sábado, 24 de setembro de 2011

Projeto Eleições

Fundamental I
Sugestão 01:
Conheça a letra do Hino Nacional Brasileiro e, no Editor de Textos, monte um glossário das palavras que se encontram em destaque na apresentação.

Sugestão 02:
A bandeira, o selo, o brasão e o Hino Nacional são símbolos da nossa Pátria. Que tal você presentear o nosso País com a criação de um novo símbolo que represente seu sentimento pela Pátria?
Sugestão de programa: Paint

Sugestão 03:
Promover uma eleição entre os alunos. Cada candidato deverá apresentar seu plano de governo, propostas de melhoria na escola e na comunidade.
Utilize o programa Urna Eletrônica, cadastre os candidatos e as informações mais relevantes sobre eles e mãos à obra, ou melhor, confirme no botão verde.

Sugestão 04:
Teste os seus conhecimentos sobre os Três Poderes da União, no jogo http://www.plenarinho.gov.br/diversao/novos-jogos/jogodospoderes_index.swf/view

Sugestão 05:
É hora da diversão! Aqui você poderá brincar e se divertir, além de aprender mais sobre ética e cidadania. http://www.portalzinho.cgu.gov.br/diversao/jogos

Fundamental II
Sugestão 01:
MIE – Ética e Cidadania /Eleições /Nível V Aulas no Ambiente Virtual
Aula n° 549 – Jogo da forca – Os três Poderes.
Aula n° 583 – Apresentação sobre História do Voto.
Aula n° 607 – Quiz sobre Eleições.

Sugestão 02:
Represente através de Charges e Caricaturas o momento atual das propagandas eleitoras.
Sugestão de programa: Corel Draw.

Sugestão 03:
Crônica - "Todos os Brasis", de Marta Medeiros. – Não podemos perder a fé.
- A partir da crônica, criar um mural, dividido em dois lados, "Brasil que temos" e "Brasil que queremos". Brasil que temos 
- montar com papel nas cores da bandeira e anotações como cada um vê a situação política do país. Brasil que queremos
- anotações com as transformações desejadas em destaque. 
- Finalizar com a escrita de textos em que os alunos escolhem um cargo político e dizem o que fariam se ocupassem essa posição.
- Trazer para a aula um recorte com a notícia mais impressionante do dia (pode ser uma vez por semana, por exemplo).
(Explorar as notícias, colocar num mural, o aluno resume a notícia e fala oralmente, pode ser em forma de noticiário, etc).

Sugestão 04:
Listar alguns problemas existentes no país, nas áreas de educação, economia, saúde e segurança pública.
Depois observar durante a propaganda eleitoral gratuita, no mínimo, dois candidatos e se as promessas deles estão voltadas para resolver alguns problemas listados. Reúna essas informações e prepare panfletos informativos para montagem de um mural-consulta.

Sugestão 05:
Assista a apresentação Eleições 2010 e esclareça as possíveis dúvidas de um processo de votação. A seguir pratique utilizando o Simulador de Urna Eletrônica.


Destinado a alunos do 1o Ciclo do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA:
Estamos em ano de eleições… Será que os alunos sabem o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores?
Será que também estão preocupados com os problemas do seu país? Da sua escola? Do seu bairro?
Que tal organizar uma eleição para escolher um representante, aquele que irá representar os alunos da escola, no clube, no condomínio, lembrando que os candidatos deverão apresentar suas propostas para, então, se submeterem à eleição? O candidato que demonstrar maior envolvimento com as causas sociais e atividades que desenvolvam o senso de cidadania, provavelmente, será a escolhido.
Desta forma, o voto se faz instrumento de transformação social, onde os eleitos estarão nos representando. Devemos cobrar deles atitudes honestas que beneficiem toda essa sociedade.
Será que seus alunos estão preparados para votar?
Com o desenvolver do projeto as crianças poderão aprender mais sobre a importância do voto e também escolher um candidato para representar seus interesses da sua escola ou dos moradores do seu bairro.
OBJETIVOS:
- Desenvolver a cidadania;
- Compreender a cidadania como participação social e política;
- Levar os alunos a compreender seus direitos e obrigações;
- Compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional;
- Aprender a questionar a realidade;
- Construir o conceito de: democracia; eleição; deputado (estadual e federal), senador e governador; convenção, comício, assembléia; urna, voto; título de eleitor;
- Identificar os candidatos, seus partidos políticos e siglas.
METODOLOGIA:
- Pesquisar e explicar o processo de eleição do Brasil;
- Analisar propagandas e programas eleitorais;
- Desenvolver um processo de eleição da escola.
ATIVIDADES:
Cada dupla ou grupo de alunos deverá:
- Criar um nome e um partido para o seu candidato;
- Criar um logotipo para o partido (não podendo ser de um partido já existente. Deve ser feito à mão livre)
- Explicar quem é esse político e o que ele pretende fazer (uma proposta de governo com sugestões e medidas que poderão ser tomadas para minimizar problemas da comunidade escolar, do clube, do condomínio);
- Criar um slogan para a Campanha;
- Detalhar as prioridades do seu governo (ex: saúde, educação, meio ambiente);
- Justificar por que devem votar no seu candidato.
PRODUÇÃO FINAL:
- Disponibilizar os candidatos, siglas dos partidos e propostas de cada um deles
- Realizar uma eleição
- Organizar debates com os alunos da escola, onde cada candidato terá oportunidade de esclarecer suas propostas;
- Confeccionar título de eleitor;
- Promover um concurso de charges sobre as eleições;
- Organizar um dia da eleição (mesários, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
- Apurar os votos dos candidatos;
- Divulgar da apuração e realizar uma cerimônia de posse do presidente eleito.
O que pode ser trabalhado com este projeto?
Língua Portuguesa: Leitura e escrita informal; Elaboração de discursos; Produção de textos.
Artes: Confecção de cartazes, faixas para a campanha, urnas, botons, Cédula Eleitoral, Título de Eleitor.
História/Geografia: História das Eleições, Estudo dos Três Poderes; Poluição sonora e visual.
Matemática: Número de candidatos, de eleitores e de vagas; horários dos programas; datas e horários das eleições.

Projeto Eleições Cidadãs
Justificativa

A cidadania só tem sentido como testemunho e prática de conhecimentos que levam à ação. É urgente levantar as bandeiras cidadãs da preservação ambiental, dos direitos humanos, da incorruptibilidade, da paz, enfim, quantas forem necessárias para formarmos cidadão conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a transformação de nosso país em uma “casa” boa de se viver.
Aprender a mobilizar conhecimentos para fazer intervenções solidárias na realidade é um direito dos nossos alunos. Respeitá-los como cidadãos é franquear a eles a porta do universo cognitivo e afetivo: o conhecimento significativo.
Através do desenvovimento de um blog colaborativo, pretende-se despertar nos educandos noções de cidadania e respeito à opinião do outro e a consciência de seu papel na sociedade.
Organização e implementação: Professoras de Informática Pedagógica

Andréa Toledo: Instituto Francisca de Souza Peixoto – Cataguases, MG
Rogéria Garonce: Colégio Santo Antônio - Belo Horizonte, MG
Gládis Leal dos Santos : CAIC Prof. Mariano Costa – Joinville, SC

Professoras envolvidas:

Mônica Talarico, Dicéia Godinho e Alvina Esteves
4ª série
Escola: E. M. Flávia Dutra
Cidade: Cataguases

Lenir Araújo
4ª série
Escola: E.E. Guido Marlière
Cidade: Cataguases

Milena Duarte
4ª série
Escola: E. M. Professor Antônio Amaro
Cidade: Cataguases

Jecemerei Andréa Weber Lopes.
Disciplina: História:
Série: 8ª
Escola: CAIC Prof. Mariano Costa
Cidade: Joinville, SC
éries envolvidas: Ensino Fundamental

Objetivos:

- Despertar a consciência cidadã das crianças participantes do projeto;
- Proporcionar aos alunos oportunidades para que possam pensar, questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar para que possamos viver num país e num estado melhor;
- Incentivar o aluno, desde já, a participar da política de forma ativa, mostrando a importância de bons governantes para qualquer país;
- Observar de forma crítica as promessas dos candidatos, verificando se realmente há possibilidade de cumpri-las;
- Incentivar a conversa em família sobre a política, ajudando os pais a escolherem seus candidatos, alertando os mesmos para políticos corruptos que estão concorrendo a cargos públicos;
- Conhecer o significado do voto consciente;
- Ajudar na formação de cidadãos conscientes de suas potencialidades, conhecedores de seus direitos e responsabilidades;
- Pesquisar o funcionamento dos três poderes em nível federal, estadual e municipal, bem como os cargos a serem disputados nas eleições 2006;
- Conhecer as propostas de governo dos candidatos à presidência da República verificando as necessidades do povo brasileiro e a pertinência dessas propostas no contexto brasileiro atual;
- Respeitar as opiniões dos colegas de intercâmbio e da escola fazendo comentários construtivos sobre suas produções textuais;
- Estimular o exercício de cidadania quanto à realidade que vivemos e nossa responsabilidade enquanto agentes transformadores, tanto nas eleições, quanto no dia a dia da sociedade;
Implementação:

O projeto Eleições Cidadãs está sendo desenvolvido com as crianças que estudam no Instituto Francisca de Sousa Peixoto em Cataguases, MG, no Caic Mariano Costa em Joinville, SC e colégio Santo Antônio em Belo Horizonte, MG. O projeto acontece em sua maioria em ambiente virtual através de escrita colaborativa no Blog

Atividades acontecem também em sala de aula onde são construídos os textos com orientação de professores de história e de Ensino Fundamental.

Metodologia

- Fazer uma lista com os problemas existentes no país. Depois pedir que observem os candidatos e vejam se há algo que estão prometendo que resolva algum problema listado por eles;
- Incentivar os alunos para que assistam a propaganda eleitoral gratuita, anotar o que os candidatos estão listando como problemas e as soluções apresentadas pelos mesmos. Daí fazer uma crítica sobre o que foi dito por eles, ponderando as possibilidades reais de tais promessas serem cumpridas;
- Para os candidatos à reeleição, procurar o programa de governo apresentado na eleição anterior e verificar o que foi efetivamente executado pelo político em questão;
- Procurar lista de candidatos e verificar os que já foram indiciados em alguma CPI ou outro processo de corrupção, e publicar, evitando assim que vençam as eleições e continuem corrompendo e desfalcando os cofres públicos;
- Promover na escola eleição entre os alunos. Cada candidato deverá apresentar seu plano de governo, propostas de melhoria na escola e na comunidade;
- Comparar o país de ontem e de hoje: como era sua estrutura física? Como eram os costumes? E a convivência familiar? Quais eram os principais valores? O que mudou? Destacar pontos positivos e negativos. O que esperamos do país para o futuro?
- Pesquisas em livros, revistas, jornais, folhetos, fotos, internet.
- Entrevistas com pessoas mais antigas sobre como era o país no passado e o que acham da época atual (colher depoimentos);
- Das atividades sugeridas surgirá material para publicação no blog onde haverá também interação entre os participantes.
- Aula expositiva dialogada , pesquisa em revistas, jornais, panfletos dos candidatos, na TV e na internet.
- Trabalho em grupo onde cada um pesquisará vários setores da sociedade: educação, economia, saúde, segurança pública. Alguns grupos também investigarão a estrutura de poderes em que vive o Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como suas atribuições
- Depois da pesquisa publicaremos comentários acerca dos diversos setores e das propostas desses temas no blog
- A seguir os alunos terão momentos de comentário acerca das publicações dos colegas de intercâmbio e da escola que participam do projeto.
.
Cronologia:
Início do projeto: agosto de 2006
1 aula por semana até o fim do processo eleitoral.

Avaliação:
Será feita durante todo o processo através da observação das atividades desenvolvidas, dos textos produzidos e dos comentários feitos no blog.


PROJETO ELEIÇÃO
Destinado a alunos do 1o Ciclo do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA:
Estamos em ano de eleições… Será que os alunos sabem o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores?
Será que também estão preocupados com os problemas do seu país? Da sua escola? Do seu bairro?
Que tal organizar uma eleição para escolher um representante, aquele que irá representar os alunos da escola, no clube, no condomínio, lembrando que os candidatos deverão apresentar suas propostas para, então, se submeterem à eleição? O candidato que demonstrar maior envolvimento com as causas sociais e atividades que desenvolvam o senso de cidadania, provavelmente, será a escolhido.
Desta forma, o voto se faz instrumento de transformação social, onde os eleitos estarão nos representando. Devemos cobrar deles atitudes honestas que beneficiem toda essa sociedade.
Será que seus alunos estão preparados para votar?
Com o desenvolver do projeto as crianças poderão aprender mais sobre a importância do voto e também escolher um candidato para representar seus interesses da sua escola ou dos moradores do seu bairro.
OBJETIVOS:
- Desenvolver a cidadania;
- Compreender a cidadania como participação social e política;
- Levar os alunos a compreender seus direitos e obrigações;
- Compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional;
- Aprender a questionar a realidade;
- Construir o conceito de: democracia; eleição; deputado (estadual e federal), senador e governador; convenção, comício, assembléia; urna, voto; título de eleitor;
- Identificar os candidatos, seus partidos políticos e siglas.
METODOLOGIA:
- Pesquisar e explicar o processo de eleição do Brasil;
- Analisar propagandas e programas eleitorais;
- Desenvolver um processo de eleição da escola.
ATIVIDADES:
Cada dupla ou grupo de alunos deverá:
- Criar um nome e um partido para o seu candidato;
- Criar um logotipo para o partido (não podendo ser de um partido já existente. Deve ser feito à mão livre)
- Explicar quem é esse político e o que ele pretende fazer (uma proposta de governo com sugestões e medidas que poderão ser tomadas para minimizar problemas da comunidade escolar, do clube, do condomínio);
- Criar um slogan para a Campanha;
- Detalhar as prioridades do seu governo (ex: saúde, educação, meio ambiente);
- Justificar por que devem votar no seu candidato.
PRODUÇÃO FINAL:
- Disponibilizar os candidatos, siglas dos partidos e propostas de cada um deles
- Realizar uma eleição
- Organizar debates com os alunos da escola, onde cada candidato terá oportunidade de esclarecer suas propostas;
- Confeccionar título de eleitor;
- Promover um concurso de charges sobre as eleições;
- Organizar um dia da eleição (mesários, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
- Apurar os votos dos candidatos;
- Divulgar da apuração e realizar uma cerimônia de posse do presidente eleito.
O que pode ser trabalhado com este projeto?
Língua Portuguesa: Leitura e escrita informal; Elaboração de discursos; Produção de textos.
Artes: Confecção de cartazes, faixas para a campanha, urnas, botons, Cédula Eleitoral, Título de Eleitor.
História/Geografia: História das Eleições, Estudo dos Três Poderes; Poluição sonora e visual.
Matemática: Número de candidatos, de eleitores e de vagas; horários dos programas; datas e horários das eleições.

O projeto “Eleições na Escola” foi desenvolvido em 2006. Os resultados foram surpreendentes: os estudantes discutiram questões importantes sobre a estrutura e o funcionamento do colégio e no último debate contaram com a presença do diretor geral. As sugestões feitas pelos alunos foram observadas e o convívio no ambiente escolar melhorou sensivelmente.
Além dos objetivos propostos possibilitou uma reflexão ampla a respeito dos direitos e deveres do cidadão e a convivência em sociedade. Abaixo segue a proposta original do projeto.
Introdução
Em outubro próximo o Brasil enfrentará mais um processo eleitoral, consolidando os ideais democráticos em nosso país. Muitos intelectuais afirmam que uma nação forte e justa somente poderá ser construída através desta perspectiva ideológica. Porém, estes tais ideais na prática ainda são uma utopia, pois grande parte dos eleitores brasileiros sequer sabem a função exata de um deputado federal, por exemplo.
Dentro desta perspectiva, é fundamental a importância da escola, até porque é neste espaço que a utopia democrática pode ser estudada e compreendida, para que enfim possamos viver numa democracia real, não imaginária.
Justificativa
O debate acerca das questões que envolvem uma eleição podem abranger diversos e importantes temas. Conforme a disciplina, estas questões poderão ser especificadas por cada professor e/ou trabalhadas em grupo. Este tema estará veiculado diariamente na imprensa, sendo uma ótima oportunidade para aprofundar alguns pontos e sedimentar estes conteúdos.

Objetivos gerais
  • Entender / conhecer as funções específicas dos nossos representantes, bem como o sistema político adotado no Brasil;
  • Compreender e praticar o processo eleitoral;
  • Conhecer uma urna eletrônica;
  • Comparar os sistemas políticos adotados em outros países com o caso brasileiro;
  • Visitar a Assembléia Legislativa Estadual;
  • Desenvolver o espírito crítico e o poder de argumentação.
Avaliação
Será realizada uma eleição no colégio, onde os alunos do sexto ano do ensino fundamental criarão chapas, desenvolverão a campanha, participarão de debates e concorrerão ao cargo de representante dos alunos.
Depois das eleições faremos uma visita a Assembléia Legislativa Estadual. Após a visita os estudantes criarão um texto sobre a aula-passeio e a sua participação no processo eleitoral ocorrido na escola.

Turmas
6º ao 9º do Ensino fundamental


Projeto Ética e Cidadania: Eleições
1. Justificativa:
A cidadania só tem sentido como testemunho e prática de conhecimentos que levam à ação. É urgente levantar as bandeiras cidadãs e aprender a mobilizar conhecimentos para fazer intervenções solidárias. É um direito dos nossos alunos.
A ação que motivou o Projeto Ética e Cidadania, que foi desenvolvido nas aulas de informática, na Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto, foi a campanha do agasalho. Depois de uma grande campanha que arrecadou várias peças, os alunos entregaram parte das doações à asilos de nossa cidade e de uma cidade vizinha e, o restante, à crianças de escolas rurais de Cataguases.
A entrega em um dos asilos se transformou em festa porque as crianças levaram, além das roupas, alegria e um saboroso e farto lanche que foi saboreado junto com os internos. Tornando a visita perfeita, a banda “Os Românticos”, do GPTo Teatro de Bonecos, colocou todos para dançar com animadas músicas e muita descontração.
Depois de tanto empenho dos alunos, resolvi dar continuidade ao projeto, envolvendo-os em várias atividades cidadãs, dando ênfase às eleições que passo a descrever a seguir.
2. Objetivos:

- Despertar a consciência cidadã das crianças participantes do projeto;
- Proporcionar aos alunos oportunidades para que possam questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar para que possamos viver num país melhor;
- Incentivar a criança, desde cedo, a participar da política de forma ativa, mostrando a importância de bons governantes para qualquer país;
- Observar de forma crítica as promessas dos candidatos, verificando se realmente há possibilidade de cumpri-las;
- Conhecer o significado do voto consciente;
- Ajudar na formação de cidadãos conscientes de suas potencialidades, conhecedores de seus direitos e responsabilidades;
3. Conteúdos curriculares:

As atividades desenvolvidas tiveram início durante as aulas de informática na Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto. Depois se estenderam em parceria com os professores de todas as matérias, colocando em prática a interdisciplinaridade, tão importante para o aprendizado dos alunos.
4. Metodologia:
Quando comecei a dar aulas de informática educativa, achava limitado o trabalho com softwares educacionais e buscas na Internet. Foi então que dei início a modestas ações cidadãs que sempre foram apoiadas pela instituição. Participamos da campanha Natal sem Fome, de intercâmbios virtuais através de fóruns, emails e chats com outras escolas, fizemos teatro e plantamos árvores.
Em 2004, iniciamos a campanha do agasalho, e foi a partir daí que desenvolvemos, a meu ver, o melhor trabalho envolvendo Ética e Cidadania. Como já foi citado na justificativa, arrecadamos agasalhos e fomos a asilos levar um pouco de alegria e carinho aos velhinhos.
Logo depois participamos ativamente, pela segunda vez, das eleições, buscando informações sobre as propostas dos candidatos, levando a eles nossas sugestões e deixando claro que os eleitos seriam cobrados por aquilo que prometessem. Estas ações em muito contribuíram para o crescimento do projeto. A seguir estão listadas as atividades desenvolvidas desde o início da campanha eleitoral.
- Listagem dos problemas existentes na cidade e  observação das propostas dos candidatos, verificando se o que estavam prometendo resolveria algum deles;
- Bate-papo em sala de aula com o tema: “O que cada candidato já fez pelo seu bairro?”;
- Entrevista com candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores;
- Participação de representantes dos alunos da Biblioteca Digital no último debate dos candidatos à prefeitura de Cataguases, no dia 25 de setembro, no Teatro Rosário Fusco, promovido pelo Instituto Cidade de Cataguases;
- Bate-papo: comparação da cidade de Cataguases de ontem e de hoje. Como era a cidade (estrutura física)? Como eram os costumes e a convivência familiar, quais eram os principais valores? O que mudou? Destaque para os pontos positivos e negativos. O que esperamos da cidade para o futuro?
- Pesquisas em livros, revistas, jornais, folhetos, fotos, Internet;

Depois dessas atividades, foram entregues títulos de eleitor para cada criança. As eleições foram feitas com personagens da literatura infantil. Por determinação do juiz eleitoral não pudemos utilizar as fotos nem os nomes dos candidatos à prefeitura de Cataguases. Apesar deste contratempo, a eleição foi um sucesso. Os personagens tinham planos de governo e foi criado um programa de computador para que a eleição pudesse ser realizada.  Entre os candidatos estavam a boneca Emília, defensora das florestas e dos animais; o Menino Maluquinho, amigo do livro; a Bruxa Keka, que defendia o direito de todos a comer meleca, e a personagem Mônica, empenhada em sua incansável luta contra os meninos.
Embora fictícios, os candidatos não deixaram de ter significado político, pois todos possuíam planos de governo. Uns bons e outros ruins, dando oportunidade às crianças de pensarem e escolherem os melhores. O resultado das eleições comprovou a capacidade política dos pequenos que elegeram o Menino Maluquinho como melhor “prefeito” e a boneca Emília para sua “suplente”. A Bruxa Keka, pobrezinha, teve apenas dois votos.
Durante todo o projeto, mensagens eram trocadas através de recursos na Internet como Fórum e Chat, entre os alunos da Biblioteca Digital e do Colégio Santo Antônio em Belo Horizonte/MG, que também participaram de ações solidárias, enriquecendo as experiências de ambos.

5. Avaliação:

A avaliação foi feita no decorrer do processo, quando eram observadas as reações dos alunos, como o seu empenho em participar da arrecadação dos agasalhos e alimentos, assim como seu interesse em conhecer os planos de governo dos candidatos.  Destaque avaliativo para a elaboração das perguntas que foram feitas aos candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores.

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