sábado, 24 de setembro de 2011

MOSAICO DE CREPON EMBOLADO

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Artes
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo
Estudo da Sociedade e da Natureza
Cultura e diversidade cultural


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 Produzir plasticamente uma proposta individual em mosaico com papel crepon, buscando o fazer artístico contextualizado à dinâmica de relaxamento corporal e mental.Ø
Duração das atividades
•Seis aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Desenho;
• Colagem;
• Noções básicas de mosaico.
Estratégias e recursos da aula


Aula 1
 Programe uma dinâmica de modo a favorecer a imaginação dos alunos para desvelarem elementos gráficos variados, voltados às questões ambientais. Sugestão:
Ø
“Viagem Mental”
Retire as mesas da sala de aula ou busque no ambiente escolar um espaço onde os alunos possam deitar, fechar os olhos e interiorizar a sua fala. Assim que os alunos estiverem cientes da proposta, solicite o silêncio e a postura necessários para uma atividade desse nível. Coloque um fundo musical suave e inicie:
*Procure esquecer que você está aqui na escola. Feche seus olhos, respire suavemente e deixe-se levar pela minha voz. Sinta seu corpo e busque uma posição confortável. Procure não dormir. Mantenha–se atento à dinâmica, porque ela te conduzirá à sua próxima produção plástica. Preste atenção na sua respiração. Inspire, como se estivesse cheirando uma flor. Expire como se apagasse uma vela. De va ga ri nho!!! De novo, repita: Cheirando a flor... Apagando a vela. Mais uma vez: Cheirando a flor... Apagando a vela. Pois bem, agora que você está relaxado, procure estar atento a si e esqueça onde está, quem está à sua volta e o que estará fazendo ou pensando o colega do seu lado. Ouça a música e siga a minha condução. Estamos nos aproximando de um lugar desconhecido. Ainda temos uma caminhada por entre sombras de lindas árvores. À nossa esquerda, um riacho refresca esse dia de sol forte e brilhante. A água desse riacho é límpida, transparente. Nas margens dele, há várias espécies de plantas... Flores de tantas cores... e borboletas pulam entre elas, como se bailassem com seus deliciosos perfumes. Ouvimos o canto dos pássaros... lindos... muitos e coloridos! À nossa frente, encontramos crianças brincando felizes e silenciosas. Elas usam fantasias diversas e parecem gostar de viver ali. Pergunto se podemos entrar na brincadeira e elas concordam positivamente. Ali brincamos das mais variadas formas e jogos. Coisas que nunca vimos e nem conhecíamos. Uma delícia estar ali. De repente, chega alguém, em um carrossel, distribuindo objetos interessantes e super coloridos. Percebemos que as crianças que moram ali comem aquilo e então ficamos curiosos para experimentar. Verdadeiras delícias. Caímos na água e brincamos de jogar água para cima. Peixinhos aparecem e acho que querem brincar conosco. É uma algazarra. Mas ali não há barulho, nem fumaça, nem gente grande! A alegria é tanta que nem percebemos que é hora de voltar. Que pena! Vamos nos despedindo desse tempinho que passamos ali. Voltamos a respirar suavemente. Contamos até dez: Um, dois, três... dez! Vamos espreguiçando, abrindo os olhos devagarinho... Estamos de volta aqui.
 Converse sobre o sentimento de cada um, socializando as vivências;Ø
 Entregue um papel sulfite e um lápis e solicite que registrem em croqui, o momento vivenciado, destacando os elementos que mais chamaram atenção;Ø
 Recolha os croquis para utilização na aula seguinte.Ø

Aula 2
 Socialize na turma os croquis construídos na aula anterior;
Ø
 Convide os alunos para uma aula no Laboratório de Informática, objetivando a criação de um Banco de Dados com as imagens de mosaicos;
Ø
 Os alunos trabalharão em grupos de três, buscando imagens que remetam à viagem mental feita, ou seja, figuras de aves, animais, céu, sol, riacho, elementos da natureza, crianças... Estes deverão salvar a pesquisa em um CD ou pendrive e entregar à professora no final da aula.
Ø

Aula 3
 Organize, previamente, as imagens selecionadas/pesquisadas pelos alunos e monte um banco de dados para apresentação em Power point, de modo a subsidiar o trabalho plástico que será proposto;Ø

Apresente à turma o Banco de Dados construído com a contribuição de todos;Ø
 Realize a apreciação das imagens, destacando o material usado em cada uma delas e o elemento tema do trabalho. Ex: Flor, animal, paisagem...
Ø
 Solicite aos alunos para que observem os croquis elaborados na aula anterior e façam um desenho definitivo para ser trabalhado em mosaico, utilizando lápis de cor e papel sulfite.
Ø
 Entregue uma placa de papelão (papel pinho, papel cartão ou similar – qualquer papel mais encorpado) e peça que transfiram a imagem desejada (desenho definitivo) para este suporte.
Ø

Aulas 4 e 5

 Converse com a turma sobre o que é mosaico e apresente um conceito para registro no portfólio individual. Sugestão:Ø
 Mosaico – A arte de elaborar padrões e imagens através da organização de fragmentos coloridos de vidro, mármore e outros materiais adequados, fixando-se a uma base de cimento ou argamassa. Seu primeiro desenvolvimento extensivo deu-se em Roma, na decoração de pavimentos. Trata-se de técnica muito apropriada ao adorno de paredes e abóbodas, e foi muito empregada nas igrejas cristãs da Itália e do Império Bizantino durante toda a Idade Média. Como decoração de exteriores, figura por vezes nas fachadas medievais e de alguns edifícios modernos. Mais raramente, o mosaico é usado para compor imagens portáteis ou como incrustação em peças de mobiliário e outros objetos, como na arte asteca do México. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 364)
v
 Disponibilize retalhos de papel crepon em várias cores e cola. Os alunos deverão rasgar e embolar – fazer bolinhas pequenas, matéria prima para a construção do mosaico, e aplicar/colar sobre a imagem (desenho no papelão), cuidando para não perder o traço, ou seja, respeitando-se os limites da linha e da forma;Ø
 Ressalte a importância de se respeitar o traçado na colagem das pecinhas (bolinhas de papel);
Ø
 Chame a atenção para “Figura e Fundo”.
Ø
Aula 6
 Conclusão e exposição da produção poética-visual dos alunos em mosaico com papel crepon embolado;
Ø
 Alguns trabalhos produzidos:
Ø

Recursos Complementares

 Suporte – Material que serve de base – o papel para o desenho, a tela para a pintura, etc. (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.92).v
 Portfólio - Portafólio, em português; introduzido na didática da aula de arte inicialmente como caderno de arte e/ou dossiê - longe de ser um álbum para colar as práticas artísticas como se vê em algumas escolas. “Nesse contexto de mudanças nas concepções sobre o ensino e a aprendizagem em arte, o portfólio, retirado do campo da arte, aparece como uma modalidade de avaliação que começa a se difundir nos âmbitos escolar e universitário. Abriga um processo de seleção e ordenação do desempenho criativo que reflete a trajetória de aprendizagem de cada estudante e que, além de colocar em evidência o seu percurso e refletir sobre ele, possa contrastá-lo com as finalidades do seu processo e as intenções educativas e formativa dos docentes a partir do contrato firmado entre as partes quando da apresentação da proposta, pois o portfólio baseia-se na natureza evolutiva do processo de aprendizagem, apresentando-se como algo mais do que uma recompilação de trabalhos ou materiais colocados numa pasta. É um percurso, uma trajetória, de modo algum, único(a) e solitário(a). Para tanto, Fernando Hernández sugere que o portfólio seja apresentado e negociado no início do período letivo, pois é uma trajetória de reflexão. É também uma forma de avaliação dinâmica realizada pelo próprio estudante e que reflete seu desenvolvimento e suas mudanças através do tempo. É de propriedade do estudante, uma forma de refletir sobre a formação na ação, propiciando a integração teoria e prática. Sendo assim, o diálogo com o portfólio é uma estratégia possível para abordar sua avaliação e esta, um acesso vinculando pesquisa, ensino e processo de aprendizagem, aspectos que poderiam validar a arte e o ensino de arte não só nos meios acadêmicos, como deflagrar uma conscientização do seu papel a toda a sociedade brasileira. O presente instrumento pode desvelar uma sintonia entre processo e criação plástica, entre percurso e metas, entre expectativa e construção de repertório, entre fazer artístico e poética. Enfim, o portfólio é um recurso e um meio através do qual diálogos se presentificam, autoria, produção e mediação se inter-relacionam buscando o prazer estético. Ressalta-se algumas palavras-chaves corporificadas nesse processo avaliativo, apresentando-se híbridas, mescladas, interativas para compor um todo em arte e conhecimento de arte. São elas: escolha e saberes, procedimentos e processo, registro e documentação, aluno/professor - relação. Acredita-se que são atitudes que contribuem para a formação do ser crítico, plural e cônscio do seu papel de espectador, produtor e fruidor, numa educação que talvez falte ao ensino de arte, o fator intercultural, conectando a experiência do cotidiano, a crítica social e a expressão criativa”. (LELIS, Soraia Cristina Cardoso. Poéticas Visuais em construção: o fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar. Dissertação de Mestrado, Instituto de Artes/UNICAMP/ Maio/2004, p. 60-1).
v

Avaliação

• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.

Recursos educacionais
Nome                                              Tipo
Aula expositiva                                Teórica
Apreciação de imagem                     Teórica
Desenho                                         Prática
Construção de Mosaico                     Prática


Nenhum comentário:

Postar um comentário