sentido que os ajudariam a identificar o que está acontecendo em cada situação. Liste os sentidos no papel de quadro.
Estudantes de arte farão caleidoscópios. Usando um ferro morno e um pano de engomar, derreta barbeados de creiom entre duas folhas grandes de papel encerado. Recorte círculos que sobreporão um fim de um tubo de papel higiênico. Afiance os círculos com fita.

Avaliação: O professor deveria ter certeza de que as crianças sejam dadas a oportunidade para sentir e responder às várias perguntas incluídas nas suas atividades. Agora deixe que as crianças aprendam e recitem o Poema seguinte. Descubra quantas crianças podem aprender e recitar o seginte Poema:

Título: Os Meus Cinco Sentidos 
Tenho olhos e posso ver
Com minhas orelhas posso ouvir.
Eu tenho um nariz e posso cheirar
Com meu corpo posso sentir. 
E com a minha língua posso saborear,
mas só quando for seguro.

Sugestões/Modificações:
- O instrutor pode substituir quaisquer dos materiais com outros mais apropriados.
- O instrutor pode incidir sobre um sentido por mês, e ligar as lições no fim.
- Os alunos podem votar ou escolher quais os sentidos que gostariam de aprender, e em que ordem.
- Os alunos podem ser solicitados a entrevistar as suas famílias ou seus amigos quanto à importância dos cinco sentidos, e determinar os seus mais favoritos.

Autor(es) Mary L. Nisewander, London Elementary, OR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário