sábado, 24 de setembro de 2011

Projeto Fundo do Mar

Dados de Identificação: O projeto será realizado com alunos da educação infantil, com crianças de 03 a 04 anos que terá a duração de um semestre.

Justificativa:

Este projeto foi elaborado para mostrar as crianças o fundo do mar, despertando a curiosidades sobre o assunto e permitindo a construção de conceitos, através de explicações e desmostraçoes sobre o fundo do mar e a observação na visita ao Aquário de São Paulo.

Conteúdo Atitudinais: É importante que as crianças compreendam que o homem e o meio ambiente precisam se harmonizar para que a vida no planeta não se acabe.

Conteúdos conceituais: As crianças serão capazes de identificar de espécies marinhas. Aprender a respeitar o meio ambiente, conscientiza-se de que somos parte do meio ambiente e a Preservação.

Conteúdos Procedimentais: As crianças vão aprender a, manuseará tesoura, cola, argila e Eva e papeis.

OBJETIVOS:

· Estabelecer identificação de espécies marinhas.
· Aprender a respeitar o meio ambiente.
· Conscientiza-se de que somos parte do meio ambiente.
· Preservação.

Etapas do Projeto:

1- conversando sobre o fundo do mar.

Objetivos:
· Introduzir o tema do projeto, fazendo uma sondagem para verificar o que as crianças já sabem sobre o assunto.
· Leitura do livro “Que Bicho é Esse?”
· Explicar que o nosso planeta é coberto por água, seja a doce dos rios, a congelada dos pólos, a salgada dos oceanos.
· Falar sobre a respiração das espécies na água.

2- Filmes “Procurando Nemo”

Objetivo:
· Conhecer a alimentação.
· Conhecer a reprodução.
· Noção de cadeia alimentar.
· Habitat.
3-Confecção de peixes de argila.

Objetivo:
· Criatividade.
· Coordenação motora.
· Reprodução de imagem.

4-Brincando de fundo do mar.

Objetivos:
· Colocar situações do fundo do mar afim de que as crianças através de criatividade reproduzam animais marinhos em seu ambiente.
· Coordenação motora
· Representação.
· Interpretação.

5- Filmes “O mar não ta pra peixe”

Objetivos:

· Conhecer a alimentação.
· Conhecer a reprodução.
· Noção de cadeia alimentar.
· Habitat.

6- Confecção do polvo.

Objetivos:
· Trabalhar a representação e a imaginação como o fantoche.
· Exploração de materiais recicláveis.

7- Confecção da tartaruga marinha.

Objetivos:
· Trabalhar a representação e a imaginação como o fantoche.
· Desenvolver a coordenação.
· Desenvolver a criatividade.
· Exploração de materiais recicláveis.

8-Jogo da memória

Objetivos:
· Trabalhar a concentração e memorização.
· Desenvolve a atenção.
· Desenvolver a percepção.

9-Chapéu do tubarão.

Objetivo:
· Confecção do chapéu.
· Trabalhar com a representação do tubarão.
· Desenvolver a imaginação.

10-Visita no Aquário de São Paulo.

Objetivos:
· Passeio no Aquário de São Paulo.
· Conhecer o habitat dos animais marinhos.
· Conhecer os tipos de peixe.


11- Confecção do painel.

Objetivos:
· Desenvolver a criatividade.
· Desenvolver a coordenação motora.
· Trabalhar com a representação de animais e habitat.
· Estimular a interpretação.


12- Caranguejo reciclável.

Objetivos:
· Desenvolver a criatividade.
· Desenvolver a condenação motora.
· Trabalhar com a representação do animal.
· Momento brincadeira.

AVALIAÇÃO:

professor irá avaliar cada aluno durante todo o projeto, por sua participação individual e coletiva. E pelos seus conceitos obtidos.


Bibliografia :

“ONDE AS DISCIPLINAS SE ENCONTRAM” – matéria da revista educação http://www.revistaeducacao.com.br/

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Volume Três

PROJETO DO FUNDO DO MAR:
Turmas: G3
Professoras: Carina Calandrelli , Maria Mendes e Paula  Saroli
JUSTIFICATIVA:
Estamos trabalhando este projeto devido à possibilidade de exploração que o tema oferece no estudo do Conhecimento da Natureza e Sociedade. Proporcionando um estudo de observação e análise das características dos Animais do Fundo do mar, estimulando assim a curiosidade e a pesquisa.
As crianças chegam das férias normalmente contando que foram para as praias. Falam do que viram, trazem fotos, conchinhas, mas também muitas perguntas. A concha estava sem bichinhos dentro, o que aconteceu com ela? Ninguém viu um tubarão, onde ele estava? Por que o siri belisca o pé? Por que a água-viva queima, como ela faz isso? No projeto Fundo do Mar a finalidade é de proporcionar condições que favoreçam estas descobertas, como também planejar cautelosamente as intervenções e as etapas desafiadoras. O tema “Fundo do Mar” é pertinente ao mundo natural em que a criança tem contato manifestando assim curiosidade e interesse. Os professores trabalham com diferentes tipos de materiais, como filmes, livros, enciclopédias, reportagens, textos informativos, espécies naturais e outras fontes de pesquisa. Pretende-se que as crianças possam ampliar seu universo a respeito deste assunto, entendendo como vivem as diferentes espécies, suas características e necessidades além dos cuidados necessários com a preservação ambiental.
OBJETIVO GERAL:
Ampliar o conhecimento dos alunos despertando a curiosidade e a reflexão em busca do conhecimento científico através da vivência.
OBJETIVO:
- Fazer com que as crianças identifiquem os animais existentes no fundo do mar.
- Conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Aprender a respeitar o meio ambiente.
- Pesquisar, investigar, discutir hipóteses.
- Desenvolver os cuidados que devemos ter para cuidar de um peixe, alimentar, limpar o aquário.
CONTEÚDOS:
-Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito ao tema trabalhado.
-Contato com pequenos animais do fundo do mar.
-Grau de significado para a criança.
-Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural.
EIXOS TEMÁTICOS:
Linguagem oral e escrita:
-Nomear diferentes tipos de Animais Marinhos;
-Exploração Oral sobre o mar: o que eles conhecem sobre o mar, quem já foi à praia, quais os animais existem no fundo do mar, etc.
- Listar os animais do fundo do Mar;
-Conversas informais sobre cada animal;
-Produção de história com fantoches e brinquedos de cada animal;
-Pesquisas em revistas.
-Nomear cenas de livros, contando a história do animal estudado;
-Construir pequenos textos coletivos;
-Recitar pequenos versos relacionados ao animal estudado;
-Cantar músicas do tema;
-Histórias sobre os Animais do Fundo do Mar de jardim.
Matemática:
- Brincadeiras e confecção de jogos:
- Jogo da memória dos Animais Marinhos.
- Pescaria.
- Polvo (Quantos tentáculos têm o polvo?);
- Tubarão (Circuito do tubarão com as formas geométricas).
- Nomear as cores de cada bichinho;
- Observar e comparar os tamanhos;
Descobertas sociocientíficas:
- Assistir filmes educativos que contam sobre os Animais Marinhos (Nemo, explorando quais os animais e outras vidas marinhas que eles reconhecem);
- Assistir a algumas partes de um documentário onde mostrem as tartarugas desovando e voltando para o mar.
- Criar um peixe de aquário;
- Fazer uma exposição com Animais Marinhos de pelúcia que as crianças tenham em casa relacionado ao tema do projeto.
- Levar o mascote para casa na Sexta-Feira e trazer na Segunda, com o registro feito pelos pais.

Artes:
- Confeccionar uma maquete dos Animais Marinhos, onde as crianças farão os bichos com materiais de sucata;
- Construir um painel do Fundo do Mar;
- Dobradura de peixe.
- Confeccionar tartarugas com garrafa de refrigerante.
- Pintar os bichos com diferentes tipos de materiais;
- Fazer registro do bicho que mais gostou;
- Colar figuras dos animais do fundo do mar;
- Reprodução de uma obra de arte do Paul klee, Peixe Dourado:
- Reprodução de uma obra de Romero Brito:
Músicas:
-Peixe Vivo / Se eu fosse um peixinho.
-Caranguejo não é peixe.
-Ted o polvo.
-Música do som do mar- Expressão Corporal.
Culinária:
-Patê de Atum;
-Pão de Tartaruga.

Projeto Fundo do Mar
Elaborado por:
Bruna Marconi ,Carla Pinheiro, Carolina Burd, Lara Oliva

Dados de Identificação: o projeto será feito com alunos da educação infantil, com duração de um semestre. Pode ser adaptado para Ensino Fundamental I.
Tema: Fundo do Mar
Objsetivos:

Conceitual: Os alunos serão capazes de:
identificar espécies marinhas;
enumerar características (nome, alimentação, tamanho, tempo de vida, reprodução, habitat);
perceber a interdependência entre as espécies.

Procedimental: os alunos serão capazes de:
pesquisar individualmente na Internet e em livros;
discutir em sala sobre o animal da semana;
preencher fichas;
trabalhar em grupo. 

Atitudinal: os alunos serão capazes de:
desenvolver autonomia para pesquisa
valorizar a vida das diferentes espécies
respeitar o meio ambiente
Conteúdo:

A partir do animal escolhido na semana, o aluno deverá analisar:
tamanho;
tempo de vida;
reprodução;
alimentação;
habitat;
Procedimentos:

-os alunos escolhem os animais a serem estudados; P em roda, os alunos relatam seus conhecimentos prévios sobre o assunto e o que gostariam de saber;
-a partir do animal escolhido os alunos farão pesquisas, em casa com a ajuda dos pais/responsáveis, na Internet, em livros, jornais e revistas (buscando textos, curiosidades e imagens);
-novamente em roda, os alunos apresentam e discutem com o grupo seu material;
-comparam o tamanho dos diferentes animais estudados em relação ao seu próprio tamanho (dos alunos);
- completam fichas relacionadas ao tema, sendo que cada uma delas trabalha uma área do conhecimento (matemática, linguagem, ciências, geografia);
- escolhem em grupo uma receita que inclua o animal estudado;
- preparam, com a ajuda da professora, alimentos feitos com o animal estudado.
-deverá ser feita ao longo do processo, a partir da análise de cada etapa (atividade) realizada pelas crianças;
-o envolvimento dos alunos nas atividades e pesquisas será um ponto crucial da avaliação, bem como a realização dos objetivos planejados que envolvem a avaliação do professor.



ANIMAIS MARINHOS

Pesquisas anteriores:
VÁRIOS
     Nesta seção você vai encontrar links para sites que contêm informações sobre vários tipos de animais marinhos.
Feito pela TV Cultura, este site tem um índice que inclui plantas e outros animais além de peixes. Muitas fotos e explicações curtas.
O Aquário Vasco da Gama fica em Oeiros, na região metropolitana de Lisboa, em Portugal. O site do aquário contém muitas informações sobre animais marinhos, curiosidades e fotos.
Aqui você encontra informações, jogos, imagens e sugestões de atividades sobre a vida no fundo do mar. Em inglês.
Veja as fotos e explicações do biólogo Auro Maluf e do fotógrafo Marcos Gandra. Esta página inclui belas fotos de outros animais além de peixes, como a estrela do mar.
O Dr. Polvo está disposto a responder perguntas sobre a biologia marinha em geral. Aproveite para tirar suas dúvidas.
Feita pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Sub-aquáticos, esta página classifica os perigos que os animais marinhos podem apresentar e ensina a previnir os ataques e dar os primeiros-socorros em caso de problemas.

INVERTEBRADOS MARINHOS
     Invertebrados, como o nome diz, são animais que não têm coluna vertebral. Os invertebrados marinhos incluem as medusas, corais, polvos, caranguejos e estrelas do mar, entre outros.
Feito pelo Ministério do Meio Ambiente, este site contém figuras e explicações simples sobre vários invertebrados.
Aqui você encontra informações bem simples sobre quatro grupos de invertebrados marinhos, com belas fotos.
Esta página é bem simples e pequena. Contém texto e ilustração só sobre esponjas. Vale uma visita para aprender um pouco sobre esses animais que mais parecem plantas.
Os polvos são mais espertos que você imaginava. Este artigo da revista New Scientist, traduzido e publicado pela Ciência Hoje, explica porque.

PEIXES
     Os sites abaixo contêm textos e fotos sobre peixes de água salgada.
Quelônios são as tartarugas, mas a maior parte do material deste site é sobre os peixes da costa brasileira. Feito pelo Ministério do Meio Ambiente, com explicações simples e boas imagens.
Aqui, como você pode ver pelo endereço e pelo título, se encontra tudo sobre o bacalhau, um tipo de peixe muito conhecido na cozinha brasileira, que gosta das águas frias dos mares do norte.
Saiba mais sobre o maior predador dos oceanos. Esta é uma página simples, mas tem fotos legais e o texto é bem explicado.

RÉPTEIS
     As tartarugas marinhas existem na Terra há mais de 150 milhões de anos e resistiram a todas as mudanças do planeta.
Apesar de não ser especificamente sobre tartarugas marinhas, vale a pena dar uma olhada neste site e aprender como tratar da sua tartaruga, caso você tenha uma.
O Projeto Tamar foi criado no Brasil em 1980 para proteger as tartarugas marinhas, que estão ameaçadas de extinção. O site mostra as espécies brasileiras, onde vivem e o que foi feito para ajudar a protegê-las.

MAMÍFEROS
     Os mamíferos marinhos incluem as baleias, golfinhos, focas e leões marinhos, entre outros.
Variedades sobre golfinhos: dicas de livros, fotos, links para outros sites e até um modelo de um golfinho para bordar em ponto de cruz.
Feito em Portugal, este site contém capítulos sobre evolução, anatomia, comunicação, alimentação dos golfinhos, entre outros. A primeira página traz um texto sobre o mito dos golfinhos e a proximidade que se acredita que eles tenham com os humanos.
O Projeto Sotalia foi criado em 1991 e estuda o comportamento dos golfinhos e baleias da Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim, em Santa Catarina. O site contém informações sobre a baleia franca e o golfinho tucuxi.
Feito pelo Ministério do Meio Ambiente, este site traz informações não só sobre os mamíferos marinhos, mas também sobre os de água doce. Boas ilustrações e explicações simples.
Página em português do site Whale Net. Fala sobre as baleias que foram marcadas com um transmissor por satélite e podem ser monitoradas pelos cientistas. Também tem várias fotografias, informações sobre expedições de pesquisadores, atividades e perguntas e respostas sobre baleias. Como o site foi feito originalmente em inglês, muitos recursos não estão disponíveis em português.
Fotos e explicações sobre três tipos de baleias: orca, azul e jubarte.
O site foi feito originalmente em espanhol, e a tradução para o português tem algumas falhas, mas mesmo assim dá para entender. Vale a pena conferir especialmente as seções sobre o peixe-boi, a baleia jubarte e a galeria de fotos.

Projeto Animais Marinhos


Objetivos:
Leitura
Pesquisa
Integração

Duração seis semanas.

Optei pelo trabalho em grupo.
Organizei a sala em 10 grupos de 4 alunos tendo o cuidado de colocar dois alfabéticos em cada grupo.
Houve um sorteio dos animais: caranguejo, tubarão azul, baleia jubarte e cavalo marinho.

Cada grupo ficou responsável por um animal e ao final do trabalho deveria apresentar para os outros grupos
de forma que todos conhecessem todos os animais.
 Em cada grupo nomeamos um aluno responsável pela distribuição das tarefas.

Comanda:

Pesquisa científica dos animais na Internet com opção de sites oferecido pelo regente e pelo poie. da turma e, pela pesquisa de dois alunos, fora da sala de aula (casa e lanhouse).
Ficha do bicho, realizada a partir dos textos destacados na Internet e, pelos textos do material do TOF.
Curiosidades, baseado no projeto dos animais do pantanal, realizado no 1º ano, assim como, a ficha do animal.
Cartaz- desenho, pintura, (maquete opcional)

Combinamos desenvolver as atividades uma vez por semana sempre as quartas-feiras porque não temos atividades extra-classe nesse dia.
Entreguei para cada grupo cópia do texto (guia TOF) referente ao animal. Ofereci outras fontes de pesquisa para que eles pudessem procurar em casa.
Utilizamos duas aulas da informática para pesquisa.
Durante a realização das atividades ofereci para os não alfabéticos momentos de leitura das palavras que se repetiram nos textos: animal, comprimento, peso, alimentação, filhote. Os mesmos também realizaram a escrita dos nomes dos animais, por meio do uso de letras móveis e, contribuíram com os desenhos.
Na apresentação os dois grupos que pesquisaram o mesmo animal se juntaram.

Avaliação

Aspectos positivos:

 Integração do grupo, pois com ou sem discussão eles acabavam se entendendo, participação da família embora timidamente, ou seja, muito pouco e interesse das crianças pela realização e participação no trabalho.

Aspecto negativo:

 Falta de envolvimento e compromisso por parte de alguns elementos dos grupos que acabou sobrecarregando os colegas.

PROJETO FUNDO DO MAR

JUSTIFICATIVA

As férias trouxeram para as crianças um grande interesse no que se diz respeito aos
mistérios do mar.

As rodas de conversas tornaram-se interessantes e contagiantes diante dos relatos
sobre praia, sol, mar e curiosidades sobre plantas e animais marinhos. Esse interesse
contribuiu para que montássemos um projeto que explorasse essa idéia, promovendo assim
a interação entre as diferentes áreas de conhecimento e levando em conta a teoria das
Inteligências Múltiplas segundo Gardner.

Aproveitando a riqueza do tema e entusiasmo das crianças é que damos início ao
projeto “FUNDO DO MAR”.

OBJETIVOS

-Estimular a curiosidade dos alunos;

-Criar oportunidades para a busca de novas informações;

-Estimular a variedade de inteligências utilizando-se diferentes recursos;

-Conhecer diversas formas de vida, valorizá-las e respeitá-las;

-Salientar sobre a importância da preservação do meio ambiente;

-Conhecer, diferenciar e classificar os animais marinhos (mamíferos, crustáceos,...);

-Mostrar e valorizar as riquezas provenientes do mar: alimentos, sal, petróleo.

-Reconhecer a importância do lazer sem riscos;

-Propiciar às crianças o contato com diferentes autores, ilustrações e editoras que
abordam o tema.

ESTRATÉGIAS

 PESQUISAS
-Curiosidades sobre animais marinhos;
-Plantas aquáticas;
-Prato preferido (frutos do mar).
ATIVIDADES REFERENTES AO TEMA
-Forca, enigma, cruzadão, ilustrações de músicas e poesias;
-Escritas espontâneas;
-Livros diversos, fantoches, textos coletivos.

PAINÉIS E CARTAZES
-Fotos de viagens à praia;
-Palavras chaves do projeto;
-Rimas, poesias e músicas;

CULINÁRIA

-Eleger um prato da pesquisa (frutos do mar);

-Peixe assado.

INFORMÁTICA

-Softwares relacionados ao tema



2 comentários:

  1. k legal gostei muito do teu projeto fundo do mar, tbém estou fazendo o mesmo projeto, façamuma visitinha e veja estou começando o projeto agora, mais está bem legal. Bjus da prô Fabi

    ResponderExcluir
  2. k legal gostei muito do teu projeto fundo do mar, tbém estou fazendo o mesmo projeto, façamuma visitinha e veja estou começando o projeto agora, mais está bem legal. Bjus da prô Fabi

    ResponderExcluir