sábado, 24 de setembro de 2011

Pintura com café

Uma coisa difícil de se trabalhar na escola estadual é com tintas. As tintas disponíveis nas papelarias frequentadas pelos alunos são ruins, a logística para se fazer com que cada um compre seu material é complicada e nem toda escola dispõe de tintas. Nisso, por que não tentar a pintura com café?
A pintura com café funciona muito próxima do nanquim aguado ou aquarela(Bem mais próxima da segunda), e apesar do cheiro ser um tanto que forte, é uma pintura que dura por um bom tempo. Tenho material feito com café guardado há anos. No caso, é só pedir para os alunos trazerem guardanapos, um pincel e copinhos, e você traz um sachê de café solúvel, daqueles bem baratinhos.
Quem já trabalhou com ecoline ou aquarela, bem, os cuidados são semelhantes. Evitar usar muita água para não acumular tinta/café, tenha um guardanapo à mão para secar e criar os claros e escuros.
Eu geralmente uso café solúvel ultraconcentrado em água, não sei como café normal fica. Mas geralmente uso uma proporção de 10 a 20% de pó de café, mas aqui foi usado bem mais.
A técnica usada é próxima da aquarela, só que o café seca um pouco mais devagar. No caso, você pode dividir a sala em grupos, com cada grupo mantendo um copo com café e outro com água pura.
Daí, há várias maneiras de se trabalhar com a tinta. Pode-se começar com uma linha feita com café(Demonstre, se possível, aos alunos).
Daí, é fazer uma nova fileira de água para misturar e criar as gradações de sombras e luzes.
Daí, peça para usarem os guardanapos para limparem os pinceis e misturarem as linhas com água e café para fazer as gradações. É uma técnica bem mais sofisticada que parece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário