sábado, 24 de setembro de 2011

Tinta e areia

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer tipos de tinta.
Desenvolver o potencial criativo.
Valorizar a cultura local.
Possibilitar a interação entre as crianças.
 
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
 
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário.
 
Estratégias e recursos da aula

 

 1º Momento

Essa aula é uma oportunidade para trabalhar questões referentes a preservação ambiental com os alunos. O professor faz um levantamento prévio das ideias das crianças acerca da origem das tintas e anota num cartaz.
§  Como será feita a tinta que pintamos objetos e nossas casas?
§  Onde encontramos as tintas para pintar?
§  Na era primitiva como será que as pessoas faziam as tintas?
§  Que tipos de tintas existem?  
Logo depois, o professor ler um livro ou textos que falem sobre a origem das tintas. Sugerimos a leitura do Livro das Tintas de Ruth Rocha, leia-o e mostre às crianças. Após a leitura, tecer comentários retomando o que ouviram, em seguida, as crianças irão representar através do desenho a história das tintas.

 

2º Momento

O professor combina com a turma um passeio nos arredores da escola para observar tintas/cores na natureza. Para essa atividade de observação o professor deverá providenciar saco de plástico para os alunos guardarem o material coletado. Durante esse passeio o professor pode sugerir a coleta de folhas e flores que estejam no chão, bem como areia, barro.  Em sala, o professor iniciam um momento de conversa, para as crianças falarem sobre o que observaram, mostrarem os materiais coletados. Após a conversa, o professor sugere aos alunos extrairem tintas dos materiais colhidos durante o passeio, como fazia os povos primitivos. As crianças poderão separar os materiais por cores, em grupo, elas irão tentar extrair as cores. O professor distribui colher, tampas de embalagem descartável, peneira, água, papel, cola e etc. que serão usados pelas crianças.
Uma forma das crianças descobrirem as cores das folhas e flores é friccioná-los em papel ofício branco e ir ao mesmo tempo formando desenhos.
Em outros momentos, o professor poderá fazer uma oficina de tintas naturais usando vegetais (cenoura, folhas verdes, açafrão, casca de cebola, beterraba, uva etc.)  e realizar pinturas com as tintas produzidas.

 

3º Momento

O professor deverá ler algumas informações sobre os tipos de tintas, mostrando que diferentemente dos povos primitivos, hoje, usamos tintas industrializadas feitas com produtos químicos. O professor poderá listar com a ajuda dos alunos o uso das tintas em nosso cotidiano, como exemplo: tinta automotiva, tinta para cabelo, tinta para parede (decoração), tinta corporal, tinta para tecido, artes plásticas etc.
Após, essa conversa,  o professor propõe uma atividade de arte. Para isso, ele mostrará imagens de garrafas de areia colorida ou as garrafinhas para os alunos apreciarem, contextualizando a pintura/desenho em garrafinha com areia como um tipo de artesanato típico da região nordeste. Caso seja possível, o professor poderá levar os alunos para um local em que eles possam ver os artesãos confeccionando as garrafas ou convidar um artesão para ir na escola fazer uma oficina com  os alunos.

O professor poderá assistir com os alunos um vídeo sobre como colorir a areia, disponível  no endereço a seguir:

Como colorir areia - O Artesanato

Após a apreciação do vídeo, o professor inicia um dialógo com as crianças sobre o processo de confecção /produção das garrafas.  Em seguida, orienta as crianças a confeccionarem suas garrafas coloridas, explicando que elas devem pintar a areia e colocar para secar. No dia seguinte,  o professor orienta as crianças a colorir sua garrafa, criando desenhos com areia e palito de churrasco ou ir colocando areia em camadas de cores diferentes. Pode-se usar garrafas de molhos ou outros objetos de vidro (vasos, copos, tubos).
 

Como colorir areia



Uma dessas ideias que não podemos deixar de conhecer, sem lugar a dúvidas. Quando vi este incrível passo-a-passo para colorir areia soube que era necessário compartilhá-lo emoArtesanato. Com estas areias coloridas você pode aproveitar para brincar com seus filhos e fazer lindos desenhos no jardim, ou também pode fazer lindos artesanatos para enfeitar sua casa, você escolhe.
Materiais:
Areia
Peneira
6 sacolas plásticas
6 corantes para comida, em diferentes cores
Colheres
Papel-toalha
Água
Passo-a-passo:
Coloque a peneira na abertura das sacolas plásticas e encha-as com areia. Deste jeito você retirará qualquer tipo de restos, como pedras ou conchas que tenham ficado nela.
Depois adicione algumas gotas do corante para comidas em cada uma das sacolas. Adicione um pouco de água, mas não muita, para que a areia possa absorver corretamente o corante.
Depois feche a sacola e mexa a areia para que ela fique completamente colorida. Deixe pousar durante meia hora.
Passado esse tempo, coloque o conteúdo de cada sacola sobre papel-toalha para assim secar a areia. Deixe secando durante um dia e depois já ficará pronta para brincar ou usar em diferentes artesanatos.


Recursos Complementares

 

História da Tinta

O Livro das Tintas. Ruth Rocha e Otávio Roth. Formato.

Vídeo sobre a confecção dos desenhos nas garrafas com areia colorida.  
 
Vamos conhecer um pouco da história deste produto que tanto encanta a humanidade há séculos.

Temos citações em alguns livros e enciclopédias que os chineses, em meados do ano mil, já dominavam as técnicas de fabricação das tintas.
A primeira receita conhecida dos chineses era constituída de negro de fumo, misturado com cola e água ou óleo de linhaça. Com o passar dos tempos, substâncias vegetais foram acrescentadas a minerais, sementes, entre outros.

Foi com a descoberta dos pigmentos derivados do alcatrão de hulha que a revolução das cores tornou-se possível. A seguir, o óleo de linhaça perdeu espaço para óleos sintéticos. Com isso, a secagem da tinta foi facilitada e, anos mais tarde, o uso de resinas foi tornando a fórmula mais estável.


Hoje, com a tecnologia avançada as indústrias produzem tintas que secam com maior velocidade, por evaporação e até por ação infravermelha e ultravioleta. Em termos gerais, pode-se dizer que uma tinta é constituída basicamente pelo pigmento, que destaca o poder, tonalidade e intensidade do corante. 

De forma mais completa, uma tinta é composta por pigmentos, ligantes, líquidos e aditivos. Os primeiros, além da cor, capacitam o poder de cobertura da tinta. Os ligantes dão liga aos pigmentos e fornecem a adesão ao filme da tinta. Os líquidos, também chamados de veículo, são responsáveis pela consistência desejada.


Os aditivos melhoram ou aperfeiçoam uma série de características das tintas, sejam elas à base de água ou solvente. Um deles, os espessantes, trabalham a viscosidade na tinta e a espessura que o filme da tinta vai ter, depois de seca. Os aditivos colhidos da natureza têm maior sensibilidade e por isso deterioram mais facilmente.

Os aditivos surfactantes são estabilizantes para as tintas, impedindo que seus componentes se separem ou que o produto fique impróprio para o uso de tão espesso. Eles são também 'condutores da cor', porque tornam os corantes compatíveis com o produto, de forma que a cor criada seja a mesma na tinta envazada e também depois de aplicada, factor importantíssimo este.
As tintas têm também conservantes, outra espécie de aditivos usados nos produtos à base de água. Os conservantes bactericidas impedem a formação de bactérias sobre a pintura. São importantes, pois algumas latas são constantemente abertas e eles garantem que não ocorram contaminações no produto.

Os conservantes fungicidas retardam o aparecimento de fungos e algas na superfície com tinta seca. Estão principalmente nos produtos para exterior e para regiões e ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas.
As temidas bolhas na pintura são combatidas na tinta com os anti-espumantes, que estouram as bolhas formadas quando a tinta é misturada na fábrica, no agitador ou quando é aplicada na parede com rolos.


Além de água, as tintas recebem líquidos chamados coalescentes, que ajudam o ligante a formar um bom filme quando aplicado até a temperatura mínima recomendada. Há também os co-solventes, que garantem que a tinta líquida não perca qualidade quando congelada, facilitam a pintura com pincel, ao garantir o que os técnicos chamam de 'tempo aberto', o tempo em que a tinta pode ser aplicada e trabalhada, antes que comece a secar.


PS. Acima tentei resumir um pouco da história da tinta, sua origem e sua composição química, para que todos possam entender um pouquinho mais acerca desse produto que tanto fascina quem ama artesanato. Espero que lhe seja mais uma vez útil. Bom trabalho à todas.
Avaliação
Conhecer tipos de tinta.
Desenvolver o potencial criativo.
Valorizar a cultura local.
Possibilitar a interação entre as crianças.


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