sábado, 24 de setembro de 2011

Dinâmicas

Dinâmica do balão
Objetivo: Reflexão sobre a necessidade de se pensar em grupo, deixar o individualismo

Materiais: Balão, caixa de bombons e alfinete

Procedimento: Distribui-se um balão cheio para cada participante e uma agulha ou alfinete. A regra da brincadeira é: Quem ficar até o final sem ter seu balão estourado é o vencedor e ganhará os chocolates. Dá-se o tempo de um minuto. Geralmente os participantes estouram o balão uns dos outros, ficando poucos ou nenhum vencedor.
 

Moral da história: Todos poderiam ter sido vencedoresmse pensassem coletivamente, pois em momento algum foi dada a regra de que deveriam ter estourado o balão do outro.

Tem certeza que conhece seu filho?
Para reunião de pais

Materiais: Papel e caneta

Procedimento: Pedir que os alunos escrevam em um papel pequeno a seguinte frase: EU AMO A MINHA FAMÍLIA. Não pode ser assinado. Todos pedaços de papel deverão ter um número que corresponda ao nome do aluno, que o coordenador da reunião manterá em segredo. No dia da reunião todos os papeis serão colocados espalhados em uma mesa e os pais deverão reconhecer a letra do filho e pegar um papel. Depois o dinamizador irá verificar se os pais acertaram e conhecem a letra de seus filhos.

Anjo da guarda

OBJETIVO: Motivar o grupo, ajundando-o a se conhecer melhor e estabelecer um melhor relacionamento interpessoal.

DESENVOLVIMENTO: A dinâmica é um pouco parecida com "amigo secreto", deverá acontecer durante o ano todo ou por um semestre.
 
Pegar os nomes dos participantes, colocar numa pequena caixa, e redistribuir aos mesmos. A pessoa não poderá pegar seu próprio nome.
Cada um será o "Anjo da Guarda" daquela pessoa que pegou. Deverá mandar mensagens de otimismo quando ela estiver desanimada, elogiar quando fizer alguma coisa boa, ou criticar quando a mesma estiver atrapalhando a caminhada do grupo.
O Anjo da Guarda não deverá revelar o seu verdadeiro nome. Usará um pseudônimo ou apelido. Na sala dos professores deverá ter um mural com saquinhos colados na parede com os nomes de todos os participantes da brincadeira onde os anjos secretamente colocarão suas mensagens direcionadas aos seus protegidos. Depois de um tempo definido pelo grupo deverá acontecer a revelação dos anjos, a culminância dessa dinâmica se dá com a troca de presentes entre os participantes, como em um amigo oculto.


Medo de Desafios
Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD). 

Procedimento: Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente dificil ou vergonhosa).
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).

Objetivos: O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.

DESENHO DOS PÉS
Objetivo: socializar, integrar, perceber a necessidade de assumir compromissos, crescer, valorizar-se.
Para quantas pessoas: de 5 a 20 pessoas
Material necessário: uma grande folha de papel e lápis colorido para cada participante.
Descrição da dinâmica: o coordenador da dinâmica motiva todos os participantes a desenharem num grande papel o próprio pé. Em seguida, encaminha a discussão, de forma que todos os participantes tenham oportunidade de dizer o que pensam:
1. Todos os pés são iguais?
2. Estes pés caminham muito ou pouco?
3. Por que precisam caminhar?
4. Caminham sempre com um determinado objetivo?
5. Quanto já caminhamos para chegar onde estamos?
Após esta discussão, lembrar de pessoas que lutaram por objetivos concretos e conseguiram alcançá-los. Terminada a discussão, o coordenador da dinâmica convida a todos que escrevam no pé que desenharam algum compromisso concreto que irão assumir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário