sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cada bairro tem uma história

Modalidade / Nível de Ensino

Componente Curricular

Tema

Ensino Fundamental Inicial

História

Tempo cronológico

Ensino Fundamental Inicial

Matemática

Tratamento da informação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o/a aluno/a poderá aprender a utilizar integradamente, a linguagem oral e escrita, a matemática e a arte como forma de organização das informações e socialização do conhecimento. Construir conhecimentos sobre a organização política da cidade onde mora, a origem e a constituição dos bairros onde mora e estuda.

Duração das atividades

180 minutos - 3 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a dialogue com os/as alunos/as, a fim de diagnosticar seus conhecimentos prévios. Verifique o que sabem sobre:

o espaço geográfico da cidade onde moram;Ø
o nome do bairro onde moram;
Ø
como era o bairro onde moram, antes de sua criação (fazenda, chácara, brejo, cerrado ou outro).
Ø

Estratégias e recursos da aula

1ª aula - 60 minutos

Professor/a, visando aprendizagem significativa, leve para sala de aula um mapa político da cidade, estruturado em bairros, fixe-o em placa de isopor ou mural. Retome com seus/suas alunos/as o que sabem sobre bairro, iniciando pelo bairro onde moram. Aproveite a oportunidade pedindo que cada um/uma identifique no mapa a localização de seu bairro e assinale-o usando alfinete de ponta colorida ou palito colorido (se mais de um/uma residir num mesmo bairro e este já estiver assinalado, basta identificá-lo). Paralelamente, construa na lousa um quadro constando o nome dos bairros localizados, os nomes dos alunos/as que residem em cada um e o número de alunos/as moradores em cada bairro. Informe que poderão solicitar ajuda caso seja necessário.

Tabela 1

Bairros

Alunos/as moradores/as

Quantidade de alunos/as

Professor/a, com esse material em mãos, você poderá explorá-lo de várias maneiras. Questione-os/as, por exemplo, se os bairros onde moram estão próximos da escola; quais são os bairros vizinhos; quais são mais distantes; quais alunos/as moram mais perto; quais moram mais distantes. Pergunte se todos os bairros são iguais e o que os diferem, peça exemplos.
Após essa conversa exploratória, na qual você professor/a deve dar oportunidade a todos/as para exporem seus conhecimentos e dúvidas, conte uma história utilizando o livro: “O bairro do Marcelo” da autora Ruth Rocha. Editora: Salamandra.

http://literatura.moderna.com.br/catalogo/capas_alta/85-281-0451-6.jpg

Professor/a prepare-se para essa contação, ela deve ser prazerosa para os/as alunos/as. Lembre-se! É necessário conhecer a história antes e ler com entonação de voz. Ao término, solicite aos/às alunos/as que produzam um texto, recontando-a. Incentive alguns/as a lerem o texto produzido.

Professor/a, para a contação da história, poderá ser feita a reprodução do livro em PowerPoint, para posterior apresentação em Data Show. Caso a sua escola não possua esses recursos, a utilização do Retroprojetor também funciona muito bem.

2ª aula – 60 minutos


Professor/a retome com seus/suas aluno/as a produção de texto que fizeram pedindo que destaquem o que tem no bairro de Marcelo, o garoto da história e o que tem no bairro onde moram. Peça que, oralmente, cada um/uma diga o que destacou e, você professor/a, registre a fala dos/as alunos/as na lousa em formato de lista para, posteriormente registrar em uma tabela, (veja modelo abaixo), na qual deve constar as semelhanças e as diferenças entre os bairros onde moram Marcelo e os/as alunos/as. Pode ser professor/a que os/as alunos/as encontrem uma certa dificuldade entre o que seja semelhante e diferente, auxilie-os/as a compreenderem esses termos apresentando exemplos cotidianos. Trabalhe o significado da palavra lista. Se necessário, utilize como recurso o dicionário. Nessa lista pode haver diferenças e semelhanças tais como: ruas asfaltadas, comércios (que podem ser dissociados e escritos como: padaria, farmácia, supermercados, etc), telefones públicos, hospitais, escolas...

Tabela 2

Bairro do Marcelo

Bairro dos/as alunos/as da escola

Elaborada esta tabela de forma coletiva, aproveite estes dados e faça a tabulação que vai servir de subsídio para montar um gráfico, com o auxilio do/a professor/a. Trabalhe com eles/as o signif icado de gráfico, se necessário for, utilize como recurso o dicionário. Leve para a sala alguns exemplos de gráficos retirados de livros, jornais e revistas. Professor/a não se esqueça da legenda.
Professor /a faça coletivamente, a comparação dos dados da tabela 1. Depois, utilizando as mesmas estratégias anteriores, faça uma nova lista, agora, comparando o bairro da escola com o bairro onde moram. Nesse momento o registro deverá ser individual e a socialização coletiva.
Faça a exploração oral das listas, das tabelas, dos gráficos, respeitando a ordem de constituição.
Professor/a além da elaboração do gráfico incentive os/as alunos/as a fazerem um trabalho artístico ( colagem ou desenho) reproduzindo o bairro onde moram ou a parte do bairro que acham mais bonita e/ou importante. Essa atividade pode ser feita em parceria com o/a professor/a de Artes. Outra atividade que poderá ser proposta é a montagem, com material reciclável, de uma maquete do bairro da escola.
Professor/a proponha uma atividade no Laboratório de Informática, em que as crianças vejam imagens de bairros, casas, comércios. Sugerimos o uso do site:

http://www.grupokeystone.com.br/

Incentive os/as alunos/as a escreverem uma carta para ser entregue ao/à prefeito/a e ao/à presidente da Câmara de Vereadores falando dos bairros onde moram (o que é bom e o que precisa melhorar). Professor/a aproveite para trabalhar esse portador de texto “carta”. Essas cartas poderão ser enviadas pelo correio, que é outra experiência que poderá ser explorada pelo/a professor/a ou serem entregues pessoalmente, em visita agendada, antecipadamente.

3ª aula - 60 minutos


Professor/a retome as listas, tabelas e gráficos que os/as alunos/as construíram e elabore questões para que seja feita a análise.
Por exemplo, você poderá questionar:

1. Quantos bairros onde vocês moram possuem escola?

2. Quais tipos de estabelecimentos comerciais aparecem mais nos dados? Quais aparecem menos?

3. Existem serviços públicos nos bairros? Quais e quantos de cada. Eles são necessários? Por quê?

Embora não seja objetivo principal é preciso aproveitar a oportunidade para desenvolver cidadania utilizando linguagem mais politizada.

Avaliação

Avalie a participação e os avanços dos/as alunos/as na produção textual e na elaboração e análise dos gráficos.
Concluído o trabalho, monte um bonito painel / exposição na sala de aula ou na área externa da escola visando socializá-lo para toda comunidade escolar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário