JUSTIFICATIVA
As férias trouxeram para as crianças um grande interesse no que se diz respeito aos
mistérios do mar.
As rodas de conversas tornaram-se interessantes e contagiantes diante dos relatos
sobre praia, sol, mar e curiosidades sobre plantas e animais marinhos. Esse interesse
contribuiu para que montássemos um projeto que explorasse essa idéia, promovendo assim
a interação entre as diferentes áreas de conhecimento e levando em conta a teoria das
Inteligências Múltiplas segundo Gardner.
Aproveitando a riqueza do tema e entusiasmo das crianças é que damos início ao
projeto “FUNDO DO MAR”.
OBJETIVOS
-Estimular a curiosidade dos alunos;
-Criar oportunidades para a busca de novas informações;
-Estimular a variedade de inteligências utilizando-se diferentes recursos;
-Conhecer diversas formas de vida, valorizá-las e respeitá-las;
-Salientar sobre a importância da preservação do meio ambiente;
-Conhecer, diferenciar e classificar os animais marinhos (mamíferos, crustáceos,...);
-Mostrar e valorizar as riquezas provenientes do mar: alimentos, sal, petróleo.
-Reconhecer a importância do lazer sem riscos;
-Propiciar às crianças o contato com diferentes autores, ilustrações e editoras que
abordam o tema.
ESTRATÉGIAS
PESQUISAS
-Curiosidades sobre animais marinhos;
-Plantas aquáticas;
-Prato preferido (frutos do mar).
ATIVIDADES REFERENTES AO TEMA
-Forca, enigma, cruzadão, ilustrações de músicas e poesias;
-Escritas espontâneas;
-Livros diversos, fantoches, textos coletivos.
PAINÈIS E CARTAZES
-Fotos de viagens à praia;
-Palavras chaves do projeto;
-Rimas, poesias e músicas;
CULINÁRIA
-Eleger um prato da pesquisa (frutos do mar);
-Peixe assado.
INFORMÁTICA
-Softwares relacionados ao tema;
LABORATÓRIO
-Montagem de um mini aquário;
-Observação de peixes e outros animais marinhos;
-Constituição óssea dos peixes;
-Observação de plantas aquáticas;
-Nível dos líquidos;
-Separação da água e do sal
PASSEIOS
-Visita ao CDCC;
-Conhecer uma peixaria.
VÍDEOS EDUCATIVOS
-Documentários sobre a vida marinha e preservação do meio ambiente.
JOGOS CORPORAIS E RODAS CANTADAS
-Caça ao tesouro
-Cantigas de roda (caranguejo, se eu fosse um peixinho, peixe vivo, o peixinho foi
nadando...).
Tendo como propósito desenvolver as Inteligências Múltiplas, e auxiliar a
criança a atingir se espectro de competências elaboramos um conjunto de propostas
de trabalho que contemplem essa possibilidade considerando as dimensões:
Lógico – matemática: encontrar soluções nas atividades de problemas
lógicos propostos ao aluno e em situações cotidianas. Lidar com números, descrever
resultados usando gráficos, dar possibilidades para questionar, levantar hipóteses e
comparar.
Recursos utilizados-Bingos de números e quantidades, calendário, culinária,
atividades de seriação, classificação, conceito matemáticos...
Lingüística: lidar de forma criativa com as letras e palavras através de
diversos portadores de textos como recortes de jornais e revistas, poemas, rótulos,
textos coletivos...
Recursos utilizados – Atividades no caderno dicionário e brochura,
pesquisas, rimas, forca, enigma, livros, histórias, escritas espontâneas palavras
chaves do projeto...
Pictórica: Reproduções de músicas, parlendas, poemas, textos, através do
desenho.
Recursos utilizados-diversas técnicas de pintura, desenhos livres, com
indício, ditado, com tema, da história...
Musical : Rodas cantadas, brincadeiras e jogos corporais com músicas
referentes ao projeto, ouvir diferentes gêneros musicais...
Espacial: fornecer subsídios para que a criança perceba o mundo com
precisão, e apresente uma boa orientação espaço corporal.
Recursos utilizados-Jogos corporais, exploração de mapas...
Corporal-Cinestésica: usar o corpo de diferentes maneiras.
Recursos utilizados-realização de mímicas, dramatizações...
Intrapessoal: manifestar suas emoções e sentimentos adequadamente e
diferentes situações.
Recursos utilizados-conversas formais e informais.
Interpessoal: respeitar as diferenças e relacionar-se bem com as outras
pessoas.
Recursos utilizados-exploração dos combinados, utilização do diálogo na
resolução dos problemas, rotina da sala de aula, jogos regrados...
Naturalista: consciência da preservação do meio ambiente, mares, espécies
marinhas.
Recursos utilizados-através de um conhecimento aprofundado do projeto,
rodas de conversas, pesquisas, histórias, passeios...
Nenhum comentário:
Postar um comentário