sábado, 24 de setembro de 2011

Brincando e aprendendo


“Ensinar é a arte de transformar, por isso a educação fascina”
Algumas considerações:

1) Levar em consideração que a escola, entre tantas outras funções, é também um meio de socialização, um espaço não só de aprendizado de conteúdos, mas um ambiente de formação contínua, tendo claro que o aluno é sujeito transformador e traz conhecimentos prévios.
As tarefas a serem desenvolvidas durante a gincana propõem o conhecimento, a integração entre aluno-professor, aluno-aluno, numa busca constante pela participação efetiva dos alunos no âmbito cultural-artístico e no ingresso ao lúdico, ao espírito de equipe e tantas outras capacidades que se apresentarão no decorrer do processo.

2) A gincana deverá ser um estímulo no processo de aprendizagem e de participação não só do aluno como do próprio professor, onde aluno e professor poderão mostrar garra, perspicácia e precisão.

3) A pontuação e a premiação sejam estímulos a mais, já que ter objetivos faz parte da vida do ser humano.

4) Cada padrinho/madrinha deverá acompanhar a turma nos preparativos da gincana e motivá-los para todo o processo e a sua finalização com uma confraternização onde todos deverão participar e contribuir

Sugestão para pontuação e premiação:

Total de pontos a serem distribuídos: 21.000 pontos.
1º lugar - Medalha de cinco pontos em todas as disciplinas;
2º lugar - Medalha de três pontos em todas as disciplinas;
3º lugar - Medalha de dois pontos em todas as disciplinas.

Cada turma-equipe deverá:

• Criar um grito de guerra (mil pontos)
• Criar um nome para a equipe (mil pontos)
• Criar uma mascote (mil pontos)
• Uma cor por turma e se todos os integrantes estiverem caracterizados ganham mil pontos
• Uma paródia (mil pontos)
• A equipe mais animada no final da gincana ganhará mil pontos
• A equipe mais organizada no final da gincana ganhará mil pontos

O envolvimento das disciplinas

A distribuição dos horários depende da organização da gincana. Cada dia poderá ser dedicado a uma disciplina.
Língua Portuguesa e Inglesa

1ª Tarefa: Os professores elaboram algumas perguntas (por escrito) a serem respondidas pelas equipes. Se completarem a tarefa: mil pontos.

2ª Tarefa: Produção de texto a partir de um tema proposto pela equipe coordenadora. O tema será anunciado no momento e cada turma deverá entregar uma redação para concorrer como melhor produção. Obviamente, todos os alunos poderão fazer a dissertação e, depois disso, escolher a melhor para indicar para representar a turma. Equipe vencedora: mil pontos.

Sugestão para produzir o texto:

O homem que...
“Aprendemos a navegar os mares, a sobreviver no Antártico, a voar na atmosfera e a explorar outros planetas vizinhos.”
É o mesmo que...
“(...) certas coisas podem se tornar irreversíveis no funcionamento desse sistema. A extinção dos animais, a poluição em larga escala dos rios por produtos químicos não-degradáveis, o acúmulo de certos gases na atmosfera, a destruição da camada de ozônio são apenas alguns exemplos marcantes”.

     Baseando-se no texto acima, elabore uma dissertação (mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas) sobre a pessoa humana e sua ação.

3ª Tarefa: Tradução de algumas frases em inglês e preparar uma música do conhecimento de todos, em inglês, para cantarem. A equipe que cantar melhor ganha mil pontos.

4ª Tarefa: Cada turma deverá trazer, no dia combinado, o maior número de frutas que conseguir. A turma que trouxer mais frutas ganhará mil pontos. (As frutas serão para uma salada de frutas que poderá ser servida para todos).

Matemática e Educação Física

1ª Tarefa: Responder algumas questões de Matemática. A equipe que responder primeiro e com acerto todas as questões receberá mil pontos.

2ª Tarefa: Prova-relâmpago - quem responder primeiro algumas charadas-problemas, ganha mil pontos.

Sugestões:

1) Certo homem devia passar de uma para a outra margem de um rio, um lobo, uma cabra e maço de capim. Mas só conseguiu encontrar uma embarcação que comportava apenas dois seres de cada vez; e ele tinha recebido ordens de transportar a salvo toda a carga. Diga, quem puder, como fez ele a travessia?

Resposta: Primeiro levou a cabra, deixando o lobo e o maço de capim. Depois voltou e levou o lobo. Deixando o lobo do outro lado, tomou a cabra e voltou com ela. Deixou então a cabra e levou o maço de capim. Voltou remando e atravessou com a cabra. E assim foi feita a travessia completa sem que nada tivesse sido devorado.

2) Ao arar a terra, quantas pegadas deixa um boi depois de fazer o último sulco?

Resposta: Nenhuma. O boi vai adiante do arado. Assim, todas as pegadas que o boi faz na terra, o arado apaga. Desse modo, não se encontrará no último sulco nenhuma pegada.

3) O gavião chega a um pombal e diz:
- Adeus, minhas cem pombas!
As pombas respondem em coro:
- Cem pombas não somos nós, com mais dois tantos de nós e com você, meu caro gavião, cem pássaros seremos então!
Quantas pombas estão no pombal?

Resposta: 33 pombas

4) Quantos quadrados você consegue perceber na figura abaixo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário