sábado, 24 de setembro de 2011

Observando as nuvens!

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Geografia
Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Definir o que é uma nuvem; - Saber sua constituição e formação; - Reconhecer a classificação das nuvens; - Identificar os tipos de nuvens.

Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais; Ciclo da água

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Caro professor (a), inicie sua atividade sondando quais são as representações que os alunos têm sobre o tema a ser trabalhado. Para tanto solicite a seus alunos apresentem suas definições sobre o fenômeno das nuvens. Oriente-os com perguntas como:
§  O que é uma nuvem?
§  Todas elas são iguais?
§  Elas ocorrem apenas quando está chovendo?
§  E em dias claro, temos nuvens?
§  As nuvens estão presentes apenas de dia? E a noite?

Sistematize as respostas dos seus alunos, orientando-os e esclarecendo possíveis dúvidas. Com base nas respostas, pode-se construir a definição do que é a nuvem, como ela se forma, de que é constituída. Caso o professor já tenha trabalhado a formação e constituição da nuvem retome estes conceitos fazendo a relação com o que já foi trabalhado e o tema atual.
Diante da diversidade de tipos de nuvens é importante que antes desse atividade específica de elenca-las, o professor trabalhe com uma atividade classificação. É o momento de explicar porque o homem cria classificações para as plantas, animais, estrelas, etc... É importante frisar que nem todas as classificações são unanimemente aceitas.
 
Atividade I – classificando materiais
 
O professor deve levar materiais de mesma denominação (por exemplo botões, tampinhas, canudos, bolinhas de gude, etc...) mas que tenham características diferentes entre si (por exemplo botões de cores, tamanhos, número de furos, formatos diferentes, etc...). Individual ou em grupo os alunos devem criar suas próprias classificações. É interessante que todos os alunos possuam o mesmo material para que depois possam ver a diferença nas classificações.
 
Se o material permitir peça para que as crianças colem em uma cartolina e escrevam quais foram os critérios utilizados para a separação. Cada aluno ou grupo pode dar uma breve explicação sobre estes critérios para a turma.
 
Fazendo uma analogia com o que foi trabalhado anteriormente, o professor fala sobre os critérios que foram utilizados para classificar as nuvens.
Quanto ao aspecto:
 
- Cumuliformes - desenvolvimento vertical, em grande extensão; surgem isoladas; precipitação forte, em pancadas e localizadas.

- Estratiformes - desenvolvimento horizontal, cobrindo grande área; de pouca espessura; precipitação de caráter leve e contínuo.

Quanto à constituição:
 
- líquidas - constituídas basicamente por gotículas de água.
- sólidas - Podendo conter gelo até mesmo de tamanho elevado. chegando a pesar 1 tonelada, se em nuvens chamada de negras ou tremulas.
- mistas - constituídas tanto por gotículas de água quanto cristais de gelo.

Quanto ao estágio (altura):
 
- baixas - base até 2km de altura - líquidas.
- médias - base entre 2 a 4 km de altura nos pólos, entre 2 a 7 km em latitudes médias, e entre 2 a 8 km no equador - líquidas e mistas.
- altas - base acima de 6km de altura - sólidas.
Para esse momento, apresente a seus alunos o vídeo "Explicando o tempo: Nuvens" disponível em:

Apresentado o vídeo solicite a seus alunos que expliquem o que foi apresentado. Sugira que eles registrem por escrito os conceitos e idéias trabalhados.
Aula 2
Dando prosseguimento nas atividades, reforce o que foi trabalhado na aula anterior. Para tanto sugere-se a seguinte atividade. Para descrever os tipos de nuvens o professor pode colar um papel pardo no quadro e dividí-lo horizontalmente em 3 partes (a altura das nuvens) e conforme for falando sobre um determinado tipo de nuvem ele cola um desenho feito em cartolina branca na área que corresponde à altura da nuvem.
 
Dica: Para que os alunos não tenham como base somente o desenho é interessante que o professor leve fotos de revistas ou tiradas da internet para que os alunos possam visualizar as nuvens reais.
Tipos de nuvens:
 
· Cirrus(CI): aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante.
· Cirrocumulus(CC): delgadas, compostas de elementos muito pequenos em forma de grânulos e rugas. Indicam base de corrente de jato e turbulência.
· Cirrostratus(CS): véu transparente, fino e esbranquiçado, sem ocultar o sol ou a lua, apresentam o fenômeno de halo (fotometeoro).
· Altostratus (AS): camadas cinzentas ou azuladas, muitas vezes associadas a altocumulus; compostas de gotículas superesfriadas e cristais de gelo; não formam halo, encbrem o sol; precipitação leve e contínua.
· Altocumulus (AC): banco, lençol ou camada de nuvens brancas ou cinzentas, tendo geralmente sombras próprias. Constituem o chamado "céu encarneirado".
· Stratus (St): muito baixas, em camadas uniformes e suaves, cor cinza; coladas à superfície é o nevoeiro; apresenta topo uniforme (ar estável) e produz chuvisco (garoa). Quando se apresentam fracionadas são chamadas fractostratus (FS).
· Stratocumulus (SC): lençol contínuo ou descontínuo, de cor cinza ou esbranquiçada, tendo sempre partes escuras. Quando em vôo, há turbulência dentro da nuvem.
· Nimbostratus (NS): aspecto amorfo, base difusa e baixa, muito espessa, escura ou cinzenta; produz precipitação intermitente e mais ou menos intensa.
· Cumulus (Cu): contornos bem definidos, assemelham-se a couve -flor; máxima freqüencia sobre a terra de dia e sobre a água de noite. Podem ser orográficas ou térmicas (convectivas); apresentam precipitação em forma de pancadas; correntes convectivas. Quando se apresentam fraccionadas são chamadas fractocumulus (FC). As muito desenvolvidas são chamadas cumulus congestus.
· Cumulonimbus (CB): nuvem de trovoada; base entre 700 e 1.500 m, com topos chegando a 24 e 35 km de altura, sendo a média entre 9 e 12 km; são formadas por gotas d'água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo. Caracterizadas pela "bigorna": o topo apresenta expansão horizontal devido aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro, e é formado por cristais de gelo, sendo nuvens do tipo Cirrostratos (CS).
Atividade II – As nuvens que observei

Chegou a hora divertida! Leve as crianças para um espaço aberto (parque, pátio, quadra da escola, etc...) em um dia com bastante nuvens.
Cada uma delas deve levar uma folha em branco, lápis e borracha. Os alunos devem desenhar as nuvens que observarem e escrever que tipo de nuvem eles acham que é. O professor deve ir auxiliando os alunos pois, não é o objetivo que eles decorem os nomes e todas as características das nuvens.

Dica: o professor pode fazer um resumo ou esquema dos tipos de nuvens com o desenho e o nome e entregar algumas cópias aos alunos ou colocar o esquema que foi montado no papel pardo em um lugar de fácil acesso para consulta no espaço aberto (na parede, no chão).

O professor decide qual será o tempo necessário para a observação. Depois, ao voltarem para a sala, abre-se o espaço para que os alunos digam o que acharam, o que foi mais interessante, se as nuvens pareciam ter formas de algo familiar (bichos, pessoas, plantas, etc...), enfim para falarem sobre suas experiências.
Os desenhos podem ser colados na parede para formarem o catálogo de nuvens daquele dia. Por isso é importante que a data seja colocada.

Dica: Se o professor quiser pode fazer outra observação em outro dia e fazer a comparação com os tipos de nuvens encontrados na 1ª e na 2ª observação.

Dica: Ao final o professor pode levar fotos de formatos inusitados de nuvens para mostrar aos alunos.
  
Materiais utilizados:
Papel pardo, cartolina branca, fita adesiva, folhas de papel ofício, lápis, borracha, cola, fotos de nuvens, materiais para classificação, canetinha.
Recursos Complementares
INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Catálogo de nuvens. Disponível em: http://www.inmet.gov.br/html/informacoes/sobre_meteorologia/atlas_nuvens/atlas_nuvens.html Acesso em: 7 de Novembro de 2008. - - - NETTO, Luiz Ferraz. Reconhecendo as nuvens. Disponível em: http://www.feiradeciencias.com.br/sala19/texto29.asp Acesso em: 7 de Novembro de 2008. - - - Vídeo: Explicando o tempo - Nuvens - http://www.climatempo.com.br/tv_explicandootempo.php
Avaliação
A avaliação poderá ser feita ao longo do processo por meio da observação da participação dos alunos nas atividades propostas, se houve a apropriação do conceito de nuvem, se reconhece que existem tipos diversos de nuvens e que estes tipos ficam dentro de classificações.

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