sábado, 24 de setembro de 2011

Arte política

Arte e política é um assunto bastante bom para se trabalhar em sala de aula porque se reflete tanto na discussão do papel da arte na sociedade quanto à propriedades estéticas dela. Note que arte e política não quer dizer as suas opções políticas, mas sim política como um todo. Pode-se usar o hip-hop ou rock clássico, ou alusões à propaganda política dos nazistas, dependendo da série e do grau de conhecimento histórico dos seus alunos.
É importante frisar que o aluno deve se sentir livre para expressar sua opinião política, a não ser quando esta opinião recai em meandros perigosos, como a defesa do autoritarismo, racismo e opiniões semelhantes. E mesmo nesses casos o aluno deve entender o por quê disso. Muitos alunos simplesmente atacam a burguesia ou o racismo em provas(Em especial de História) para ganhar nota.
Minha sugestão é que após se discutir sobre as diversas formas de uso de discurso político e protesto usando a arte ou protestos de uma forma geral(Inclusive citando situações menos usuais, como os protestos contra o aborto), discutindo sobre a função da arte pela arte e da arte de protesto, a arte política. O hip-hop, que os alunos já conhecem, é um bom ponto de partida para uma discussão. Eu costumo mostra fotos chocantes, como esta foto do sul-africano Kevin Carter ou qualquer foto do Sebastião Salgado.
Daí, sugira uma lista de cerca de causas que os alunos possam fazer um desenho de protesto. Por exemplo:
1-) Fome
2-) Prostituição Infantil
3-) Guerra
4-) Aborto(Contra e a favor)
5-) Trabalho escravo
etc.
Para  evitar trabalhos simplórios, explique que você não quer cartazes, mas sim um desenho(A não ser, claro, que você queira trabalhar com cartazes e temática política) e peça que ao menos uma pessoa apareça na imagem, já que pessoas tendem a criar empatia com pessoas, não objetos inanimados.
É uma boa atividade não só para se debater o poder político da arte, mas para se trabalhar desenho como ferramenta de comunicação, não mera forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário