Para saber isto é só dar uma olhada na tabela abaixo e constatar que os 
brinquedos mais vendidos no Brasil são as bonecas, os bonecos, os bichos, 
as personagens e todos os seus acessórios; se somados aos carrinhos, trens 
e outros exemplos de brinquedos que também imitam as pessoas e objetos 
do mundo dos adultos, teremos 38,16%, ou seja, quase 40% do total dos 
brinquedos vendidos. 
Por que será que isto acontece?  
Muitas razões de ordem econômica, cultural, social, psicológica, entre outras, 
poderiam ser apontadas. Aqui gostaríamos de tocar apenas em alguns 
aspectos interessantes.    
Um deles diz respeito ao fato de que estes brinquedos proporcionam as 
brincadeiras simbólicas ou de faz de conta que encantam as crianças; 
penetram o seu  imaginário; permitem que elas assumam vários papéis sociais; 
criem seu próprio enredo onde expressam e elaboram sentimentos e emoções. 
É de consenso entre os autores que estas brincadeiras são fundamentais ao 
desenvolvimento pleno da criança. Eles nos demonstram isto de forma 
riquíssima em várias de suas obras.   
Estas brincadeiras refletem o interesse das crianças em brincar com objetos do 
mundo adulto. Nelas reproduzem atitudes, gestos e falas do meio que as 
cercam e da época em vivem. No entanto, é curioso notar que elas fazem isto 
de uma forma própria, ao seu modo. Mesmo que no meio rural um menino 
brinque de vaqueiro num rodeio e outro, que vive na cidade, adore representar 
os cantores de uma banda de rock, o que importa é que ambos são os 
protagonistas de suas brincadeiras, frutos da visão e da interpretação da sua 
geração, dos hábitos e costumes, das diversidades sócio-econômicas e 
culturais do aqui e agora. 
Embora em menor número de vendas, os outros tipos de brinquedos como as 
bolas, bicicletas, jogos, brinquedos de montar entre tantos outros, também são 
muito importantes e fazem parte da diversidade que constitui o universo lúdico.   
A bola, por exemplo, é atemporal; envolve crianças, jovens e adultos, já há 
centenas de gerações. Estes brinquedos desenvolvem  atividades que 
requerem, predominantemente, o aprimoramento de habilidades ora físicas, ora 
intelectuais que vão se aperfeiçoando gradualmente na vida de um indivíduo. 
Geram desafios, obstáculos a serem ultrapassados, como nos jogos esportivos 
ou nas brincadeiras de correr, atirar, esconder.  Promovem a alegria da 
descoberta do lugar certo de uma peça de um quebra- cabeça, as frustrações
de perder uma partida ou o contentamento de vencê-la.  Proporcionam a 
delícia de brincar na areia e nem se fale, na água.
De qualquer forma, com ou sem brinquedos, o que importa é a emoção, o 
divertimento, a alegria de estar junto, de se vincular, de partilhar com outro, de 
experimentar a construção dos relacionamentos sociais ao brincar ou jogar.  
Uma sugestão é que pais, professores, avós, tios aproveitem esta reflexão para 
rever o que têm oferecido e proporcionado às crianças de seu convívio; não 
apenas em termos de brinquedos, mas da  ludicidade  no seu sentido mais 
amplo. Lembrando que a variedade é sempre mais importante do que a 
quantidade, assim como são o espaço acolhedor, seja interno ou na natureza, 
o tempo livre e a liberdade de escolha para brincar. 
VENDAS DE BRINQUEDOS NO BRASIL POR  SEGMENTO
                                                       2006     2007      2008      2009     2010*     Média 
Desenvoimento Afetivo            23,0     26,1       32,7       27,1      30,0     27,78
Relações Sociais                     14,0     17,2       12,1      15,8       15,0     14,82 
Atividades Físicas                    17,0    10,0        16,2       13,6       15,0     14,36 
Atividades Intelectuais             14,0    16,2        10,8       10,6      10,0      12,32 
Criatividade                              11,0    12,1        12,1       12,8      11,0      11,08 
Imitação do Mundo Técnico       5,0     6,5         11,7       14,7      14,0      10,38 
Primeira Idade                          16,0    11,8          4,4         5,4        5,0        8,52 
 ______________________________________________________________
*Estimativa 
Fonte:   Fabricantes Nacionais e Varejistas in  ABRINQ : Performance do Setor 
2010   
ABRINQ  -  Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos 
 ______________________________________________________________
As categorias acima fazem parte do Sistema de Classificação de Brinquedos  
ICCP criado por André Michelet
1
 e são compostas entre muitos outros 
 Itens por:  
1. BRINQUEDOS PARA A PRIMEIRA IDADE./BRINQUEDOS PARA 
ATIVIDADES SENSÓRIO MOTORAS  
Chocalhos, mordedores 
Móbiles sonoros ou não  
Brinquedos para berço e cercado  
Quadros de atividades  
Animais, objetos em borracha  
Brinquedos para o banho   
Bonecas e bichos Primeira Idade  
Pelúcias de 20 a 50 cm 
2- ATIVIDADES FÍSICAS 
Veículos com pedais, triciclos, patinetes, karts 
Veículos elétricos no tamanho da criança 
Bicicletas  
Patins, skates 
Pipas, objetos voadores 
Boliches, jogos tipo bocha, jogos de Bola, petecas, balões de cordas de pular 
obstáculos, percursos 
Pingue-pongue, tênis, raquetes de praia, peças para atirar em alvo 
Iô-iôs, piões, bolhas d'água 
Pernas de pau, bambolês, aros para equilibrar com uma haste 
Equipamentos esportivos 
Equipamentos para playground ao ar livre e internos, tobogans, balanços - 
 3-BRINQUEDOS PARA ATIVIDADES INTELECTUAIS  
Puzzles  
Baby puzzles e encaixes puzzles com mais de 150 peças  
Brinquedos com peças para girar e parafusar  
Brinquedos de construção por superposição de peças  ou alinhamento lado a 
lado  
Brinquedos de construção por encaixe de peças - detalhes modulados para  
Brinquedos científicos 
4-BRINQUEDOS QUE REPRODUZEM O MUNDO TÉCNICO  
Walkie-talkies, telefones, meios de comunicação  
Aparelhos audiovisuais ou que imitiam aparelhos domésticos com 
função real   
Fogões, aparelhos eletrodomésticos reduzidos, com função imitando o real   
Veículos miniatura, reprodução em escala Veículos mecânicos e elétricos - 
Veículos tele e rádio-comandados 
Guindastes e máquinas simples, mecânicos ou elétricos  
Pistas para autos, 
Trens elétricos,  
Veículos e máquinas simples  
Robôs  
5. BRINQUEDOS PARA O DESENVOLVIMENTO AFETIVO  
Pelúcias com mais de 50 cm 
Bonecos, personagens imagináveis zoomorfos  
Bonecas para vestir (não manequim)  
Acessórios para bonecas  
Carrinhos, berços, móveis para boneca  
Louças, panelinhas  
Fogões, aparelhos domésticos, móveis no tamanho da criança  
Miniaturas de figuras simples  
Personagens articulados e acessórios  
Veículos e objetos de simulação  
6. BRINQUEDOS PARA ATIVIDADES CRIATIVAS  
Mosaicos Carimbos para impressão, letras e máquinas de imprensa  
Adesivos, materiais de colagem  
Tapeçaria em tear, tapeçaria bordada com agulha, trabalhos de costura, 
bordados, tecelagem  
Trabalhos de furar, enfiar, amarrar, trançar, recortar  
Gravuras e metal trabalhado em baixo e alto relevo 
Trabalhos em barro, cerâmica  
Dobraduras  
 Maquetes, modelos técnicos - aviões em madeira balsa, carros com partes 
para montar  
Caixas de pintura sobre tecido 
7. BRINQUEDOS PARA RELAÇÕES SOCIAIS 
Jogos de carta, 
 jogos de famílias  
Jogos de sorte  
Jogos de percurso  
Jogos de sociedade para crianças pequenas  
Jogos de habilidade e destreza  
Jogos de estratégia e reflexão 
Jogos de números e letras Jogos de mágica 
Jogos de simulação, jogos de interpretação, de conhecimento
 
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