quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Cores

A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria. A colorimetria desenvolve métodos de quantificação da cor e estuda o tom, a saturação e a intensidade da cor.
O tom da cor é que faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela etc. A saturação da cor mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor.
As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras.

Cores Primárias

http://www.brasilescola.com/imagens/fisica/cores%20primarias.jpg

As cores primárias são: vermelho amarelo e azul. São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.

Cores secundárias

http://www.brasilescola.com/imagens/fisica/cores%20secundarias.jpg

As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são: verde, roxo e laranja.
O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo, e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.

Cores terciárias

http://www.brasilescola.com/imagens/fisica/cores%20terciarias.jpg

As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores, como o marrom que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.

Cores neutras

http://www.brasilescola.com/imagens/fisica/cores%20neutras.jpg

As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada, sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons cinza e marrons. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza é a mistura do branco com o preto.

Um comentário:

  1. Estou começando um blog e gostaria de receber a sua visita! =)
    Parabéns pelo blog.
    Felicidades!
    Bjsss,
    Rachel

    ResponderExcluir