sábado, 24 de setembro de 2011

A Pasta

Um dos grandes problemas dos professores de arte é encontrar formas de trazer reproduções de obras para as aulas. Os únicos livros que são resistentes para aguentar este tranco são os de capa dura, que quando não são caros(Exceções no caso de algumas edições da Nova Cultural ou da Globo encontradas em sebos com encadernação boa) são excessivamente pesados. Haja tranco e força para carregar livros e mais livros se você for trabalhar com mais de um período em classes diferentes ou se tiver que carregar algum outro material pesado.
Na prática, muitos profesores trabalham História da Arte sem utilizar reproduções, o que é um contrasenso total. Outros usam xeroxes para atividades como releituras. Eu já usei fascículos baratos comprados em sebos, mas eles, além deles serem péssimos para se guardar se destruíam com facilidade.
Mas a tecnologia oferece uma solução: hoje é bastante barato imprimir reproduções de obras de arte. Minha solução foi de comprar uma pasta-portifólio e imprimir o material. Isso permitiu um arquivo imenso de obras, leve e resistente, englobando todo tipo de conteúdo. Isso também permitiu a entrada de material relativamente obscuro, que não acharia em outros locais.
Recomendo que você monte a sua também. Esqueça de qualquer impressora jato de tinta: não só a tinta é mais cara que ouro como ela é muito vulnerável à água e similares, como a qualidade da impressão é ruim.
http://farm3.static.flickr.com/2198/2151354029_81a0d915dd.jpg
A capa da pasta, com o endereço do site que eu disponibilizava as atividades. A foto da capa,para quem tiver curiosidade, é uma fotografia desta placa do início leste da Rodovia Interstate 70 em Baltimore, Maryland, que cruza os Estados Unidos de leste à oeste até Cove Fort, Utah, em cerca de 3550 quilômetros(Ou 2200 milhas) de viagem.
É uma placa famosa justamente pelo tamanho das quilometragens.
http://farm3.static.flickr.com/2348/2151345563_7099382e33.jpg
Num dos inícios da pasta, o conteúdo escrito das aulas para o caso de algum aluno faltar e não saber o que está sendo lecionado.
http://farm3.static.flickr.com/2049/2152138016_0f7e46614f_o.jpg
Rembrandt e Velásquez
http://farm3.static.flickr.com/2150/2151858215_f452d7f908_o.jpg
A Vênus de Urbino, de Tiziano(Que os alunos costumam chamar de gorda) e a foto famosa de Kevin Carter, fotográfo sul-africano que ficaria famoso com esta foto(E que se mataria em 1994, um ano após ganhar o Pulitzer). Eu uso esta foto para trabalhar arte política.
http://farm3.static.flickr.com/2142/2151347699_6c653c9212.jpg
Fotos de enquadramentos usados em filmes e marcas de produtos diversos.
http://farm3.static.flickr.com/2193/2152158882_8858d0f020.jpg
Tony Cragg, que ganhou Turner Prize em 1988, e Marcel Duchamp.
http://farm3.static.flickr.com/2037/2152139134_dd850ec82e.jpg
Reproduções de primeiras páginas de jornais ao redor do mundo para as atividades com diagramação.
http://farm3.static.flickr.com/2252/2151348467_a3a07bcb5b.jpg
Arte Japonesa.

Buscando imagens

Este site já falou da pasta de referência, mas não se falou em como reproduzir as gravuras. Você pode escanear de seus livros, ou pode obter pela internet e mandar imprimir numa gráfica rápida. Isso varia de cidade para cidade, então é recomendável que você experimente várias gráficas para obter uma de confiança. Algumas são rápidas, outras nem tanto. Imagens de resolução de mais de oitocentos pixels costumam ficar razoáveis num espaço de A4.
Entre as fontes mais conhecidas temos:
http://farm1.static.flickr.com/173/418119868_eed43147ef.jpg
Flickr: O Flickr é um dos mais conhecidos serviços de trocas de imagens do mundo, e por isso é uma fonte excelente de referências para qualquer tipo de aula. Por exemplo, você precisa de imagens de qualquer tipo de obra de arte disponível num local pública(Pode ser uma estátua de Fernando Pessoa) , alguma obra famosa de algum artista moderno(Como Damien Hirst) ou claro, qualquer monumento público(Como, por exemplo, uma estação ferroviária em alguma cidade dos EUA)
Claro, é preciso lembrar que recursos de locais estrangeiros são bem mais fáceis que do Brasil, e de que nem todas as fotos estão disponíveis para download(Isso fica a cargo de quem tirou a foto: procure por uma lupa com um sinal de “+” acima da foto). E sim, use a procura com termos em inglês sempre que possível e tenha uma malandragem de filtrar o material.
Art Renewal Center: O site é de uma organização fundada por fãs de arte acadêmica e inimigos da arte moderna de Nova York. Isso significa uma base ampla de arte clássica, mas pouca coisa mais moderna que Van Gogh, e os recursos de artistas acadêmicos relativamente pouco conhecidos(Bouguereau) são bem melhores que muitos clássicos.
Artchive: Uma base ampla de artistas, por mais que a quantidade de quadros por artista seja pequena(Não é o melhor lugar para se encontrar artistas específicos).
Olga´s Gallery: Uma base realmente extensa de artistas e de obras, mas a qualidade não é das melhores.(A maioria das obras parece ser escaneada de livros antigos, que tem qualidade de reprodução inferior).
Artcyclopedia: Na verdade, é uma compilação de links de obras de arte de quase todo tipo de artista para sites de museus e bancos de imagens. A qualidade das imagens é boa, mas o tamanho muitas vezes não é apropriado para impressão.
Thais.IT:  Site italiano com um acervo exaustivo de esculturas italianas. Clique na seta preta no final da página para mudar de página.
Google Image Search: O serviço de buscas de imagens do Google, pro caso de alguém não conhecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário