sábado, 24 de setembro de 2011

Projeto Fundo do Mar

JUSTIFICATIVA

As férias trouxeram para as crianças um grande interesse no que se diz respeito aos
mistérios do mar.

As rodas de conversas tornaram-se interessantes e contagiantes diante dos relatos
sobre praia, sol, mar e curiosidades sobre plantas e animais marinhos. Esse interesse
contribuiu para que montássemos um projeto que explorasse essa idéia, promovendo assim
a interação entre as diferentes áreas de conhecimento e levando em conta a teoria das
Inteligências Múltiplas segundo Gardner.

Aproveitando a riqueza do tema e entusiasmo das crianças é que damos início ao
projeto “FUNDO DO MAR”.

OBJETIVOS

-Estimular a curiosidade dos alunos;

-Criar oportunidades para a busca de novas informações;

-Estimular a variedade de inteligências utilizando-se diferentes recursos;

-Conhecer diversas formas de vida, valorizá-las e respeitá-las;

-Salientar sobre a importância da preservação do meio ambiente;

-Conhecer, diferenciar e classificar os animais marinhos (mamíferos, crustáceos,...);

-Mostrar e valorizar as riquezas provenientes do mar: alimentos, sal, petróleo.

-Reconhecer a importância do lazer sem riscos;

-Propiciar às crianças o contato com diferentes autores, ilustrações e editoras que
abordam o tema.

ESTRATÉGIAS

 PESQUISAS
-Curiosidades sobre animais marinhos;
-Plantas aquáticas;
-Prato preferido (frutos do mar).
ATIVIDADES REFERENTES AO TEMA
-Forca, enigma, cruzadão, ilustrações de músicas e poesias;
-Escritas espontâneas;
-Livros diversos, fantoches, textos coletivos.
PAINÈIS E CARTAZES
-Fotos de viagens à praia;
-Palavras chaves do projeto;



-Rimas, poesias e músicas;

CULINÁRIA

-Eleger um prato da pesquisa (frutos do mar);

-Peixe assado.

INFORMÁTICA

-Softwares relacionados ao tema;

LABORATÓRIO

-Montagem de um mini aquário;

-Observação de peixes e outros animais marinhos;

-Constituição óssea dos peixes;

-Observação de plantas aquáticas;

-Nível dos líquidos;

-Separação da água e do sal

PASSEIOS

-Visita ao CDCC;

-Conhecer uma peixaria.

VÍDEOS EDUCATIVOS

-Documentários sobre a vida marinha e preservação do meio ambiente.

JOGOS CORPORAIS E RODAS CANTADAS

-Caça ao tesouro

-Cantigas de roda (caranguejo, se eu fosse um peixinho, peixe vivo, o peixinho foi
nadando...).

Tendo como propósito desenvolver as Inteligências Múltiplas, e auxiliar a

criança a atingir se espectro de competências elaboramos um conjunto de propostas

de trabalho que contemplem essa possibilidade considerando as dimensões:

Lógico – matemática: encontrar soluções nas atividades de problemas

lógicos propostos ao aluno e em situações cotidianas. Lidar com números, descrever

resultados usando gráficos, dar possibilidades para questionar, levantar hipóteses e

comparar.

Recursos utilizados-Bingos de números e quantidades, calendário, culinária,

atividades de seriação, classificação, conceito matemáticos...

Lingüística: lidar de forma criativa com as letras e palavras através de

diversos portadores de textos como recortes de jornais e revistas, poemas, rótulos,

textos coletivos...

Recursos utilizados – Atividades no caderno dicionário e brochura,

pesquisas, rimas, forca, enigma, livros, histórias, escritas espontâneas palavras

chaves do projeto...

Pictórica: Reproduções de músicas, parlendas, poemas, textos, através do

desenho.

Recursos utilizados-diversas técnicas de pintura, desenhos livres, com

indício, ditado, com tema, da história...

Musical : Rodas cantadas, brincadeiras e jogos corporais com músicas

referentes ao projeto, ouvir diferentes gêneros musicais...

Espacial: fornecer subsídios para que a criança perceba o mundo com

precisão, e apresente uma boa orientação espaço corporal.

Recursos utilizados-Jogos corporais, exploração de mapas...


Corporal-Cinestésica: usar o corpo de diferentes maneiras.

Recursos utilizados-realização de mímicas, dramatizações...

Intrapessoal: manifestar suas emoções e sentimentos adequadamente e
diferentes situações.

Recursos utilizados-conversas formais e informais.

Interpessoal: respeitar as diferenças e relacionar-se bem com as outras
pessoas.

Recursos utilizados-exploração dos combinados, utilização do diálogo na
resolução dos problemas, rotina da sala de aula, jogos regrados...

Naturalista: consciência da preservação do meio ambiente, mares, espécies
marinhas.

Recursos utilizados-através de um conhecimento aprofundado do projeto,
rodas de conversas, pesquisas, histórias, passeios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário