| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema | 
| Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações políticas e administrações urbanas | 
| Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça | 
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Construir as primeiras      noções sobre o que é uma sociedade e como ela se organiza.
- Conhecer e comparar      diferentes organizações sociais - indígena, a civilização grega, Egipcia.
- Estabelecer comparações e      analogias entre diferentes modos de organização( cidade e o campo)
Duração das atividades
1 AULA 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- As palavras democracia,      sociedade, cidadania são muito comuns em épocas de eleições. Esses      conceitos são citados, mas não compreendidos pelas crianças. De fato são      assuntos que muitas vezes os pais não conversam em casa. No entanto, em      sala de aula o professor poderá abordar esses conceitos de forma simples e      de fácil compreenção por elas.
Estratégias e recursos da aula
 
1º Momento- Conceituar o que é sociedade
-  O professor(a)      poderá iniciar perquntando: 
- O que é uma sociedade?
-  A escola faz parte      da sociedade?
- Como se deve fazer para viver em sociedade?
- Que regras precisamos      construir para viver juntos? No primeiro momento, o professor registra as      idéias dos alunos e depois solicita que escrevam o que imaginam que é uma      sociedade. As crianças deverão estar sentadas na roda de modo que cada uma      delas expresse suas idéias e compartilhem juntas. Depois consulta o      dicionário e ler o significado da palavra sociedade.
 O professor propõe o registro da palavra sociedade através da escrita do significado e ilustração. Depois expões na sala.
2º  Momento - Leitura sobre a sociedade
- O professor deverá buscar      leituras em livros informativos, revistas, fotos para que as crianças      compreendam como surgiu e qual a finalidade de viver em sociedade. Assim,      deverá separar livros para que as crianças possam manipulá-los e ler      algumas informações sobre como viver em sociedade.
- Observação:  O      professor deverá ficar próximo às crianças, que ainda não lêem      convencionalmente, para ajudá-las na leitura e no entendimento do texto.
 
 
- Sugerimos a leitura do      texto abaixo. O professor poderá realizar a leitura online ou imprimir e      distribuir com as crianças.
CANAL KIDS - Cidadania - Viva a Democracia! - Presente de Grego
Após a leitura do texto o professor convrsar com as crianças para elas falarem o que entenderam. Em seguida, as crianças escrevem  num cartaz.
Recursos Complementares
Avaliação
- Analisar se as crianças conseguiram desenvolver as atividades, discutindo e fazendo reflexões sobre a nossa forma de viver em sociedade.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário