sábado, 24 de setembro de 2011

TEMA: “DESAFIOS REAIS, SOLUÇÕES DIVERTIDAS”

PÚBLICO ALVO:
     1ª E 2ª ETAPAS DO II CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL








1)    Identificação da escola: Escola Nicanor Souto Maior – Ensino Fundamental e médio.
a)    Endereço: Rua Carlos Laet, s/nº - Indianópolis – telefone: (081) 3721-1167, e-mail: escola_nicanor@hotmail.com, código do INEP: 260538-53;
b)    Gestores:
1.    Gestor: Edvaldo Ferreira de Brito,
2.    Vice gestora: Zélia Maria de Carvalho,
3.    Secretária: Patrícia Eugênea Alves da Gama Aroeira,
4.    Educadora de apoio: Neide Mota de Oliveira Araújo.

2)    Colaboradores:
a)    Carmem Lúcia Ferraz (BE);
b)    Tânia Maria Moreira Santos (CTE);
c)    Maria do Socorro Granja Machado Ferraz (CTE);
d)    Maria dos Milagres Moraes Monteiro (CTE);
e)    John Cleidson da Silva (professor);
f)     Vilma Maria Santana de Albuquerque (professora);
g)    Luciene Rodrigues (professora);
h)   Maria José Soares Alves (BE);
i)     Cinthia Larissa, Nicarla Santos, Raio de Luar, Warlla Layane e Hakawãn Miguelângelo (alunos do 3ª ano A do ensino médio).

3)    Objetivo geral:
          Melhorar o desempenho no IDEB, mostrando às crianças que a Matemática é fascinante e está no dia-a-dia, integrada a outras disciplinas, como a língua portuguesa e as demais Áreas de Conhecimento.

4)    Justificativa: 
          A comunidade escolar reconhece as dificuldades de aprendizagem dos estudantes em Matemática e em outras Áreas de Conhecimento, decorrente da deficiência na leitura , na escrita e no entendimento do contexto, pois dele depende a construção do sentido de um texto.
          Para tanto, a proposta desta escola é ensinar conceitos matemáticos nas séries iniciais do Ensino Fundamental sem recorrer aos materiais pedagógicos de sempre.  Assim, o educando terá espaço para pensar, fugindo dos exercícios repetitivos e mecânicos, propondo desafios reais e atividades divertidas.
          O projeto não busca saciar a curiosidade em si, mas uma “certa” curiosidade, circunscrita ao ambiente em que se vive, ao corpo que se tem e às pessoas com as quais se convive.




5)    Ações:
a)    Pesquisa de livros de Literatura Infantil que oportunizem a a elaboração de situações-problema, tendo como sugestão o livro “Os problemas da família Gorgonzola”, de Eva Furnari;
b)    Leitura compartilhada, em dupla e individualmente;
c)    Roda de conversa após cada leitura das situações apresentadas nos episódios, verificando o entendimento da turma em cada problema surgido dos dilemas da família Gorgonzola;
d)    Favorecimento de novas informações, relacionadas com o conteúdo, durante as pausas da leitura compartilhada;
e)    Releitura dos dilemas da família Gorgonzola, esclarecendo as dúvidas, fazendo relações que permitam a compreensão;
f)     Distinção dos caminhos ou estratégias para resolver as questões;
g)    Interação com as expressões dos alunos, demonstrando liberdade e confiança para levantar hipóteses, responder e refletir sobre os resultados encontrados;
h)   Comparação das argumentações dos alunos sobre as respostas em atividades que não estavam propostas no livro;
i)     Os professores envolvidos devem traçar um mapa conceitual sobre as linhas gerais do projeto em todas as suas fases e passos, assim como o tema central e os subtemas ou temas adjacentes ao projeto.  É essencial a preocupação dos professores em permitir que toda informação colhida na investigação inicial esteja sempre relacionada aos saberes e às experiências dos alunos.  

6)    Produto final:
a)    Elaboração de um livro de problemas, levando em consideração os dilemas da família Gorgonzola;
b)    Organização de uma culminância com exposição das atividades e uma manhã de autógrafos;
c)    Análise das estratégias utilizadas pelos convidados para resolver os problemas expostos em um varal;
d)    Mostrar à comunidade escolar trechos gravados durante as etapas do projeto;
e)    Dramatizações, músicas, cartazes e outras atividades.

7)    Áreas de Conhecimentos envolvidas:
a)    Matemática,
b)    Português,
c)    Artes,
d)    Ciências,
e)    Geografia e
f)     História.

8)    Resultados esperados em relação aos conteúdos:
a)    Conceituais:
·         Analisar as situações apresentadas nos episódios da História durante a leitura compartilhada;
·         Conceituar operações fundamentais, frações, tabelas, estimativas e cálculo mental;
·         Analisar gráficos e tabelas, utilizando as situações propostas no texto;
·         Conceituar com clareza idéias como preconceito, racismo e outras.
b)    Procedimentais:
·         Calcular problemas mentalmente, observando a situação das personagens;
·         Elaborar problemas matemáticos, observando as características das personagens;
·         Construir gráficos e tabelas utilizando competições entre os alunos;
·         Registrar cada problema sobre os dilemas da família Gorgonzola durante a interpretação do professor e dos educandos;
·         Ilustrar com desenhos para interpretar os dados dos problemas;
·         Classificar, selecionar os problemas que comporão o livro, interagindo com todos os seguimentos da escola;
·         Visitar e buscar fontes alternativas na biblioteca;
·         Enviar cartas para os pais, colegas, biblioteca, central de tecnolgia e gestores, divulgando o projeto.
c)    Atitudinais:
·         Interpretar cada problema com a ajuda da professora e dos colegas, utilizando as informações do texto e respeitando as idéias dos outros;
·         Valorizar a leitura como fonte de informação e evolução coletiva;
·         Expressar liberdade e confiança para levantar hipóteses;
·         Interagir com todos os segmentos da escola, fazendo autocrítica, interrogando, buscando mais conhecimento sobre o tema do projeto.

9)    Recursos materiais:
a)    Livros de Literatura Infantil escolhidos pelos professores,
b)    Revistas e jornais,
c)    Papel madeira,
d)    Cartolinas coloridas,
e)    Papel quarenta,
f)     Papel ofício,
g)    Cordão,
h)   Jogos,
i)     Objetos pessoais das personagens,
j)     Fita adesiva,
k)    Máquina fotográfica,
l)     Filmadora,
m)  Cópias de textos,
n)   Cola quente,
o)    Emborrachado,
p)    Cola,
q)    Tesoura,
r)     Lápis hidrocor.

10) Recusos humanos: 
a)    Todos os segmentos da comunidade escolar,
b)    GRE e
c)    SEDUC.

11) Conteúdos de Matemática:
a)    Números e operações
·         Formação de problemas,
·         Resolução de situações-problema (através de estratégias pessoais e convencionalmente),
·         Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão,
·         Frações: leitura, comparação, representação, operações, situações-problema, equivalência, simplificação, redução ao mesmo denominador,
·         Estimativa,
·         Lucro e prejuízo,
·         Tabelas: registro de dados, descrição de observações, registro de atividades pessoais, dupla entrada.
b)    Espaço e forma:
·         Leitura -  intervenção de mapas, guias e fotos.

12) Ciências:
a)    Ser humano e saúde
·         Qualidade de vida,
·         Higiene e saúde.

13) Geografia:
a)    Investigação e contextualização sociocultural:
·         Cidadania e participação,
·         Direitos e deveres.

14) História:
a)    Investigação, compreensão e contextualização histórica:
·         Diversidade social, étnica e cultural,
·         A situação atual do Brasil,
·         Política, economia, saúde, educação e lazer.

15) Português:
a)    Oralidade:
·         Relatos de experiências,
·         Respeito às idéias dos outros e às diversidades de expressão,
·         Cantar canções propostas,
·         Resumo oral da História,
·         Argumentação/negociação/crítica,
·         Entrevista com colegas de outras turmas, professores, especialistas, entre outros.
b)    Leitura:
·         Inferência,
·         Localização de informações implícitas e explícitas nos textos,
·         Pontuação,
·         Tema e idéia central,
·         Relação: fatos X vida real,
·         Rimas,
·         Ritmo e entonação.
c)    Produção escrita:
·         Segmentação de palavras, frases e textos,
·         Produção e interpretação dos dilemas da família Gorgonzola,
·         Produção de um livro de problemas matemáticos, utilizando os conteúdos propostos,
·         Temporalidade, sequência,
·         Contexto, texto e intertexto.

16) Artes:
·         Contextualização sociocultural e histórica,
·         Leitura de imagens,
·         Dramatização das personagens do livro,
·         Expressão corporal,
·         Ritmos.

17) Avaliação:
        A avaliação desse projeto dar-se-á durante as etapas feitas em sala de aula, de forma contínua, observando a auto-avaliação e o engajamento do educador de apoio, professores, gestores, biblioteca, central de tecnologia e demais segmentos da comunidade escolar.
         À medida que a turma for se apropriando dos conteúdos propostos, vão surgindo os novos conteúdos de acordo com o seu nível. 
         Nessa perspectiva, os educadores são persuadidos a trocar experiências pedagógicas e coletivamente; organizam-se para estudar, replanejar, revendo posições, estratégias, modos de enfrentar surpresas e dificuldades do nosso cotidiano.
         Tudo isso deve ser registrado: as conquistas, as dúvidas, as expectativas dos alunos, a fim de ser analisada a evolução coletiva dos educandos.

18)       Cronograma:
DATA
AÇÃO
RESPONSÁVEL
01 a 05/09/2008
Reunião com todos os segmentos envolvidos para apresentação do projeto e disponibilização do material necessário.
Leitura compartilhada em dupla e individualmente do paradidático escolhido.
Educadora de apoio.
08 a 12/09/2008
Estudo dos conteúdos propostos de Matemática Língua Portuguesa e História.
Professores, educadora de apoio, biblioteca e central de tecnologia.
15 a 19/09/2008
Estudos dos conteúdos propostos de Matemática, Língua Portuguesa e Artes.
Professores e educadora de apoio.
22 a 30/09/2008
Estudo dos conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Geografia.
Professores e educadora de apoio
01 a 10/10/2008
Elaboração de um livro utilizando situações-problema.
Professores, educadora de apoio, BE e CTE.
13 a 17/10/2008
Organização da culminância
Professores, educadora de apoio, BE, CTE e gestores.
29/10/2008
Manhã de autógrafos com a presença da comunidade escolar e local.
Professores, educadora de apoio, BE, CTE e gestores.

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