sábado, 24 de setembro de 2011

Neutralizar o carbono com o plantio de árvores


     O projeto Neutralização do Carbono foi aplicado no Colégio Mario Schenberg, em Cotia, SP. O objetivo era conscientizar a comunidade escolar sobre os impactos ambientais negativos gerados pela emissão excessiva de CO2, e que somente através de uma mudança efetiva de nossas práticas diárias poderemos reverter ou amenizar esse quadro.

     Seja pela queima de combustíveis em nossos automóveis, seja pelos recursos naturais que usamos em nossas casas, como água e energia, todos temos um déficit com o meio ambiente. O que então podemos fazer para pagar essa dívida?

     Plantando árvores ou reflorestando uma área, podemos fazer o caminho inverso, neutralizando as emissões de carbono provocadas pela vida moderna. No entanto devemos tomar cuidado com esse modismo generalizado de plantar árvores para compensar as emissões, pois isso minimiza apenas uma parte do dano. Só mudanças mais profundas é que realmente vão fazer a diferença.

     Quando uma árvore cresce, ela absorve o gás carbônico presente na atmosfera pelo processo de fotossíntese, para formar seu corpo. Assim acaba reduzindo a concentração desse gás que contribui para o efeito estufa. O problema é que as árvores levam muito tempo para absorver o CO2 que emitimos em um curto espaço de tempo. Além disso, não haveria no planeta espaço suficiente para se plantar a quantidade de árvores necessária para se neutralizar toda emissão mundial, já que cada tonelada de carbono equivale a cerca de cinco árvores.

Desenvolvimento junto à escola

     Após receber a permissão da direção do colégio para desenvolver o projeto, fiz uma reunião com a professora de Ciências para montagem das estratégias e intervenções. Em seguida, preparei a aula expositiva introdutória do tema, objetivando abordar os principais conceitos e explicar todas as etapas.

     Preparei as folhas de registro para pesquisa e o questionário sobre uso da energia elétrica e meios de transportes, a ser preenchido pelas famílias dos alunos, com base em um questionário já existente na internet (www.thegreeninitiative.com/calculator/pt/calculator.php).

     Orientei a pesquisa e os registros sobre neutralização do carbono feitos pelos alunos na internet durante a aula de Informática, junto com a professora dessa matéria. Após recolher os dados, avaliei o quanto estavam entendendo sobre o tema e analisei o que despertava mais interesse entre eles. As conseqüências do efeito estufa e a poluição causada pelos meios de transportes foram os pontos mais comentados. Montei um painel com os aspectos mais relevantes dos registros feitos por eles.

     Na aula de Português, com a participação da professora e dos alunos, elaboramos uma circular explicativa do projeto para que levassem aos pais, juntamente com os questionários. Coletei os questionários e fiz o cálculo da emissão de CO2 de cada família, usando a calculadora online do site.

     Dividi a classe em grupos para explicar a relação entre os metros cúbicos emitidos e a quantidade de mudas de árvores a serem plantadas. Junto com a professora de Matemática, eles somaram e calcularam o número de árvores que cada família deveria plantar em um ano. A quantidade total de mudas de árvores foi de 1.063 mudas.

     Os alunos perceberam que apenas um pequeno grupo de pessoas é capaz de produzir uma quantidade enorme de CO2 e que, se pensássemos em grande escala, não existiria espaço para plantar tantas árvores no planeta. Por isso reforcei a idéia de se consumir apenas o necessário e que eles não deixassem o conforto virar desperdício.

     Nesse meio tempo, agendei uma reunião com a secretária municipal do meio ambiente para pleitear doação de mudas e escolher a área pública degradada onde as árvores poderiam ser plantadas.

     Os alunos trouxeram de casa dicas pesquisadas na internet - auxiliados pela professora de Inglês - sobre atitudes que pudessem diminuir as emissões de CO2 e, após debates e comparações na aula de Filosofia, fizeram uma lista das dicas para a montagem do manual.

     Na aula de Geografia, localizamos a área do plantio e elaboramos um esboço para que os pais pudessem chegar com facilidade ao local. Na aula de Artes, a classe foi dividida em grupos para que fizessem desenhos que ilustrassem cada uma das dicas. Todos os desenhos, juntamente com maquetes sobre poluição do ar e efeito estufa, cartazes e as mudas doadas pela prefeitura, foram expostos na feira cultural da escola no final de outubro. Nesse dia, os alunos revezaram-se para falar do projeto e convidar toda a comunidade escolar para o dia do plantio.

     Contatei a mídia local para divulgação do projeto. Na véspera do evento, preparamos as covas e colocamos uma faixa na entrada do condomínio. Cada família iria plantar simbolicamente uma árvore, pois o principal objetivo era a conscientização da necessidade de mudanças nos hábitos diários, que os levassem a lançar menos carbono na atmosfera.

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