sábado, 24 de setembro de 2011

Cuidados com o corpo

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Ciências Naturais
Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial
Língua Portuguesa
Língua escrita: prática de leitura

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Despertar na criança hábitos de higiene;
* Conscientizar a criança para os cuidados que devemos ter com o nosso corpo.
* Utilizar a escrita nas situações em que ela se mostrar necessária.
Duração das atividades
6 aulas de 45 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e já possuir alguma noção sobre a necessidade de cuidar de seu corpo.
Estratégias e recursos da aula
1ª aula: Trabalho com o livro de literatura:
Banho sem chuva, de Ana Maria Machado, da Editora Salamandra.
A capa do livro foi retirada do link abaixo:
Fazer a leitura das imagens.
Depois, a professora lerá o livro para os alunos, ressaltando os hábitos de higiene com o corpo.
Os alunos, que quiserem, poderão fazer a leitura do livro em voz alta.
2ª aula:
A professora fará comentários sobre os dentes deixando que os alunos verbalizem sobre o que devemos fazer para que  fiquem bem cuidados. Em seguida, realizar a segunte escrita dirigida:
Cuidados com os dentes.
• escovar os dentes após cada refeição;
• evitar comer muito doce;
• usar escova, pasta de dente e fio dental.
Levar para a sala de aula um modelo da arcada dentária (um dentista poderá arrumar esse material) e ensinar os alunos a usar a escova de dentes.

Outra sugestâo:
Escrever na folha e ilustrar: Devo ter cuidado com os meus dentes.
3ª aula:
Destacar os cuidados que devemos ter com a boca, ouvindo comentários dos alunos, como por exemplo:
Para cuidar de nossa boca devemos:
• Não colocar objetos e dedos na boca;
• Não roer unhas;
• Não morder os lábios;
• Não comer coisas que caíram no chão (alimentos).
Explicar que alguns alimentos possuem a ação adstringente (removendo resíduos acumulados nas gengivas), como por exemplo, a maçã. Além disso, destacar que balas, doces, chocolates podem causar cáries, pois essas bactérias adoram os resíduos de açúcar que ficam na superfície de dentes não escovados adequadamente. Outros exemplos de alimentos saudáveis devem ser destacados, como frutas que fornecem vitaminas para o ser humano...
Escrita dirigida: O que é bom para a minha alimentação. 
 Os alunos deverão recortar de revistas tipos de alimentos saudáveis e colar na folha onde foi feita a escrita dirigida.
4ª aula:
A professora dirigirá perguntas à turma sobre os cuidados que devemos ter com o nariz, para que os alunos possam concluir sobre os cuidados que devemos ter com o nariz:
• Limpá-lo todos os dias ao tomar banho;
• Usar lenço de papel, quando estiver gripado;
• Não colocar o dedo no nariz;
• Não espirrar em cima das pessoas.
Levar para a sala de aula alguns alimentos que têm cheiro forte para que os alunos façam a experiência de sentir diferentes odores. Por exemplo: alho, cebolinha, pó de café,...
Os alunos deverão, de olhos vendados, identificar qual é o alimento. Dessa forma, perceberão a importância do olfato, como também a importância dos cuidados com o órgão responsável por sentirmos o che iro das coisas.
 Perguntar se alguma vez já sentiram o cheiro de alguma comida estragada. O papel do olfato é importantíssimo como defesa do organismo quando o cheiro não é agradável.
Escrita e ilustração: Devemos cuidar do nariz, pois ele é responsável pelo olfato.
Os alunos farão uma ilustração, por exemplo de uma flor e a professora irá borrifar nela um perfume gostoso para que os alunos sintam o cheiro.
5ª aula: Cuidados com o corpo
a) Apresentar a figura de dois personagens da turma da Mônica (de Maurício de Souza): Cebolinha e Cascão. Perguntar qual dos dois não gosta de tomar banho e o por quê?
b) Perguntar : Quando uma pessoa não toma banho, o que pode acontecer com ela?
Que doenças podem ser adquiridas caso hábitos de higiene corporal sejam desprezados?
Depois de ouvir a opinião dos alunos a professora poderá comentar sobre os piolhos e a forma de proliferação (pediculose) desse "bichinho desagradável"  que frequentemente está presente em nossas cabecinhas, precisando de cuidados especiais, como o uso de medicamentos externos.
(Fazendo perguntas dessa natureza, a professora propiciará um diálogo, permitindo que os alunos cheguem à conclusões e possam argumentar sobre a importância de se ter cuidados especiais com o corpo para ter uma vida saudável).
Desenhar pessoas tomando os cuidados necessários para com o corpo, por exemplo, tomando banho, etc.
Os alunos apresentarão os seus desenhos para os colegas e poderão expor seus trabalhos no varal de trabalhinhos.
6ª aula: Produção escrita coletiva
Ao final do estudo, produzir um texto coletivo sobre os cuidados que devemos ter com o nosso corpo. Esse texto poderá conter sugestões sobre os principais cuidados que devemos ter com o corpo para que ele esteja sempre saudável.
A professora poderá escrever esse texto coletivo num cartaz para ser afixado na sala de aula, propiciando consultas que levem à recordação do tema.
Avaliação
Ao final dessa sequência didática a professora avaliará se o aluno:
- interagiu com o tema, participando oralmente das atividades propostas;
- elaborou desenhos e escritas sobre o tema, demonstrando domínio do conteúdo;
- envolveu-se com o livro de literatura, demonstrando  habilidades de leitura;
- foi capaz de se posicionar emitindo sugestões sobre a elaboração da produção coletiva.
A professora poderá observar, também, as atitudes assimiladas pelos alunos em relação à higiene: preocupam-se em lavar as mãos antes da merenda, escovam os dentes após o lanche, procuram trazer alimentos saudáveis, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário