sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Entrevistando um candidato

Modalidade / Nível de Ensino

Componente Curricular

Tema

Ensino Fundamental Inicial

História

Organizações políticas e administrações urbanas

Ensino Fundamental Inicial

História

Organização histórica e temporal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar o processo de eleição municipal.

Conhecer as idéias e propostas dos candidatos para a cidade.

Conhecer as atribuições de um prefeito, de um vereador.

Refletir coletivamente sobre os problemas da cidade.

Duração das atividades

1 aula com duração de 50 minutos cada atividade.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Qual é a função de um prefeito e de um vereador?

2. Onde eles trabalham?

3. Quais são os problemas da cidade?

4. Como são escolhidos os candidatos?

5. Quanto ganham o prefeito e o vereador para desenvolver esta atividade?

Estratégias e recursos da aula

1º Momento - Entrevista com o candidato.

Para essa atividade, o professor deverá convidar com antecendência um dos candidatos a prefeito e vereador da cidade. O professor organiza com as crianças um roteiro para a entrevista. Cada criança elabora uma pergunta para fazer ao candidato. Na hora da entrevista, cada criança faz a sua pergunta. Essa entrevista poderá ser realizada na escola ou em outro espaço (Comitê do candidato). Dependendo da agenda e interesse do candidato convidado.

No momento da entrevista, os alunos são convidados a ouvirem as propostas dos candidatos. Cada representante dos grupos irá fazer perguntas conforme o roteiro que o grupo elaborau antes em sala de aula, uma possibilidade é dividir em blocos: sobre educação, saúde, habitação, lazer, segurança e meio ambiente.

Segue sugestão de uma proposta de roteiro á ser construído pelas crianças:

  • Como o senhor(a) pretende resolver os problemas da educação?
  • Se for eleito(a) o que vai fazer com a violência e a segurança da cidade?
  • Muitas familias não tem trabalho, como pretende fazer para diminuir a pobreza?
  • O sálario dos professores, médicos são muito baixos. Quais suas medidas para valorizar a profissão dos professores(as)?
  • No Brasil, muitos póliticos tem usado o dinheiro do povo em benéficio pessoal, o que o senhor(a) acha disto?
  • As crianças precisam de lugares para brincar na cidade. Que propostas o senhor(a) tem para melhorar o lazer das crianças?
  • Quais são as medidas que o senhor(a) têm para preservar as árvores, os animais, os rios, o mar?
  • A cidade não ajuda as pessoas com necessidades especiais a sairem de casa. Que medidas vão ser tomadas para melhorar a vida dessas pessoas?

2º Momento - Registro da entrevista.

O professor retoma com as crianças alguns pontos abordados durante a entrevista, depois produz com ajuda das crianças um texto coletivo sobre a entrevista e as propostas dos candidatos.

Em seguida, o professor propõe para turma desenhar as caricaturas dos candidatos. Cada criança irá desenhar com lápis grafite próprio para desenho, em papel colorido ou branco, a caricatura dos candidatos.

Recursos Complementares

Solicitar que as crianças tragam panfletos de propaganda de vários candidatos. Fazer uma seleção do material e conversar

sobre cada um na roda.

Avaliação

Diagnosticar se as crianças entenderam as ideias do candidato entrevistado, através do registro oral e escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário