sábado, 24 de setembro de 2011

Projeto: "Dedo verde"


Duração:
Ano letivo 2007

Público alvo:
De berçário I à jardim II

Autores:
Toda equipe docente e coordenadora pedagógica

Justificativa:
O projeto de Educação Ambiental é uma das metas de trabalho de nossa escola, tendo como princípios a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural , o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.

Objetivos Geral:
Estimular a participação de professores, funcionários, pais e alunos resgatando e fortalecendo a responsabilidade pelas questões ambientais. O envolvimento da escola com o tema educação ambiental gera a necessidade de conhecimento e informação para que se possa desenvolver um trabalho adequado com as crianças.

Objetivos Específicos:
·         estimular a implantação de um viveiro de mudas e arbonização na escola;
·         reduzir, reciclar, repensar, reutilizar;
·         sensibilizar o aluno sobre as questões ambientais, através da arte e das brincadeiras;
Projetos por turmas:
·         Berçário I – Projeto Soprinho (ar);
·         Berçário misto - Projeto Passos Molhados (água);
·         Berçário II - Projeto Mãos à Terra;
·         Maternal I A e B - Projeto Cházinho;
·         Maternal II A e B - Projeto Sementinha;
·         Jardim I A e B - Estação das Flores;
·         Jardim II A e B - Salada, saladinha (projeto complementar de artes “Tarcila”).
Culminância

Construção de um viveiro, nos fundos da escola, com a participação de todas as turmas, sob orientação das educadoras , pais e colaboradores desta escola e “Mostra Pedagógica” como forma de mostrar todo processo do projeto do ano letivo.

Bibliografia
·         Referencial curricular nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e do Desporto.
·         Educação Ambiental com crianças pequenas – Relato de Experiência – seção Cotidiano (pesquisa Google).
·         Instituto “o direito por Um Planeta Verde” Legislação – Lei nº 9.798, de 27 de abril de 1999.





Berçário I
Projeto: "Soprinho"

Tema: Ar (o fôlego da vida)

Duração: ano letivo de 2007

Público alvo: berçário I (crianças de 3 meses a 9 meses)

Autores:
Fernanda Carneiro Dias
Rosivania Maria de Oliveira
Marivalda Candido Prudêncio

Justificativa: este trabalho visa possibilidade as crianças a ter seu primeiro conceito de ar, vento, a qual faremos experiências e brincadeiras. Como poderemos usar o ar em nossas brincadeiras, qual brinquedos precisam de vento para funcionar.

Objetivos: ajudar às crianças a aprender através de situações lúdicas, conhecendo o meio em que vivem.

Conteúdos: ar e vento, clima

Materiais utilizados:
·         bexigas;
·         Cartazes,
·         Cata-vento,
·         Papeis diversos,
·         Brinquedos.
Culminância: festa da bexiga, Cata-vento

Bibliografia:
·         Referencial Curricular para a educação Infantil
·         (MORENO) Jean Carlos, (JUNIOR) Antonio Fontoura Coleção Vitória Regia; estudos sociais.
·         Fonte internet




Berçário Misto
Projeto: "Passos Molhados"

Tema: Água

Duração: Ano letivo de 2007

Período: de fevereiro a dezembro

Público Alvo: Berçário Misto (crianças de 9 meses à 1,04)

Autoras:
Beatriz Mendonça
Eliane Ribeiro
Larissa Sartori

Justificativa:
Vemos a necessidade da água como um elemento indispensável para nossas vidas, nossa saúde e para o meio em que vivemos.

Objetivos:
·         Explorar o meio ambiente;
·         Ter contato com a água, explorando-a;
·         Valorizar sua importância para os seres vivos;
·         Manifestar interesse e curiosidade por esse elemento;
·         Estabelecer contato com pequenos animais aquáticos;
·         Reconhecer os principais estados da água (liquido, sólido e gasoso) e suas diferentes temperaturas.
Conteúdo:
·         Conversa sobre a água;
·         Banho diário – banho de piscina;
·         Brincadeiras com água;
·         Sensação (gelo);
·         Observação da chuva;
·         Histórias relacionadas à água, ao meio ambiente;
·         Registrar nosso trabalho.
Materiais utilizados:
1.   Livros de histórias;
2.   Gelo;
3.   Água;
4.   Tintas;
5.   Pincéis, espumas, rolinhos para pintura;
6.   Diversos papéis;
7.   Bexigas;
8.   Pratinhos de papelão.
Culminância
Confecção de um aquário.

Avaliação

A avaliação será constante (todos os dias) observando a curiosidade, o envolvimento e o interesse das crianças pelo meio ambiente e pela água.

Bibliografia

Livro: REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL.






Berçário II
Projeto: "Mãos a Terra"

Tema: Terra

Duração/Período: Março a Dezembro

Público alvo: Berçário II crianças de 1 a 2 anos

Autoras:
Luciane Cristina Palmeira
Luciane Gonzales de Lima
Sirlei de Castro Ribeiro

Justificativa:
Observamos a necessidade de inserir as crianças na conscientização do meio ambiente e sua preservação , conhecendo assim seus elementos principais.

Objetivos:
Explorar o meio ambiente para que os alunos possam estabelecer contato com o solo e pequenos animais, manifestando curiosidade e interesse:
·         Observar o desenvolvimento das plantas;
·         Reconhecer o solo como um ambiente onde habitam seres de várias espécies;
·         Reconhecer a importância do solo para as plantas;
·         Valorizar a preservação do meio ambiente.
Conteúdos:
·         Terra;
·         Água;
·         Seres vivos;
·         Meio ambiente.
Materiais utilizados:
·         Terra;
·         Água;
·         Mudas e/ou sementes de plantas, flores e verduras;
·         Vasos, latas e garrafas descartáveis;
·         Livros, sulfite, giz de cera, guache etc.
Metodologia:
·         Roda de conversa sobre as plantas e os seres vivos;
·         Passeio pela unidade escolar vivenciando o meio ambiente, estabelecendo contato com o solo, as plantas e pequenos animais;
·         Preparar a terra para semear e/ou plantar flores, verduras.
Culminância: Colher as verduras, preparar uma deliciosa salada, auxiliando os alunos na sua preparação e saboreá-la juntamente com a refeição do dia.

Bibliografia:
·         Site www.faber_castell.com.br
·         Referencial Curricular de Educação Infantil
·         Revista Nova Escola/Editora Abril



Maternal I A e B
Projeto: "Cházinho"

Tema: chá, cheiro e curas ( plantas medicinais)

Duração: ano letivo de 2007

Autores:
Camila Rogeri da Silva,
Fabiana Cristina dos Santos,
Juliana Lillian Nascimento Bergo,
Talita Lorencin

Justificativa:
Vemos a necessidade de mostrar para as crianças a importância que as plantas tem em nossa saúde como a prevenção e até cura de algumas doenças.

Objetivo:
1.   Conscientizar a importância do uso de plantas medicinais à saúde;
2.   Valorizar recursos naturais;
3.   Preservar o ambiente, cuidar das plantas.
Conteúdos:
·         A importância das plantas medicinais para a saúde;
·         O trabalho com a terra;
·         A semente, o começo de tudo;
·         Os elementos para a planta ( alimantaçao da palnta)
·         As ervas medicinais prontas (chá)
Materiais utilizados:
·         Sementes ou mudas;
·         Terra e água;
·         Utensílio para a plantar as plantas;
·         Pazinhas.
Culminância
A planta já plantada e o chá.

Bibliografia:
·         Alimentos Saudáveis “Guia pratico para uma alimentação rica e saudável” .
·         SPETHMANN (Carlos Nascimento); Medicina alternativa de A a Z ; 6ª edição: julho de 2003.





Maternal II
Projeto: "Sementinha"
TEMA: Hortaliças

DURAÇÃO: Ano letivo

PERÍODO: Março à dezembro de 2007

ÁREAS: Artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade e identidade e autonomia

AUTORAS:
Maria Aparecida Maceno
Patrícia Lima David
AlexandraMarques
Stênia Garcia

LEITORES: Professores, alunos, pais e toda comunidade escolar envolvida

JUSTIFICATIVA
A promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis, não só os indivíduos mas também suas famílias e comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável a vida cotidiana.
Portanto este projeto propõe ampliar o conhecimento dos alunos, ensinando a cada um a cuidar melhor da alimentação, pois, enxergamos que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola.

OBJETIVOS:
Estimular a criança a ter uma alimentação equilibrada e balanceada com hábitos alimentares saudáveis, evitando assim doenças e promovendo um bom desenvolvimento físico, psíquico e social.
Oferecer atividades de experimentação com: cheiro, gosto, duro, mole, quente, frio, cores e espessura.

CONTEÚDO:
·         Proteção a saúde enfatizando os nutrientes de cada hortaliças, evitando doenças causadas por má alimentação.
·         Orientação sobre cuidados de armazenamento e higiene ao preparar os alimentos.
·         Preparação da terra(adubação).
·         Nutrientes necessários para a planta.
·         Contato com a terra.
·         Utilização de sucatas para o plantio tais como, caixas e saquinhos de leite, garrafas descartáveis, latinhas.
·         Preparação de alimentos (degustação)
·         MATERIAIS UTILIZADOS:
·         Papéis e tintas de diversas cores;
·         Sucatas;
·         Cola;
·         Tesoura;
·         Fita crepe;
·         Espaços na escola para a implantação de horta;
·         Sementes e mudas;
·         Adubo.
·         PROCEDIMENTO;
·         Propiciar a ampliação destes conhecimentos, convidando a criança a participar de forma lúdica e prazerosa de atividades de culinária: preparando salada e suco por exemplo.
·         Orientação sobre a importância das hortaliças na medicina alternativa.
·         Passeios em grupos por locais onde haja horta, para que as crianças possam conhecer e apreciar
ainda melhor as hortaliças.
·         VALIAÇÃO: Participação, interesse e desempenho nas atividades desenvolvidas.
·         CULMINÂNCIA: Implantação de horta com participação das crianças.
·         BIBLIOGRAFIA:
·         Livro: “Jogos, projetos e oficinas”
·         “Medicina alternativa de A a Z”.
·         “Referencial Curricular Infantil”.
·         Internet: www.unb.br



Jardim I A e B
Projeto: “Estação das Flores”

DURAÇÃO: Março á Novembro de 2007.

PÚBLICO ALVO: Jardim I A e I B.

AUTORAS:
Marisa Santa Rosa Bueno
Carla Aparecida Fina Silva
Elizângela Gabriel
Fabiana Dourado

JUSTIFICATIVA:
Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

OBJETIVOS:
·         Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
·         Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
·         Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
CONTEÚDO:
·         Atividades orais e escritas;
·         Plantio de diferentes mudas;
·         Floreira;
·         Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
·         Brincadeiras;
·         Músicas e Danças;
·         Móbiles;
·         Culinária (apresentação de chá);
·         Pinturas, Dobraduras e Recortes;
·         Matérias recicláveis (sucatas);
·         Histórias com fantoches;
·         Confecção de livros;
·         Técnicas de pintura;
·         Máscaras de flores trabalhadas;
·         Argila;
·         Massinha de modelar;
·         Confecção de esculturas em flores;
·         Painéis;
·         Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
·         Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
·         Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.
MATERIAS UTILIZADOS:
·         Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).
·         Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
·         Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
·         Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
·         Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
·         Sementes e mudas.
CULMINÂNCIA
Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.

BIBLIOGRAFIA:
·         Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
·         Revista Nova Escola – Setembro 2006.
·         Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
·         Projetos Escolares – Educação Infantil.
AVALIAÇÃO:

Avaliação continua;
Coletivo: plantações e passeio;
Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.





Jardim II A e B
Projeto: "Salada, saladinha"

TEMA: verduras e legumes.

DURAÇÃO: março a novembro

PÚBLICO ALVO: Jardim II A e B

AUTORAS:
Roberta kelly da Silva
Daniela Cassia Teixeira
Rlegilângela Regina Pimentel Flores
Gisele Mara Faria

JUSTIFICATIVA:
Por meio, da ação continua e gradual deste projeto, pretendendo fazer com os alunos descubram o valor de uma alimentação saudável, a importância da plantação para a raça humana, e a necessidade de plantarmos para colhermos, ou seja, não fazer do ato de se alimentar uma obrigação, e sim um hábito prazeroso, saudável e nutritivo.

OBJETIVOS:
·         Identificar diferentes tipos de alimentos;
·         Desenvolver a atenção e a percepção;
·         Estimular a criatividade e a imaginação;
·         Desenvolver o senso crítico;
·         Desenvolver a cooperação em grupo na elaboração de um plantio saudável;
·         Desenvolver a coordenação motora, os sentidos, as habilidades e opiniões opostas;
·         Trabalhar com as crianças o respeito para com a natureza e consigo mesma;
·         Conhecer as cores, formas, texturas, aromas e sabores, por meio, dos alimentos;
·         Desenvolver a consciência da necessidade de uma boa alimentação;
·         Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
·         Adquirir cuidados com a saúde e higiene;
·         Levar o aluno a encarar a necessidade de comer legumes, verduras e frutas como uma opção de saúde;
·         Aprender a plantar e colher;
·         Classificar e diferenciar os legumes, frutas e verduras;
·         Compreender o valor nutritivo dos alimentos;
·         Diferenciar quais as partes dos alimentos que ingerimos (raiz, folhas e frutos);
·         Estabelecer as diferenças entre doce, salgado e azedo.
CONTEÚDOS:
·         Jogos e brincadeiras;
·         Musicas e dança;
·         Histórias e cantinhos;
·         Plantio de diversas mudas;
·         Terrário;
·         Boneco de alpiste;
·         Horta de garrafa pet;
·         Culinária;
·         Listas;
·         Preservação de nosso viveiro (coleta de lixo);
·         Construção com sucatas;
·         Dobraduras, recortes, pintura;
·         Fantoches de frutas, legumes;
·         Experimentos;
·         Quebra-cabeça;
·         Jogo da memória e dominó;
·         Bingo de frutas;
·         Atividades orais e escritas;
·         Confecção de livro (mundo maravilhoso)
·         Técnicas de pintura;
·         Máscaras;
·         Massinha de modelar;
·         Criação de esculturas (legumes e elementos tirados da natureza);
·         Brincadeiras de feira e supermercado;
·         Painel de frutas, verduras e legumes;
·         Textos: parlendas, contos, adivinhas, trava-língua, rimas, poemas e receitas;
·         Exposição das telas (Tarsila do Amaral);
·         Passeio: a feira, ao bosque, ao horto florestal.
MATERIAIS UTILIZADOS:
·         Papel (sulfite, cartolina, bubina, cartão, fantasia, crepom, laminado);
·         Giz de cera e de lousa;
·         Sucata (garrafa pet);
·         Tesoura, cola, guache, lápis de cor, caneta hidrocor;
·         E.V.A;
·         Mural e cartazes;
·         Horta (viveiro);
·         Sementes e mudas (legumes, verduras, frutas);
·         Pinturas;
·         Desenhos;
·         CD de músicas;
·         Livros pedagógicos;
·         Pote de vidro (terrário);
·         Tela;
·         Sala de aula, páteo, sombras das árvores, passarela, parque e outros;
CULMINÂNCIA: Feira do verde, onde poderemos expor toas as nossas plantações (viveiro) com degustações tiradas direto da terra.

AVALIAÇÃO: Contínua através da participação e interesse dos alunos.

BIBLIOGRAFIA:
·         Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e Desporto. Brasília, 1998.
·         Coleção Novos Caminhos: Formação Continuada na sala de aula. São Paulo: DCL, 2006.
·         Revista Projetos Escolares: Educação Infantil.
·         Revista Guia Prático do Professor de Educação Infantil.




Projeto: "Nós no mundo de Tarsila"

DURAÇÃO: Março a dezembro

PÚBLICO ALVO: Jardim II A e B

AUTORAS:
Roberta kelly da Silva
Daniela Cassia Teixeira
Rlegilângela Regina Pimentel Flores
Gisele Mara Faria

JUSTIFICATIVA:
O mundo em que vivemos constitui-se de um conjunto de fenômenos naturais e sociais, diante do qual as crianças se mostram curiosas e investigativas, fazendo perguntas e procurando respostas. Torna-se imprescindível o trabalho com projetos para que a criança identifique e torne consciente sua leitura de mundo. A produção artística registra a natureza, o meio ambiente e os acontecimentos sociais. Por meio de obras de arte, com simplicidade e ludicidade os alunos compreenderão a natureza como um meio dinâmico e o ser humano, por ser um ser social, como agente transformador desse meio, considerando sua relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente.
O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-as a observarem despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e idéias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos.

OBJETIVOS:
·         Conhecer a biografia da artista plástica;
·         Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma e textura;
·         Interpretar obras de arte, compreendendo sua função comunicativa;
·         Estabelecer relações entre obras de arte e os conteúdos propostos em sala;
·         Participar de atividades envolvendo a pesquisa para conhecermos a vida e algumas obras de Tarsila do Amaral;
·         Representar por meio de desenho a releitura de algumas obras da artista;
·         Despertar o gosto pela leitura, especialmente pela arte;
·         Desenvolver o senso crítico;
·         Estimular a criatividade e a imaginação;
·         Valorizar e respeitar a nossa cultura artística.
CONTEÚDO:
1.   Folha de papel (sulfitão, A4, papelão, cartolina, microondulado, etc);
2.   Giz de cera;
3.   Tinta guache diversas cores;
4.   Lápis de cor;
5.   Anilina de diversas cores;
6.   Pincéis;
7.   Técnicas de pintura;
8.   Tinta vegetal e de terra.



Cronograma

MÊS
ATIVIDADES
MARÇO
História: Apresentação de Tarsila aos alunos. Quem foi e o que representa.
ABRIL
Releitura da Tela: Auto- Retrato 1923
MAIO
Releitura da tela: Feira 1924
JUNHO
Releitura da tela: Vendedor de frutas 1925
JULHO
Releitura da tela: Floresta 1929
AGOSTO
Releitura da tela: Sol poente 1929
SETEMBRO
Releitura da tela: O lago 1928
OUTUBRO
Releitura da tela: A lua 1928
NOVEMBRO
Releitura da tela: O ovo 1928
DEZEMBRO
Mostra pedagógica: Exposição das telas

 
AVALIAÇÃO:

Será feita através da observação dos alunos e de suas produções.

BIBLIOGRAFIA:

Coleção aprendendo com a arte: Tarsila do Amaral para crianças e educadores. Campinas: Árvore do Saber, 2005.
Coleção aprendendo com a arte: Vida e Obra. Vol. 1. Tarsila do Amaral, a Primeira Dama da Arte Brasileira. Campinas: Educação e Cia, 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário