sábado, 18 de dezembro de 2010

Projeto - Os Três Porquinhos







JUSTIFICATIVA

“Além da diversão e socialização, é importante situar a educação infantil como um espaço que oferece situações que favoreçam a realização de tarefas evolutivas e educativas importantes”.

Em virtude das transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas principalmente a partir do século XIX, particularmente aquelas que impulsionaram a inserção da mulher no mercado de trabalho, destacam-se o surgimento da creche e escolas de educação infantil e o seu papel coadjuvante no desenvolvimento, educação e socialização da criança.
Quando do seu surgimento, a creche e escolas de educação infantil desempenhavam uma função exclusivamente assistencial, na medida em que atuava apenas como depósito de crianças, fornecendo espaço físico para a permanência delas na ausência dos pais.
Porém, esta concepção passou por alterações progressivas que culminaram com a preocupação com aspectos centrados no desenvolvimento infantil, tanto do ponto de vista físico, motor cognitivo, como afetivo e social.

Público-alvo: alunos da Educação Infantil (maternal)

Profissionais envolvidos: Pamela, Claudiana, Valéria e Ângela

Supervisão: Giselle Zanette

Etapas do Projeto:
Conhecendo a história ”Os três porquinhos” na internet
Assistindo ao filme
Ouvindo a História
Atividades relacionadas

Objetivos:
• estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação;
• promover o hábito da leitura;
• trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
• estimular a linguagem oral;
• promover a socialização;
• desenvolver o pensamento reflexivo;
• despertar o interesse pela informática;
• trabalhar a coordenação motora, atenção e raciocínio.

O que faz uma criança em uma Escola de Educação Infantil?

Brinca. Certamente brinca. Começa a fazer amigos, passa horas felizes convivendo com crianças e adultos que não são seus familiares.
Não é apenas isso o que acontece.
Até os 6 anos, a criança viverá uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e motor, que será tanto mais rica quanto mais qualificadas forem as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam.
Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.
Por isso, a Creche-Escola Cantinho Feliz estruturou um projeto diferenciado para a Educação Infantil.
Sem abrir mão de ser um espaço para o livre brincar, de ser um ambiente extremamente afetivo, a Creche-Escola Cantinho Feliz oferece um cotidiano rico e diversificado de situações de aprendizagens planejadas para desenvolver as linguagens e as emoções e estabelecer os pilares para o pensamento autônomo.
Toda escola de Educação Infantil precisa ter certeza do que quer desenvolver na criança.
Assim, para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, sua capacidade de pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático, a Creche-Escola Cantinho Feliz propõe atividades que desenvolvem um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados a cada faixa etária.
Leitura e Escrita, Inglês, Artes Plásticas, Música, Conhecimento da Natureza e da Sociedade, Educação do Movimento – em todas as atividades a criança não é absolutamente aquele agente passivo da educação tradicional, mas participante, ativo no processo de construção do conhecimento.
Em todas as áreas, as crianças têm a possibilidade de utilizar recursos como a Informática, e vivenciar experiências ricas, como aulas de culinária.
Conheça um pouco do nosso cotidiano, acompanhando as atividades das crianças.

Linguagem oral e escrita

A criança no Cantinho Feliz vai aprender a ler e a escrever? Irá bem além disso, porque não aprenderá mecanicamente. Aprenderá a ler com compreensão os diversos tipos de texto, inclusive os bons textos literários. A leitura será uma fonte de lazer e de desenvolvimento da imaginação. Nossos alunos sabem, desde cedo, que podem usar a linguagem de forma criativa, para expressar idéias e emoções e interagir com os demais. Assim, iniciam um processo para se tornar um leitor e um escritor competente.

Linguagem das Artes Plásticas e Música

Ver crianças pintando ou cantando são cenas comuns da Educação Infantil. Mas é muito importante que os pais saibam que esse trabalho pode ser desenvolvido em diferentes graus de qualidade.
A experiência com as Artes abre novos horizontes para o ser humano, amplia as possibilidades de percepção do mundo e de expressão.
Desde os primeiros anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, esculpindo, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados e visitando exposições.
Da mesma forma, em aulas de Música, aprendem a ouvir e a cantar músicas de diferentes épocas e estilos; aprendem também a explorar sons e instrumentos, desenvolvendo sua musicalidade.

A educação do movimento

Existe ainda uma tendência a pensar corpo e mente como realidades completamente distintas. Mas, o movimento corporal é uma importante dimensão do desenvolvimento humano e nas crianças ele está intrinsicamente ligado ao desenvolvimento da inteligência.
A exploração do ambiente e do espaço por meio do movimento é estimulada em atividades fora da sala de aula e sempre de forma lúdica. São jogos, circuitos, danças, brincadeiras, iniciação de práticas esportivas.
As propostas são ricas e desafiadoras e possibilitam o aprimoramento do movimento e a ampliação do conhecimento acerca de si e do outro.

Conhecimento da Natureza e da Sociedade

Estas atividades abrem um espaço desafiador para que as crianças observem o mundo, façam perguntas, atuem sobre os fenômenos, estabeleçam relações entre o que observam e o que sabem das coisas observadas, garantindo a compreensão de conceitos e a aprendizagem significativa.
Em todas as situações, o grande enfoque da Educação Infantil está no desenvolvimento de atitudes de valorização e preservação do ambiente.

Matemática

A idéia de que Matemática é um difícil segredo, reduzido a contas e fórmulas, provoca o distanciamento de muitos alunos dessa ciência fundamental. No Cantinho Feliz, as atividades encorajam a exploração de uma variedade de idéias matemáticas relativa a números, medidas e geometria, conservando o prazer e a curiosidade. Para isso, aproveitamos situações cotidianas significativas, como jogos que envolvem a contagem e operações aritméticas, e que possibilitam desenvolver o raciocínio lógico.

Atividades relacionada à Linguagem oral e escrita

Neste segundo bimestre, faremos as atividades de leitura e escrita a partir da história “Os Três Porquinhos”.
Nosso objetivo com este trabalho será desenvolver: a atenção, concentração, raciocínio, memória e espírito lúdico.
Trabalhar noções de: tamanho, forma e diferentes tipos de materiais.
Desenvolver noções de amizade, solidariedade, espírito de inter-ajuda e partilha.
Nessa fase, as histórias ainda devem ser rápidas, com pouco texto de um enredo simples e vivo, poucos personagens, aproximando-se, ao máximo, das vivências da criança. Devem ser contadas com muito ritmo e entonação. As crianças nesta faixa etária têm grande interesse por histórias de bichinhos, brinquedos e seres da natureza humanizados. Identifica-se, facilmente, com todos eles. Prendem-se a gravuras grandes e com poucos detalhes. Os fantoches continuam sendo os mais adequados. A música exerce um grande fascínio sobre ela. A criança acredita que tudo ao seu redor tem vida e vivência, por isso, a história transforma-se em algo real, como se estivesse acontecendo mesmo.
O trabalho com a literatura infantil merece lugar de destaque neste eixo. As obras literárias infantis devem estar presentes, em sala, desde os primeiros dias de aula. Devem ser lidas, discutidas e comentadas com as crianças, com o intuito de provocar emoções e entretenimento. É interessante gerar uma expectativa sobre a obra, desencadeando curiosidade, inquietação, desejo e encorajando as crianças para arriscarem palpites sobre o que acontecerá.

De acordo com a Piaget, na idade entre 2 e 3 anos, a criança é egocêntrica, isto significa que nesta fase, a criança acredita que tudo no mundo gira ao seu redor, sem se preocupar com os outros, a criança se considera o centro do universo.
Por este motivo, a escola precisa propor atividades que desenvolvam a capacidade de “aprender a viver juntos”. Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), compartilhamos a idéia de que educar não pode ser a simples transmissão de conhecimentos e informações, voltada prioritariamente para a dimensão cognitiva do indivíduo. A sociedade atual exige pensar a educação como formação integral, considerando a pessoa em todas as dimensões – cognitiva, afetiva, física, social, ética.
Diante da complexidade dos problemas e demandas do mundo contemporâneo, acreditamos que hoje, mais do que nunca, a educação deve ser agente privilegiado de mudanças que contribuam para o desenvolvimento das sociedades humanas, tendo em vista uma convivência mais fraterna, justa e harmoniosa.
No terceiro e quarto bimestre conheceremos novos livros. Divertiremos-nos bastante com as histórias contadas na Coleção Bambolê da Editora Franco. São textos de Rosangela Borges, Marciano Vasques, Marilene Godinho, Ana Maria Queiroz, Gilda Meirelles e outros autores que nos ajudarão a despertar nossa imaginação.
Vovó Chica, Nomes, Limpeza na Gaveta, Rua do Brinquedo, A foca Sonhadora, Bolas, ora bolas, A boneca Teca, Meu quintal, Memórias de um tênis, Essa não, comerão o meu pão, Quem mora no mar? ... títulos que vão ajudar a construir nossas histórias...
Os livros serão contados na salinha e em seguida serão desenvolvidas as atividades que estão em anexo.

OUVINDO A HISTÓRIA

Os Três Porquinhos


Era uma vez três porquinhos que viviam com a sua mãe.Um dia ela disse-lhes:
- Queridos filhos, penso que já são grandinhos para viverem sozinhos e poderem trabalhar. Têm braços fortes e não lhes falta inteligência para pensar o que é melhor para cada um. Primeiro têm que construír as vossas próprias casas perto uns dos outros e contarem com todos os perigos que possam surgir.
Os porquinhos puseram-se a caminho.
De todos os três o pequeno era o mais trabalhador, o do meio era trapalhão e o maior era preguiçoso.
Como o maior era preguiçoso, fez a casa de palha para ser mais rápido. O do meio fez a casa de madeira pois também não gostava muito de trabalhar. Mas, o mais novo, o mais trabalhador, fez a sua com cimento e tijolos.

Um dia , apareceu o lobo que com um sopro derrubou a casa do mais velho e este, cheio de medo fugiu para a casa do irmão do meio.
O lobo foi até à casa do irmão do meio e com outro sopro deitou abaixo a casa do porquinho.
Os porquinhos muito amedrontados correram para casa do irmão mais novo e o lobo correu atrás deles para os comer.
O porquinho abriu-lhes a porta rapidamente e, os irmãos, entraram muito admirados por verem uma casa tão forte e tão bonita.
O lobo pensava que a derrubava, soprava e dizia: - Soprarei, soprarei e a casa derrubarei!
Mas a casa era forte e ele não a conseguiu derrubar, então pensou entrar pela chaminé, mas os porquinhos perceberam e então puseram mais lenhas no lume, o lobo caiu na lareira e fugiu com a cauda a arder.
Muito envergonhado o lobo fugiu e não voltou mais.
Os porquinhos ficaram tão felizes que fizeram uma grande festa.

ATIVIDADES RELACIONADAS À LINGUAGEM DAS ARTES PLÁSTICAS E MÚSICA.

No terceiro trimestre, desenvolvemos as atividades de artes e música.

Música 3 porquinhos
Com palha eu faço a casa
Pra não me esforçar
Na minha casinha
Eu toco a flautinha

Podem rir, dançar e brincar
Que não vou me aborrecer
Mas não vai ser brincadeira
Quando o lobo aparecer

Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis

Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis

A EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO

Cícero não se queria cansar muito, pelo que considerou que bastariam uns tantos ramos e um pouco de palha entrançada para construir uma cabaninha fresca e confortável.

Heitor, pelo contrário, pensou que uma cabana de madeira seria suficientemente confortável e resistente e que não teria de trabalhar demasiado para a construir.

Prático queria uma casinha como a da avozinha. Por isso, carregou o carrinho de mão várias vezes com tijolos e cimento e pôs-se a trabalhar com muito afinco.
- Assim estarei resguardado do lobo, que de vez em quando sai do bosque.

Conhecimento da Natureza e da Sociedade

O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais.
O trabalho desenvolvido no dia-a-dia está voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Nesse sentido, refere-se à diversidade de fenômenos e acontecimentos físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais, aos conhecimentos de várias formas de explicar e representar o mundo, ao contato com as explicações científicas, conhecer e construir novas formas de pensar sobre os acontecimentos que as cercam.
Assim, as questões apresentadas no cotidiano e os problemas relacionados à realidade, observáveis pela experiência imediata ou através de relatos orais, livros, jornais, televisão, rádio, fotografias, filmes, etc., são excelentes oportunidades para construção de conhecimentos.

Convivendo com os amigos

Estar junto na creche-escola, conviver com os outros, com o que é diferente de si, com crianças com diversas características físicas, modos de agir e de pensar, com diferentes histórias e culturas, é muito enriquecedor e representa grande possibilidade para construção de novas brincadeiras, sonhos bem como aquisição de conhecimentos sobre realidades distantes.
O grupo em que a criança se insere, formado e caracterizado pela heterogeneidade, tem grande impacto na sua formação e identidade. Principalmente quando lhe é garantido o direito de conviver com a diferença, sem discriminações, desenvolvendo o respeito e valorizando as diversidades que permeiam os seres humanos.

A atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com quem as crianças convivem na instituição.
Nesta perspectiva, a ação do professor de educação infantil deve ser no sentido de permitir e possibilitar a cooperação, a solidariedade, o diálogo, o respeito e a amizade entre todos que coabitam o mesmo espaço.

Bibliografia

http://mais.uol.com.br/view/zwuxgmhe6kop/quotos-tres-porquinhosquot-0402...

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